O segredo dos profissionais das estampas: tudo que você precisa saber antes de começar a trabalhar com Camisetas Personalizadas

Um guia prático elaborado pelo empreendedor Marco Lang com mais de 10 anos no mercado da estamparia que vai te mostrar como escolher a máquina de estampar camisetas que melhor se adapta às necessidades do seu negócio.

0
650
SB post

Produto exclusivos e autênticos são tendências que nunca saem de moda. Este é um dos principais motivos pelos quais o ramo da estamparia tem se apresentado uma opção atraente para quem busca empreender em algo lucrativo e versátil.

Para poder iniciar no ramo, especialmente quando se trata de vestuário, é de fundamental importância não errar na hora de escolher a máquina de estampar camisetas

Invista tempo neste aspecto e tenha em mente, ainda antes de iniciar uma pesquisa por preços, modelos ou marcas de equipamento, qual será o tipo de camiseta e qual o volume diário que você pretende produzir.

Respondidos estes questionamentos, procure entender melhor sobre as técnicas de estamparia, pois elas que irão garantir a excelência e a qualidade no resultado final condizentes com o produto que você apresentará ao mercado.

Com todos os aspectos claros, você estará munido de informações o suficiente para saber qual é o equipamento ideal para o seu negócio.

Veja a seguir dicas do empreendedor Marco Lang sobre a escolha da malha, técnica de estamparia e máquinas.

Tipos de camiseta

Ter o equipamento certo e mais funcional ainda não é a total garantia de que você terá um produto final de qualidade. Este ponto também depende muito do tipo de material que você irá estampar, como no caso das camisetas, e também a técnica de estamparia que você irá executar.

Levar em conta a qualidade do tecido é tão importante porque ele interfere tanto na estética da camiseta, quanto na sensação de conforto e maciez proporcionada quando for vesti-la.

Ainda em relação ao tipo de tecido, tenha em mente qual será a finalidade da camiseta que você irá estampar – para fins promocionais, de moda, vestuário -, pois este é mais um fator determinante para a sua escolha de material.

No mercado há uma vasta linha de opções de tecidos: com fibras sintéticas, naturais ou mistas, e neste caso também é importante observar a espessura do fio: a qualidade aumenta conforme a sua espessura diminui, a exemplo do fio 30.1.

A malha de poliéster é a mais adequada se você utilizar a técnica da sublimação para estampar, enquanto que, para outros casos, são sugeridos outros tipos de tecidos.

Técnica de estamparia utilizada

As principais técnicas de estamparia para customização de camisetas são: sublimação, serigrafia (silk-screen) e estamparia digital direta.

Sublimação

É considerada a técnica mais popular e continua em expansão, já que permite a personalização de outros itens além das camisetas e vestuários, pois também pode ser aplicada em objetos de decoração, chinelos, canecas, capinhas de celular, etc.

A sublimação muitas vezes é o ponto de partida daqueles que desejam empreender e estão no início do seu negócio, já que ela permite trabalhar em casa e iniciar com um investimento relativamente baixo para comprar a máquina de estampar camisetas.

Na sublimação não há limites de cores, mas o tipo e a qualidade do tecido interferem muito para que a estampa seja viva e brilhante. É importante ressaltar que as camisetas escuras ou coloridas não são recomendadas para o processo de sublimação, a não ser que seja aplicada uma técnica complementar. Por conta disso, dê preferência aos tecidos brancos e claros, até porque as impressoras não imprimem tinta branca.

O poliéster é o tecido recomendado para aplicar a sublimação, sendo importante optar pela malha com no mínimo 80% dessa composição para não comprometer a qualidade e a durabilidade da estampa. As camisetas de algodão não são as mais ideais para esse processo.

Serigrafia (silk-screen)

Utilizada há séculos, a serigrafia é muito difundida para estampar materiais têxteis. Neste processo, a impressão é realizada com o auxílio de um rodo, que vaza a tinta por meio de uma matriz de nylon ou poliéster bem esticada.

No caso dessa técnica, uma desvantagem é a impraticabilidade de pequenas tiragens, já que o processo de gravação de matrizes e setup acaba encarecendo o produto no caso de uma pequena quantidade de camisetas.

Estamparia digital direta (DTG)

A DTG (impressão digital direta), é sinônimo de rapidez e praticidade, já que não necessita da fabricação de matrizes como na serigrafia, pois o seu processo consiste em um jato de tinta aplicado diretamente no tecido ou malha. A DTG permite trabalhar com as camisetas prontas, já costuradas, pois a tinta é a base d’água, sendo facilmente absorvida pelo tecido.

Proporcionando riqueza nos detalhes e a alta resolução, a estampa pode ser aplicada em um único produto por vez, com uma infinidade de cores. Este é justamente um dos benefícios dessa técnica, que pode atender pequenas demandas ou até somente um peça, atendendo um mercado cada vez mais exigente quanto a exclusividade.

Uma máquina de estampar camisetas DTG pode ser a melhor escolha para empreendedores com mais recurso financeiro disponível.

Sua máquina de estampar camiseta

Saber o perfil dos clientes e do mercado que você deseja atingir é a informação mais clara que se deve ter antes de selecionar qual equipamento você irá investir. Há grande diferença caso sua intenção seja vender camisetas promocionais, que exigem uma grande tiragem, em contraponto àqueles que desejam algo personalizado exclusivamente.

Neste caso, por exemplo, nem só o maquinário será diferente, como também o processo de estamparia que você irá determinar.

Mesmo que não seja a sua intenção no momento, também leve em consideração se a máquina permite a acoplagem de acessórios para estampar outros materiais, pois dessa forma, mais a frente você já estará com tudo em mãos caso deseja ampliar a sua linha de produtos.

Pesquise muito antes de você investir no seu negócio. Não somente em relação aos equipamentos, mas também dedique tempo para entender o mercado de trabalho, o seu nicho de clientes, as técnicas que podem ser exploradas e em quais produtos para, então, pensar na máquina ideal para o seu empreendimento.

Para maiores informações não deixe de visitar o site Estampa Web.

Website: https://estampaweb.com/

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome