Queda da Taxa de juros no Brasil e aumento nos EUA

Especialista faz análise sobre como alguns fatores impactam na queda da Taxa Selic

0
472
SB post

Enquanto a expectativa é de queda da Taxa Selic na reunião do Copom que se encerrou em 21/03, nos EUA o cenário é de aumento dos juros. Para o professor do mestrado em Economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Pedro Raffy Vartanian, o cenário é atípico, tendo em vista que o comportamento das taxas de juros dos países emergentes tende a acompanhar o movimento dos EUA.

No entanto, o especialista ressalta que a inflação está em queda no Brasil e não há motivos para aumento. Apesar de haver um certo consenso de que a Selic será reduzida mais uma vez, o ambiente internacional prospectivo não é muito favorável e, do ponto de vista interno, a questão fiscal ainda é preocupante.

Em relação aos EUA, após a recuperação da grave crise econômica de 2007/2008, os estímulos monetários começaram a mostrar seus efeitos em termos de inflação. Com o mercado de trabalho aquecido, e com a retomada do crescimento econômico, há riscos para o cenário inflacionário na economia estadunidense, motivo pelo qual o Fed deverá elevar a taxa de juros para 1,75% ao ano.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome