Vendas de produtos digitais podem dobrar até 2021 e empresário lista 6 passos para começar seu próprio negócio utilizando a internet

O empresário e Produtor musical Marco Lafico explica como criou sua liberdade financeira aos 27 anos e pode trabalhar de qualquer lugar do mundo criando funis de vendas

0
750
Vendas de produtos digitais podem dobrar até 2021 e empresário lista 6 passos para começar seu próprio negócio utilizando a internet
SB post

Principalmente em tempos de crise, algumas pessoas se sentem perdidas em relação ao que fazer em termos de sua economia. De acordo com o Banco central, a inflação de 2018 acumulada em 3,49% o poder de compra do consumidor diminui e é natural a procura de alguma fonte extra de rendimento.

Segundo um estudo feito pela Google em parceria com a Forrester Research, as vendas online devem dobrar até 2021, atingindo um total de R$85 Bilhões em vendas. Esse é um dado extremamente favorável, principalmente para quem quer desenvolver um e-commerce e começar a empreender online.

É previsto que nos próximos 5 anos, ainda segundo pesquisas da Forrester Research, o Brasil terá 27 milhões de pessoas que irão fazer sua primeira compra online, segundo que grande parte dessas pessoas irá utilizar seu smartphone para fazer isso.

Diante do cenário econômico brasileiro, muitas pessoas que já possuem um capital estão procurando uma franquia barata ou algum modelo de negócios que possa trazer uma maior segurança financeira nesses períodos de crise, porém é importante lembrar que um negócio próprio tem um custo alto e pode levar alguns meses para que o investimento inicial retorne.

Segundo o empresário Marco Lafico, CEO da Lafico Media Group (Agência de Marketing) a melhor estratégia nesse momento é utilizar a internet como fonte de renda residual.

Marco, que também é produtor musical e já gravou grandes artistas como Sandy, Família Lima, Fresno e Seu Jorge, hoje opera sua agência focada em criar um modelo de vendas online para celebridades e pessoas de credibilidade dentro de um nicho.

Essa estratégia consiste em criar um produto digital que possa ser vendido de forma recorrente utilizando anúncios e estratégias de marketing. 

O empresário comenta : “Eu realmente acredito que para a grande maioria das pessoas a internet pode ser uma solução viável porque ela pode monetizar um talento ou habilidade que possua e construir um negócio próprio em torno de algo que a pessoa ama sempre é a melhor estratégia. É difícil competir em alta performance em uma indústria que você não é apaixonado. A internet é um milagre. Ela possibilita a criação de um negócio próprio à um valor muito baixo, além disso me permite trabalhar de qualquer lugar do mundo ”

O empresário aproveita para deixar 6 dicas para quem quer começar a se aventurar no meio online :

 1) Identifique seu nicho de mercado 

Procure identificar claramente o nicho que gostaria de atuar e apresentar informações ou conteúdo. A maioria das pessoas que começam um negócio online não sabem exatamente o público que gostariam de atingir e isso cria uma informação desconexa.

É importante fazer um estudo de mercado e identificar como alinhar uma paixão a um nicho que tenha necessidades não atendidas.

2) Crie um produto digital que possa trazer uma transformação

Uma vez que existe um estudo e uma visão clara sobre o nicho é importante que qualquer pessoa ou empresa que queira trabalhar online identifique qual é o problema que o consumidor gostaria de resolver.

Supondo que um personal trainer queira criar um material online, é possível gravar em vídeo uma rotina de treinos e vender o acesso à esta aula. Porém, é importante se certificar de que seja qual for o seu produto criado, ele precisa apresentar uma transformação mensurável para o cliente, de forma que ele veja mais valor agregado ao produto.

Quando falamos de um produto digital, ele pode ser um Ebook, uma videoaula, um audiobook.

É importante não se preocupar tanto com a qualidade da captação do conteúdo, lembrando que a informação é mais valiosa do que tudo.

Para gravar um audiobook, é possível gravar o áudio de uma palestra, por exemplo, em um gravador portátil ou até mesmo no seu celular.

Para vídeo, a dica é ter uma boa iluminação e boa edição. Com os smartphones mais modernos, é possível gravar um curso inteiro apenas com seu celular.

Para Ebooks, construir um livro digital é fácil utilizando sites como o Canva.com ou contratando algum designer.

3) Construa uma boa comunicação em seu site e coloque uma recompensa virtual

É importante ter um bom website, mas além disso é importante criar um funil de vendas.

Um funil nada mais é do que um site estruturado de forma que é possível controlar o fluxo de informação pelo qual um consumidor vai passar.

Com pouca habilidade, é possível criar websites em plataformas como o Wix.com. É importante se atente também ao fato de que para pessoas visitarem algum site elas precisam de um motivo, esse motivo pode ser uma recompensa digital.

Utilizando uma metodologia como essa é possível criar um sistema onde possíveis clientes (Leads) irão deixar o email delas, em troca de uma recompensa digital. É muito mais fácil identificar possíveis clientes dessa maneira porque quem se interessar em baixar um conteúdo online que atinja um determinado nicho, provavelmente pode estar interessado em comprar um produto para solucionar um problema.

4) Crie conteúdos gratuitos em suas redes sociais 

Uma vez que um produto digital já foi criado, é preciso criar um relacionamento com o público através da criação de conteúdos em forma de vídeo, texto ou imagens. Isso irá gerar credibilidade de mercado ao longo do tempo, caso o mercado acredite que o conteúdo apresentado é relevante o suficiente para ele.

É aconselhável promover esse conteúdo para pessoas interessadas no seu nicho de mercado. Um bom conteúdo sempre tem um potencial maior de atingir mais pessoas e irá te trazer mais publicidade.

5) Faça um bom planejamento de marketing 

É comum com que muitas pessoas criem um bom produto digital (Ebooks, cursos online) mas depois esses produtos ficam esquecidos porque ninguém sabe sobre esse produto.

Um bom negócio online sempre tem budget de marketing reservado para anunciar produtos, principalmente utilizando Facebook Ads e Google Adwords. Nesse processo é possível mensurar exatamente o custo por cada venda e escalar seu negócio de acordo com o crescimento da sua empresa.

6) Revise seus resultados e seja paciente

A maioria das pessoas não tem paciência, querem resultados rápidos e não entendem que tudo que é grandioso leva tempo.

Uma vez que um produto digital foi criado e existe um relacionamento com a audiência interessada em certo tipo de conteúdo, é importante para qualquer empresa revisar seus resultados de engajamento, vendas e se aproximar de seus possíveis clientes. As pessoas compram mais de quem elas gostam. Além de agregar conteúdo, um bom negócio precisa ter um constante feedback de clientes para melhorar resultados.

A chave é tomar ação!

SOBRE MARCO LAFICO

Hoje, além de estar à frente de sua agência, Marco Lafico presta consultorias para empresas e empresários que querem estruturar seu negócio online, além de palestrar em diversos locais do país sobre empreendedorismo e mentalidade.

Para saber mais sobre Empreendedorismo e negócios, Marco Lafico cria conteúdos em diferentes redes sociais :

www.facebook.com/marcolafico

www.youtube.com/marcolafico

www.instagram.com/marcolafico

www.achor.fm/marcolafico

O site de sua agência de Marketing é :

www.laficomedia.com

Website: http://www.marcolafico.com.br

Website: http://www.marcolafico.com.br
Conheça o portal de anúncios Será que Tem?
Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome