Como montar um kit completo para sua higiene bucal

0
25
SB post

A preocupação dos brasileiros a respeito da saúde bucal tem crescido cada vez mais, como mostra a ANS ao apresentar os dados em relação ao aumento do plano odontológico preços acessíveis, como uma maneira de garantir uma boca saudável para toda a sua família.

Realizar todos os cuidados relacionados à higiene bucal, é uma das maneiras mais eficientes de garantir uma boca saudável, ou seja, livre de dores, incômodos e doenças. 

Da mesma forma, é igualmente importante realizar consultas regulares ao dentista, como uma das maneiras mais eficientes para garantir que as medidas preventivas sejam tomadas.

Por que ter um kit de higiene bucal?

Todos sabemos como a alimentação desempenha um papel essencial para o nosso organismo, garantindo os nutrientes necessários, assim como a energia, para realizar todas as nossas atividades diárias da melhor maneira possível.

Ainda assim, para garantir o bom funcionamento de todo o nosso corpo, também é essencial preocupar-se com a higiene bucal, para que problemas como cáries e doenças gengivais não sejam recorrentes, da mesma forma que não será necessário a realização de restauração dente, garantindo uma maior qualidade de vida ao indivíduo.

Por esses motivos, ter um kit de higiene bucal em nossa bolsa ou mochila torna-se essencial: considerando que quase todas as pessoas não realizam todas as suas refeições em casa, por conta do trabalho ou faculdade.

O que os profissionais do plano odontológico preços bons falam, nós já sabemos. Ainda assim, são poucas as pessoas que colocam tudo isso em prática, afetando diretamente na saúde bucal do indivíduo.

É necessário realizar pelo menos três escovações por dia, principalmente após as refeições. Essa é a maneira mais eficiente, em conjunto com o uso diário do fio dental, para que as partículas de alimentos sejam retiradas da nossa boca, inibindo a proliferação de bactérias.

O que deve ter no kit?

Para garantir uma saúde bucal em dia, entretanto, não é necessário carregar muitas coisas dentro desse kit, apenas o essencial. Ainda assim, é importante que esses itens sejam devidamente selecionados, pois isso pode influenciar também na eficiência da escovação.

Esse kit é especialmente fundamental para aquelas pessoas que já realizam algum tratamento odontológico e que precisam garantir que sua boca esteja sempre devidamente higienizada, como é o caso do aparelho ortodôntico. Essas informações são facilmente encontradas por conta da influência do marketing digital na odontologia.

Os principais itens para o seu kit são:

  • Escova de dentes;
  • Creme dental;
  • Fio dental;
  • Enxaguante bucal. 

Escova de dentes

Essencial para qualquer higienização bucal, a escova de dentes deve ser de cerdas macias, pois dessa forma não prejudicam o esmalte dentário, mesmo quando a escovação é feita de maneira muito forte.

É igualmente importante que a escovação seja feita da maneira correta. O ideal é perguntar ao seu dentista do plano odontológico preços, para que ele consiga te ensinar da melhor forma possível.

Basicamente, o importante é que esse momento da higienização bucal seja feito com calma. Estima-se que o ideal é gastar cerca de dois minutos apenas na escovação dos dentes, depois sendo necessário escovar a língua, para garantir um hálito fresco.

Ter calma nessa etapa é essencial para garantir que os restos de alimentos tenham sido retirados, dentro do alcance da escova de dentes. Uma escovação feita rapidamente, apenas porque a pessoa sente que é obrigado a fazê-la, dificilmente vai ser eficiente da maneira que deve ser.

A pessoa que tem preocupação com a sua saúde bucal, também deve atentar-se ao momento de trocar de escovas. Normalmente, o recomendado é que seja a cada três meses ou quando as cerdas começarem a ficar muito desgastadas por conta do atrito com o dente, o que acontecer primeiro.

Creme dental

A pasta de dentes também é indispensável. Além de garantir uma higienização eficiente da boca, ainda oferece uma proteção extra aos dentes, por conta do flúor contido em sua composição.

O flúor é essencial por garantir o fortalecimento do esmalte dentário, revertendo o processo de desmineralização dos dentes, causados pelo contato das bactérias com os alimentos que ingerimos. Independente da idade, é muito importante que o creme dental contenha flúor. 

Ainda assim, para as crianças, a quantidade deve ser inferior aos adultos. Por esse motivo, você deve sempre garantir com o profissional do seu plano odontológico preços acessíveis para todos esses produtos, assim como qual é o indicado para cada idade.

Fio dental

Muitas pessoas acabam esquecendo de colocar o fio dental no seu kit de higiene bucal diária, pois acabam não considerando tão importante assim, mas, principalmente, por não terem o costume de utilizá-los após as refeições.

Apesar dos dentistas recomendarem o seu uso uma vez por dia, é fundamental para aquelas pessoas que ficam o dia inteiro fora de casa ter um em sua bolsa. Isso porque apenas o fio dental garante que os restos de alimentos sejam retirados, assim como a placa bacteriana. 

Por mais eficiente que a escovação seja, ela não é a única maneira de garantir que a higiene bucal esteja em dia. Por esse motivo, o ideal é garantir que todos esses elementos estejam alinhados e sejam usados diariamente. Da mesma forma, é essencial que o consultório odontológico seja visitado com frequência, garantindo uma melhor qualidade de vida ao paciente.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome