Detran altera forma de acesso à informação online e facilita consulta de pontos na CNH

Alguns sites têm aperfeiçoado sua página inicial, tornando a consulta mais fácil até mesmo para condutores que preferem verificar o número de pontos na CNH nos postos de atendimento do Detran.

0
148
SB post

Consultar pontos na CNH é um direito de todo o condutor e é um serviço disponibilizado pelos Detrans de cada estado.

Os condutores podem realizar a consulta de pontos no site do órgão de cada um dos estados, que cumprem com a obrigatoriedade de oferecer acessibilidade para os motoristas.

O Detran-SP realizou recentemente uma reestruturação na sua página na internet, para que os condutores possam ter mais facilidade em encontrar as informações que buscam. No site do órgão, a consulta de pontos, ou de outras informações, como multas ou solicitação de recurso, pode ser acessada em um ícone próprio, sinalizado também por imagens para auxiliar ainda mais o condutor.

Para realizar a consulta, o Detran-SP pede que o condutor realize um cadastro, feito no próprio site, que lhe proporcionará uma senha, por meio da qual ele poderá ter acesso a todas as informações de que necessitar.

A exigência de cadastro não é feita nas páginas de todos os Detrans. O Detran-RS, por exemplo, pede que o condutor informe apenas informações relativas à carteira de habilitação ou ao registro do veículo, dependendo da informação que ele deseja obter, para que os dados sejam disponibilizados.

Órgãos de outros estados também não exigem cadastro e dispõem de meios variados para facilitar o acesso aos serviços. O Detran-ES atribui ícones de diferentes cores para os diferentes serviços em sua página, o Detran-GO possui um assistente virtual para responder a qualquer pergunta 24 horas por dia e o Detran-SC, em sua página inicial, já disponibiliza os campos para preenchimento de dados de acordo com a informação que a pessoa busca encontrar.

Para a realização da consulta de informações diversas, que incluem os pontos na carteira de habilitação, o acessante deve consultar a página do Detran tendo em mãos informações relativas ao registro da habilitação, ao número do RENAVAM, à placa do veículo e à identificação do condutor (CPF e RG).

Na realização da consulta de pontos, o condutor deve acessar o site do Detran do estado em que sua habilitação está registrada. Como a pontuação é uma penalidade vinculada diretamente à CNH, independentemente do local em que a infração foi cometida, é o Departamento de Trânsito do estado de registro que pode fornecer todas as informações referentes ao documento.

A consulta da pontuação na CNH também pode ser realizada diretamente nos postos de atendimento do Detran de cada estado. Por isso, a consulta online é um meio de apoio, desenvolvido pelos órgãos para agilizar a obtenção da informação.

A consulta dos pontos na carteira de habilitação se tornou um direito do condutor. Todo motorista deve ter o acesso a todas as penalidades que lhe são aplicadas. Motoristas profissionais de categorias C, D e E têm a possibilidade de realizar curso de reciclagem de CNH ao atingirem 14 pontos. Essa permissão evita que eles tenham a carteira de habilitação suspensa por excesso de pontos, tornando mais visível também a importância da oportunidade, dada aos condutores, de consultar a quantia de pontos na carteira.

Para mais informações sobre a consulta de pontos na CNH, acesse https://doutormultas.com.br/consultar-pontos-cnh/

Contato
doutormultas@doutormultas.com.br
0800 6021 543

Website: https://doutormultas.com.br/

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome