Pais devem estar atentos ao calendário vacinal dos bebês

Tétano, difteria, coqueluche e outras doenças podem ser evitadas por meio de vacinas ainda no primeiro mês de vida

0
513
SB post

nascimento de um bebê gera várias mudanças na rotina da família. Dentre elas, estão as contínuas visitas ao pediatra e uma novidade que pega de surpresa todos os casais de primeira viagem: o calendário vacinal dos pequenos. Geralmente, esse período se inicia no primeiro dia de vida e se estende até os 18 meses de idade. Por isso, é necessário que os pais estejam atentos aos prazos solicitados para cada tipo de vacina.

Segundo o Dr. Jessé Alves, médico infectologista do Laboratório Exame, quando uma criança nasce, seu sistema imunológico está exposto a uma série de doenças, como tétano, difteria, coqueluche, diferentes tipos de meningites e hepatites. “Esses problemas de saúde possuem elevado potencial de gravidade e podem colocar a saúde em risco”, explica o especialista.

Alves esclarece que vacinas como a tríplice bacteriana, a poliomielite e a meningite, precisam ser realizadas em duas ou três doses e com reforço após os 12 meses de idade. “A forma e o tempo de execução das doses são feitos dessa maneira porque quando os esquemas vacinais são curtos ou incompletos, a imunidade do bebê ainda não é capaz de garantir uma resposta a longo prazo”, afirma. No caso das vacinas como varicela e tríplice viral (vírus vivos atenuados), precisam ser iniciadas somente após os 12 meses de vida.

De acordo com dados recentes do Ministério da Saúde, em 2017 o Brasil registrou 15.813 novos casos de meningite. O médico afirma que números como esses reforçam o alerta de que doenças comuns como meningites, gripe, coqueluche e outros agentes infecciosos, ainda circulam em nosso meio e se as crianças não forem vacinadas corretamente, podem ser acometidas por estarem vulneráveis.

Serviços:
O Laboratório Exame disponibiliza o serviço de vacinas para bebês na unidade do Sudoeste, que oferece a opção de óculos de realidade virtual para as crianças no momento da vacina. Assim, a experiência de coletar sangue fica mais rápida e descontraída. Além disso, a unidade conta com um ambiente pediátrico personalizado com a Turma do Scooby Doo criado especialmente para proporcionar mais tranquilidade e conforto aos pequenos pacientes. Para informações sobre pontos de atendimento e outros serviços, entrar em contato com o Atendimento ao Cliente no (61) 4004-3883.

Sobre o Exame
Nascido há mais de 40 anos, o Exame possui 60 unidades de atendimento em todo o Distrito Federal e entorno. Dotado de um corpo clínico altamente capacitado, o Laboratório é pioneiro no segmento de exames de análises clínicas e diagnóstico por imagem. O Exame disponibiliza mais de três mil tipos de procedimentos, incluindo anatomia patológica e todos com qualidade comprovada pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) a Proficiência em Ensaios Laboratoriais (PELM). Com ampla rede de convênios, o Exame também oferece a Tabela Popular, que traz condições especiais de pagamento para pessoas sem plano de saúde. Para mais informações acesse o site www.laboratorioexame.com.br ou entre em contato com o Atendimento ao Cliente no (61) 4004-3883.

Website: http://laboratorioexame.com.br

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome