O que muda na área da Gestão nas Indústrias 4.0?

Muito se fala sobre a revolução que a Indústria 4.0 está causando nas unidades fabris, mas pouco se fala sobre as mudanças que a fábrica inteligente está causando na Gestão. Será que a Gestão e o Lean Six Sigma irá acabar na indústria 4.0?

0
1313
SB post

Muito se tem falado da indústria 4.0, mas como esse conceito irá afetar o Brasil? Foi pensando nisso que FM2S consultoria realizou uma série de estudos acerca do tema. Por meio de uma pesquisa, os pesquisadores da FM2S buscaram definir os principais conceitos necessários para definir o tema, de maneira séria.

Com os conceitos definidos, a FM2S pode analisar, por meio de sua própria rede de clientes, qual seria o impacto desse novo paradigma na gestão. Será que a Indústria 4.0 irá demandar uma Gestão 4.0? Um Lean Six Sigma 4.0?

Analisando a nossa amostra de clientes, vimos que o futuro talvez não seja assim tão diferente. O estudo mostrou que a fábrica inteligente nada mais é, do que uma adaptação da antiga indústria as necessidades geradas pelos sistemas de Gestão atuais.

Quais são as características da Indústria 4.0

Fazer máquinas, dispositivos, sensores e pessoas se conectarem e comunicarem entre si. Essa interconectividade é um dos maiores desafios de qualquer programa de Manutenção Produtiva Total ou o famoso World Class Manufacturing.

Outra característica da fábrica inteligente, são os sistemas de informação que criam uma cópia virtual do mundo físico, enriquecendo os modelos de plantas digitais por meio dos dados dos sensores. Tal característica, irá permitir que os Black Belts das empresas finalmente consigam planejar e realizar experimentos Estatísticos, tão importantes e tão esquecidos atualmente.

Para aumentar ainda mais a produtividade, a indústria 4.0 terá a capacidade de apoiar os seres humanos na tomada de decisões e resolução de problemas, suportando uma série de tarefas exaustivas ou inseguras para o ser humano. Será o fim dos altos índices de acidentes nas empresas, sem a necessidade de apelar para a conscientização dos funcionários.

Apesar do avanço que a legislação da NR-12 representou no mercado industrial brasileiro, os acidentes não caíram na mesma proporção. Desse modo, a indústria 4.0 irá ajudar e muito, a tomada de decisão e a construção de uma fábrica Poka Yoke, ou seja, a prova de erros.

Por último, mas não menos importante, a próxima revolução industrial possibilitará a tomada de decisão descentralizada. Sistemas físicos cibernéticos tomarão decisões por conta própria e executarão suas tarefas da maneira mais autônoma possível. Com isso, a análise Estatística e a formulação matemática da fábrica, serão competências cada vez mais necessárias.

Por tudo isso, o estudo mostrou que as competências de Análise Estatística, Lean , Gestão Visual e a Gestão de Indicadores e Processos, serão cada vez mais procuradas. Antes, limitada à direção e a alta gestão, agora, essas habilidades serão demandas a todos que trabalhem nas fábricas, sem exceção. Quem não as tiver, dificilmente será recolocado quando a revolução 4.0 chegar. E, sua chegada, pelo menos em nossos clientes, já chegou.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome