Vai viajar? Confira os documentos antes de embarcar ou pegar a estrada

Cidadãos devem estar atentos às exigências para se deslocar pelos Estados brasileiros ou por países membros do Mercosul

0
541
Emissão de documentos
SB post

Quem viaja com frequência ou está se preparando para conhecer outros locais do Brasil precisa estar atento aos documentos, uma vez que nada deve atrapalhar os momentos de descanso. Por isso, antes de embarcar ou pegar estrada, verifique se tudo está regularizado com os integrantes da família.

Os cidadãos que conhecerão outros Estados brasileiros precisam apresentar o RG para seguir viagem. Os documentos devem ser recentes. Desse modo, a foto precisa retratar o seu rosto atual. Por isso, fique atento à atualização da Carteira de Identidade.

Para emitir o documento, basta ir a uma unidade do Poupatempo. É possível agendar o atendimento pelo celular, por meio do aplicativo SP Serviços, ou pelo site do programa, com a ajuda do atendente virtual, o Poupinha.

O prazo para emissão da 2ª via do RG é de até cinco dias úteis. Para a primeira via de maiores de idade – caso de quem tem o documento de outro Estado e tirará pela primeira vez em São Paulo –, o prazo é de até dez dias úteis. Isso ocorre porque existe a necessidade de consulta sobre eventuais pendências com a Justiça.

Caso a viagem seja para um país vizinho, os brasileiros podem conhecer nações do Mercosul apenas com a Carteira de Identidade. No entanto, a data de emissão não pode ser superior a dez anos.

Atendimento

Criado há 20 anos para desburocratizar a vida dos cidadãos, o Poupatempo tem 71 unidades fixas e uma unidade móvel, que realizam mais de 180 mil atendimentos por dia.
O programa é administrado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo.

Desde a inauguração do primeiro posto, na Praça da Sé, em 1997, já prestou mais de 580 milhões de atendimentos.

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome