Como bloquear o IMEI do celular em casos de roubo

O IMEI é o registro dos aparelhos celulares e seu bloqueio junto às operadoras impede que os ladrões tenham acesso às informações contidas neles, inutilizando-os.

0
543
SB post

O Brasil é um país que apresenta muitas falhas em relação à segurança pública, de forma que é bastante comum a incidência de assaltos no país. Atualmente, com a grande expansão do mundo da tecnologia e da necessidade de estar conectado, os celulares estão muito presentes nas bolsas e bolsos. E ter o celular roubado, infelizmente, tem sido um ato cada vez mais corriqueiro.

Mas você sabia que, com apenas um número, é possível bloquear todo o seu aparelho celular de todas as funções que envolvam a conexão com uma operadora? Sabendo disso, muitos assaltantes desistem do roubo pelo fato do celular se tornar inútil posteriormente.

O número que pode bloquear o celular é o IMEI. Quer saber como proceder para bloquear o celular com o número do IMEI? Continue lendo este post.

O que é IMEI?

IMEI significa Mobile Equipment Identity, que traduzido para o português é algo como Identificação Internacional de Equipamento Móvel. Ele está presente em todos os aparelhos móveis e é registrado em um banco de dados de nome EIR, sigla para Registro de Identidade de Equipamentos, onde as operadoras têm acesso a características físicas do aparelho.

Este número tem muitas utilidades para a realização de diversos serviços das operadoras. Como, por exemplo, é por meio deste número que as operadoras desbloqueiam os celulares para o uso de chip de empresas diferentes. Além de poder bloquear o dispositivo em caso de roubos.

Por ser considerada a impressão digital dos aparelhos móveis, o IMEI, muitas vezes, vem na caixa do aparelho ou na bateria de forma impressa. Mas também pode ser consultado ao digitar o código *#06#.

Descubra a seguir qual o procedimento a se tomar para realizar o bloqueio do IMEI do celular em casos de roubos.

Como bloquear o IMEI do celular

A princípio, descubra o código do IMEI. Após digitar *#06#, será exibido na tela do seu celular um código de 15 dígitos. Anote ou salve esse número em um lugar seguro, pois ele poderá ser útil futuramente.

Para aqueles que não possuem mais o aparelho e também não têm o número salvo em nenhum outro lugar, é possível usar o Google a seu favor (a dica que virá a seguir é válida apenas para telefones com o sistema operacional Android). Basta ir até o Google Dashboard e entrar no menu Android, em seguida, é necessário acessar à lista dos aparelhos conectados ao Google Play, e junto estarão os respectivos números do IMEI.
Após reconhecer o código, efetue um boletim de ocorrência em caso de roubos, na delegacia mais próxima a você. Caso tenha ocorrido apenas furto, o boletim de ocorrência pode ser realizado online (os sites variam de acordo com o estado em que o indivíduo se encontra). E então, basta entrar em contato com a operadora de seu celular para bloquear o IMEI. Ela provavelmente irá exigir o documento de identidade e o boletim de ocorrência para realizar o bloqueio. É possível contatar as operadoras através destes seguintes números:

· Vivo: ligue no número 1058 ou para o número *8486;

· Claro: contate a operadora através deste número 1052;

· TIM: para os chips da Tim, basta ligar para o número 1056 ou *144;

· Oi: para os chips da Oi, os números são 1057 ou *144;

· Nextel: ligue em um destes dois números 1050 ou (11) 4004-6611;

· Porto Seguro Conecta: ligue para o número 10544 ou para o número *333.

Algumas operadoras permitem o bloqueio a partir do próprio aplicativo, mas antes é necessário confirmar se a sua operadora atende este serviço. Para mais informações, consulte o site da operadora de seu celular, indo até à página que ela fala sobre o IMEI.

Mais informações no site: https://www.meunovocelular.com.br.

Website: https://www.meunovocelular.com.br/

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome