Maratona de fim de ano: saiba qual o calçado ideal para as compras e para as festas

0
833
Saiba qual o calçado ideal para as compras e para as festas
SB post

Especialista aponta os problemas mais comuns que ocorrem quando você não ajusta o modelo à ocasião

Já foi dada a largada para a maratona de fim do ano e se você é mais um daqueles que vai entrar nessa correria é melhor se preparar de maneira adequada. A agenda lotada de compromissos tão diferentes exige não só muito preparo físico, como também alguns cuidados especiais. Você precisa, por exemplo, saber exatamente o que vestir e sobretudo o que calçar para aproveitar intensamente cada momento. Afinal, mais de 50 milhões de brasileiros sofrem com problemas na coluna, segundo o Ministério da Saúde, e muitos desses problemas começam com a escolha errada do calçado.

O ortopedista e especialista em dores de coluna Dr. Maurício Marteleto descarta o uso de salto alto em quase todos os compromissos por que ele não dá o equilíbrio que o corpo precisa e pode causar sérios danos à coluna e outras regiões.

“Esse desequilíbrio pode levar a retrações musculares e provocar dor muito intensa no solado dos pés, panturrilha e costas. Como não há um consenso sobre a altura do salto ou o tempo de uso é mais seguro evitar o sapato de salto nesse período”, explica o médico.

Mas o que fazer se os calçados muito baixos ou totalmente planos, como as rasteirinhas, também podem afetar a coluna, até mesmo mais intensamente do que o sapato de salto alto?

“Se a pessoa já sabe que vai caminhar muito ou ficar de pé por longos períodos é melhor já se precaver e optar por um tipo de calçado que fique no meio termo. Que não seja nem tão alto, nem tão baixo”.

Saiba agora qual o tipo de calçado mais adequado para o seu compromisso nesse fim de ano:

Nas compras de natal: escolha o salto do tipo Anabela que você estará usando um tipo de calçado totalmente confortável para as longas caminhadas pelas lojas. As sapatilhas podem causar dores no pé por causa do salto muito baixo. Os sapatênis têm modelos que são confortáveis mas a maioria costuma causar instabilidade e gerar entorses.

Na festa da firma: os calçados com salto médio são os mais indicados para quem quer participar da confraternização sem perder a elegância. É o caso do Scarpim, mas cuidado o bico não pode ser muito fino.

Na ceia de natal: se for um daqueles jantares formais que exigem trajes mais elegantes, a melhor opção é o sapato com salto agulha. Apesar desse tipo de salto poder causar desequilíbrio, torções e sobrecarga, você pode usá-lo no jantar da firma ou na festa da noite de natal que são compromissos que não exigem muita movimentação.

Dr. Maurício Marteleto Filho é médico ortopedista formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT. Há mais de 10 anos atua na área de cirurgia da coluna vertebral, sendo membro efetivo da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), Sociedade Brasileira de Patologia da Coluna Vertebral (SBPCV) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna Vertebral.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome