4 alimentos que prejudicam a sua saúde bucal

0
1453
4 alimentos que prejudicam a sua saúde bucal
SB post

A alimentação pode influenciar na saúde de todo o nosso corpo. Estar atento a essa questão é essencial para manter a boca saudável, livre de dores e doenças. Por esse motivo, cada vez mais, os profissionais da área odontológica tem se preocupado em aconselhar os seus pacientes a respeito de uma alimentação saudável.

Com uma nutrição balanceada é possível que o corpo consiga os nutrientes necessários para ter uma boa saúde e, assim, manter o bem-estar. Dessa forma, é interessante ir tanto ao dentista do plano dental como a um nutricionista, para garantir o funcionamento pleno do nosso organismo. 

Entretanto, ao buscar ter uma saúde bucal, não é necessário excluir da sua dieta alguns alimentos que são considerados prejudiciais. O importante é não cometer excessos e conseguir manter o equilíbrio.

A seguir, confira os alimentos e bebidas que são prejudiciais à saúde bucal.

  1. Açúcar e carboidrato

Esses são, de longe, os alimentos mais prejudiciais para aqueles que planejam manter a saúde de sua boca em dia. Isso ocorre porque tanto os açúcares, como também os carboidratos que se quebram em moléculas de glicose, causando o mesmo efeito que o açúcar no organismo.

Sendo assim, esses restos de alimentos quando estão na boca servem como alimento para as bactérias existentes, estimulando a produção de substâncias ácidas que começam a agir em menos de vinte minutos após a ingestão.

Essa substância ácida acaba corroendo o esmalte dentário, causando uma maior desmineralização dos dentes e, com isso, é desenvolvido um ambiente propício para a criação de cáries, assim como para a formação da placa bacteriana.

Eliminar o açúcar e carboidrato da alimentação diária é basicamente impossível. Por esse motivo, é necessário saber os momentos certos para comer esses alimentos e, principalmente: realizar a higienização bucal assim que possível, segundo o marketing na odontologia.

Ainda assim, é possível diminuir o seu consumo. Bebidas como café e sucos naturais devem ser ingeridos sem açúcar. Inclusive, os sucos de caixinha apesar de aparentarem saudáveis, possuem um alto teor de açúcar, muitas vezes maior do que o próprio refrigerante. Isso é algo que você deve se atentar, principalmente se também cuidar da saúde bucal dos seus filhos.

 

  1. Alimentos com alta pigmentação

As bebidas e comidas com alto teor de pigmentação prejudicam esteticamente a saúde bucal. Normalmente, as manchas podem ocorrer nos dentes quando há uma ingestão em excesso desses alimentos, segundo mostra as visitas à clínica odontológica.

Os principais alimentos que possuem esse efeito são:

  • Café;
  • Chocolate;
  • Vinho.

Uma das principais maneiras de impedir que ocorra manchas, é higienizando a boca após a ingestão desses alimentos. Isso pode ser feito de uma maneira simples, como apenas enxaguar a boca após o seu consumo, minimizando o efeito dessas bebidas no esmalte dentário.

Entretanto, o ideal é fazer a escovação: os profissionais do plano dental aconselham escovar os dentes cerca de vinte a trinta minutos após realizar a refeição, para que tenha um maior estabilização do pH da boca. 

 

  1. Refrigerante

Um dos grandes problemas dos refrigerantes são o alto teor de açúcar que possuem. Junto  aos doces e carboidratos, esses são os alimentos que mais causam cáries, por conta da alta desmineralização, causando inclusive a perda dentária.

Além disso, a sua acidez pode causar uma maior corrosão dentária, deixando o dente sensível. O seu consumo em excesso pode causar danos para pessoas de qualquer idade, principalmente porque cada vez mais indivíduos têm ingerido essa bebida, inclusive crianças desde pequenas.

Ao reduzir o consumo de refrigerante e praticar corretamente a higienização bucal, é necessário realizar consultas frequentes à clínica dental e procurar por um bom profissional do plano dental, todos esses aspectos vão te ajudar a manter uma boca saudável, minimizando os efeitos do refrigerante, assim como de outros alimentos prejudiciais à saúde

 

  1. Bebidas alcoólicas

A maioria das bebidas alcoólicas são consideravelmente ácidas, prejudicando o esmalte e a estrutura dentária, que são enfraquecidas, causando maior dano a camada protetora do cálcio que fica nos dentes e que começa a dissolver.

Além disso, o consumo em excesso do álcool causa maior desidratação do organismo, fazendo com que o mesmo ocorra na boca. O fluxo salivar diminui, o que automaticamente aumenta o risco de se ter infecções, prejudicando a saúde bucal.

A erosão dentária causa um maior desgaste a estrutura do dente por conta das substâncias ácidas da bebida alcoólica. Além da diminuição dessa bebida, outra maneira é realizar a higienização bucal adequada, de acordo com as recomendações do profissional do plano dental

Outra maneira é ingerir a quantidade sugerida de água, normalmente, sendo dois litros por dia. É eficiente também que seja ingerido água durante o consumo do álcool, reduzindo os seus efeitos nos dentes.

 

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome