Conheça como a realidade aumentada pode ser aplicada na medicina e saúde

Uma tecnologia de interação entre o mundo real e o virtual, cresce cada vez mais. Além de tornar o contato muito mais fácil com os sistemas computacionais, ela permite que trabalhos se tornem muito mais práticos. Dentre diversos estudos sobre a utilização da Realidade Aumentada, uma área que se destaca é a Medicina. Seja para simular situações, auxiliar na educação ou até mesmo no tratamento de pacientes, ela é excelente.

0
570
SB post

Já pensou na possibilidade de objetos reais interagirem com objetos virtuais? Com a realidade aumentada isso é possível, e a cada vez mais essa tecnologia está revolucionando o modo como o ser humano interage no dia a dia. Mas antes de tudo, você deve entender o que é esse grande avanço. Muitas pessoas a confundem com a realidade virtual, que é apenas a imersão do ser humano no mundo virtual por meio de ferramentas computacionais, com a realidade aumenta, que por meio de um software, um marcador no mundo físico e um GPS, permite a interação entre dois mundos, o físico e o virtual.

A realidade aumentada está cada vez mais presente em nosso mundo, como por exemplo os QR Codes em pontos turísticos, através do aplicativo quando o tablet ou smartphone realiza a leitura, você pode ter acesso a um guia virtual, que pode traçar rotas, apresentar imagens, tudo interagindo entre o mundo real, e o mundo virtual, através do seu smartphone.

Como a tecnologia cresce cada vez mais, hoje você já pode encontrar até mesmo modelos de óculos com realidade aumentada, como o Headset Meta 2, que permite que através dele você tenha acesso a diversos documentos e imagens, possibilitando substituir computadores físicos por um trabalho digital e manipulável e muito mais prático. Outras empresas como a Apple, já estão trabalhando para inovar em aparelhos com a realidade aumentada, uma previsão para 2019 é o lançamento do T288, um par de óculos com painel sensível ao toque, reconhecimento de movimento de cabeça e comandos por voz conectados.

Quais os benefícios da Realidade Aumentada:

Agora que você entendeu como a Realidade Aumentada funciona, está na hora de entender o que ela de fato vai melhorar em nosso mundo. Bom, por conta da alta tecnologia, além de proporcional maiores possibilidades no campo dos jogos, ela pode ser muito útil também no campo profissional.

Como ela traz elementos digitais para nosso cotidiano, através de um par de óculos você poderá utilizar a realidade aumentada em seu dia a dia, já pensou acessar documentos enquanto caminha pela rua? A previsão é de que em um futuro próximo, os computadores físicos sejam substituídos por óculos com realidade aumentada. Além de facilitar o trabalho, deixando-o muito mais prático, ela pode auxiliar em diversos casos, como em um atendimento a um paciente. Isso mesmo, graças a um aplicativo de realidade aumentada, o Nomadeec, o médico ou socorrista pode obter diversas informações sobre o paciente e prestar um atendimento mais completo.

Realidade Aumentada e Medicina:

Graças a tecnologia da Realidade Aumentada, a Medicina avança cada vez mais no tratamento de pacientes, além disso ela pode ser muito útil para a educação, simulações e treinamentos.

Diversas aplicações reais da realidade aumentada estão sendo aplicadas na medicina, como o Nomadeec, o sistema ARBioMed e o capacete de realidade aumentada (HMD – Head Mounted Display).

O Nomadeec é um sistema desenvolvido para auxiliar em atendimentos médicos, conectada e móvel, permite que um exame clínico em qualquer local. Essa plataforma permite que profissionais de campo, como médicos de emergência, paramédicos, socorristas, bombeiros e enfermeiros, consultem avaliações e obtenham informações precisas do paciente, em casos mais graves, uma videoconferência pode ser realizada para saber sobre mais informações. A plataforma permite uma ligação entre profissionais de campo a um médico remoto.

O sistema ARBioMed foi criado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com a função de armazenar sinais cardiológicos que serão convertidos em formatos digitais. Ou seja, através desses formatos, é possível visualizar os sinais cardiológicos em tempo de execução. Através de um “colar” com um código no paciente, o médico pode realizar a leitura e verificar o coração e seus sinais. Para produzir a visualização final, é necessário escolher modelos virtuais a serem utilizados na visualização, além disso, é possível redimensionar o coração com base nas dimensões torácicas.

O capacete de realidade aumentada (HMD – Head Mounted Display), foi desenvolvido e vem sendo atualizado pela Universidade Tecnológica de Munique. O médico que utiliza o capacete é capaz de operar seus pacientes com uma maior precisão, pois o periférico da realidade aumentada exibe virtualmente a posição em 3D do órgão na posição em que está sendo operado.

Além disso, a Realidade Aumentada na Medicina pode auxiliar em casos de pessoas que sofrem com fobias. Pessoas que sofrem com fobias a baratas ou aranhas, podem utilizar da realidade aumentada no tratamento, com um smartphone ou óculos, o médico pode apresentar em níveis os modelos do inseto caminhando sobre a palma da mão do paciente, por exemplo. Auxiliando no tratamento da fobia sem ter que usar uma aranha ou barata real.

Benefícios da Realidade Aumentada na Medicina:

Como apresentado, a Realidade Aumentada pode auxiliar muito na Medicina, seja na prática de alguma cirurgia, no auxílio do atendimento a um paciente, ou até mesmo tratar fobias, mas além disso, quais benefícios a Realidade Aumentada pode proporcionar na Medicina?

Ela pode ser muito útil no estudo e aprendizado de estudantes na área da Medicina, com aparelhos e plataformas, podem praticar e se aprofundar ainda mais no campo médico, afinal com a realidade aumentada tudo é possível.

Como apresentado, a realidade aumentada vem se tornando uma plataforma cada vez mais avançada, seja para ser utilizada em momentos de descanso ou profissionais, principalmente em aplicações médicas. Projetos e soluções para melhorar a realidade aumentada já é algo comum, e mesclar o mundo real ao virtual é algo que irá acontecer em breve. A cada dia estamos mais conectados e com um campo vasto para novos equipamentos, softwares e aplicações, a qualidade de vida pode se tornar muito melhor.

Website: https://www.livrariaflorence.com.br/

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome