Implante dentário: quais os principais cuidados?

0
142
Implante dentário: quais os principais cuidados?
SB post

Atualmente, uma das maneiras mais eficientes de cuidar da autoestima é através dos cuidados com a saúde bucal. Por esse motivo, cada vez mais os brasileiros têm ido atrás de consultórios odontológicos para realizar diferentes tratamentos.

Apesar disso, cuidar da saúde bucal é muito mais do que uma simples questão estética. Afinal, essa é a forma mais efetiva de melhorar também a qualidade de vida dos indivíduos, assim como o seu bem-estar pessoal.

Dentro desses tratamentos considerados estéticos, está o implante dentário. Entretanto, ele também está ligado a melhora de outras áreas da saúde, uma vez que a falta de um dente implica diretamente na mastigação, na fala e na respiração.

O que é o implante dentário?

Esse é um procedimento considerado estético, assim como o clareamento dental, mas que oferece ao indivíduo muito mais do que uma melhora na autoestima, mas principalmente uma melhor qualidade de vida.

O procedimento é realizado com a fixação de um pino ou parafuso de titânio, sendo colocado tanto na maxila como na mandíbula, abaixo da gengiva. O seu objetivo é substituir a raiz dentária.

Previamente a realização do tratamento, é importante que o paciente em questão se consulte com um especialista, verificando a possibilidade de colocar o implante dentário. Sendo assim, é essencial realizar uma radiografia para que o dentista consiga entender qual é a situação de saúde do indivíduo e se existem restrições.

O implante é integrado ao osso e, por esse motivo, oferece um suporte mais estável aos dentes artificiais as próteses que serão colocadas posteriormente. Dessa forma, é possível dar mais segurança ao indivíduo. O implante serve também como a principal alternativa para aqueles que não conseguiram se adaptar às próteses e dentaduras comuns.

Quando é necessário colocar?

O implante dentário é necessário para aqueles que perderam um ou mais dentes ou quando o profissional responsável pelo caso determina que o dente não apresenta chances de recuperação, sendo preciso realizar a extração.

Por mais que muitos acreditem que chegar à terceira idade significa ser edêntulo, ou seja, estar desprovido de dentes, a verdade é que com uma boa higienização bucal e seguindo todos os cuidados recomendados pelo dentista, é possível ter uma boca saudável e repleta de dentes.

Sendo assim, é essencial cuidar da saúde bucal desde crianças. Por reconhecerem essa importância, cada vez mais os pais têm investido em um plano odontológico infantil, garantindo uma maneira mais eficiente para garantir uma boca saudável aos seus filhos.

Ainda assim, acidentes ocorrem e caso o trauma seja grande, sendo necessário a sua extração, o implante se faz presente para garantir uma melhor autoestima para os seus usuários.

Principais cuidados

É muito importante que seja escolhido um profissional de confiança para realizar o tratamento, sendo possível encontrar através de estratégias de marketing na odontologia, o que garante maior segurança na realização desse procedimento cirúrgico.

Ainda assim, alguns cuidados são necessários após a cirurgia para que todo o processo de cicatrização seja realizado da melhor maneira, sendo possível colocar a prótese sobre o implante quanto antes.

É considerado normal ocorrer um leve sangramento na região da ferida dentro do primeiro dia após a cirurgia. Entretanto, se for um sangramento excessivo, é necessário tomar alguns cuidados:

  • Coloque uma gaze dobrada no local durante mais ou menos quinze minutos;
  • Não faça bochecho durante o primeiro dia;
  • Evite apertar e morder os lábios e a língua para não machucá-los sem perceber;
  • Mantenha sempre o corpo posicionado de tal maneira que a cabeça fique mais elevada, mesmo durante a noite.

Nos casos de sangramentos extremos, entretanto, é importante buscar pela ajuda do seu dentista para que maiores cuidados possam ser tomados por ele, garantindo que não tenha nenhuma infecção ou inflamação.

Considerando que o procedimento cirúrgico do implante dentário mexe diretamente com o tecido ósseo, é normal que a região fique inchada, principalmente dois ou três dias após a cirurgia.

Normalmente, para minimizar esses efeitos, é possível fazer uma compressa de gelo do lado da área operada. É importante certificar-se com o cirurgião se isso realmente é benéfico para a situação, podendo alterar de acordo com cada caso.

Em relação à alimentação, é essencial que alguns cuidados sejam tomados. Sendo assim, nos primeiros dias deve-se ingerir apenas líquidos e alimentos pastosos, sendo necessário evitar alimentos muito quentes, uma vez que o calor pode aumentar o sangramento.

Aos poucos, com orientação odontológica, o paciente começar a ter uma alimentação mais sólida, apenas tomando certos cuidados com alimentos muito duros. Ter uma boa higiene bucal após a cirurgia é essencial para que a cicatrização ocorra conforme o esperado. 

Nos primeiros dias, a escovação diretamente na área em que foi realizado o implante dentário não deve ser realizada, mas é importante que a higienização seja feita conforme orientações do dentista.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome