Estações da CPTM fazem exames gratuitos de pressão

Ação nesta quinta-feira (25), Dia Nacional de Prevenção e Controle da Hipertensão, acontece nas estações São Caetano, Santo André e Utinga

0
173
Festas juninas acontecem em casas de cultura e no Teatro Flávio Império
SB post
Para celebrar o Dia Nacional de Prevenção e Controle da Hipertensão, nesta quinta-feira (26/4), os usuários que passarem pelas estações São Caetano, Utinga e Santo André, que atendem Linha 10-Turquesa, terão a oportunidade de aferir gratuitamente a pressão arterial.

Além de tirar dúvidas sobre as enfermidades, os usuários também receberão informações sobre os pontos de retirada de medicamentos gratuitos, distribuídos pelo Ministério da Saúde.

Medir a pressão regularmente é a única maneira de diagnosticar a hipertensão. Pessoas acima de 20 anos de idade devem aferir a pressão ao menos uma vez por ano. Se houver hipertensos na família, a medição deve ser realizada no mínimo duas vezes por ano.

Os sintomas da hipertensão costumam aparecer quando a pressão está alta. Dores no peito, de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal estão entre os sintomas mais comuns. A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada.

Dia Nacional de Prevenção e Controle da Hipertensão

A data marca a luta contra a pressão alta, doença que mata 300 mil brasileiros anualmente, 820 mortes por dia, 30 por hora ou uma a cada 2 minutos. A hipertensão ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins.

Essa doença é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles: o fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol, falta de atividade física.

Ações de Saúde e Bem-estar

A iniciativa é realizada com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos usuários, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.

serviço

“Dia Nacional de Prevenção e Controle da Hipertensão”
Data: quinta-feira (26)

Local: Estação São Caetano Do Sul – Prefeito Walter Braído (Linha 10-Turquesa)
Horário: das 11h às 16h

Local: Estação Santo André – Prefeito Celso Daniel (Linha 10-Turquesa)
Horário: das 14h às 17h

Local: Estação Utinga (Linha 10-Turquesa)
Horário: das 17h às 19h

Grátis para usuários

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome