Especialistas revelam como grandes empresas estão se preparando para 2018

O cenário político do Brasil ainda passa por processos de reestruturação. Mesmo que isso leve à sensação de que a instabilidade esteja atuando em todas as outras instituições, grandes empresas vão de encontro a tal imagem negativa e passam a discutir sobre investimentos e perspectivas de mercado para 2018.

0
495
SB post

Precisamos ajudar as pessoas a encontrarem saídas criativas para lidarem com os problemas do dia a dia.

São Paulo, SP,14/09/2017 – De acordo com pesquisas do SPC Brasil e da CNDL, 29% dos brasileiros nutrem alguma esperança de crescimento econômico para o Brasil ainda em 2017. Contudo, é preciso haver dentro de uma empresa uma organização também mais projetiva para além da imediatista. Quanto mais antecipado for o planejamento de uma empresa e maior o tempo dedicado às estratégias de crescimento e de enfrentamento das possíveis crises do mercado, maior a possibilidade de um 2018 próspero e seguro para os negócios.

Segundo especialistas da área, a solução para mudarmos o quadro econômico atual é investir. Mesmo com um cenário político instável e passando por reestruturações, grandes empresários ainda discutem sobre investimentos e quais perspectivas podem ser adotadas.

Na verdade, de alguma forma, estamos constantemente investindo: seja o nosso tempo ou uma quantia de dinheiro, ora depositando nosso foco em novos projetos, ora mantendo a energia para a manutenção daquilo que já existe. Sendo assim, a grande sacada é em quê e como investir.

Os gastos com investimentos em tecnologia, por exemplo, parece ser algo de que a maioria das empresas não consegue fugir. As que optam pela não automatização dos processos, acabam deslocando estes mesmos custos para outras questões, não gerando necessariamente uma economia. Pesquisas realizadas pela Fundação Getúlio Vargas, no início deste ano, já revelavam uma manutenção das despesas ligadas ao processo de informatização dos negócios ao longo de 2017, ainda que de forma mais contida se comparada ao ano anterior.

Um dos grandes bens de uma empresa e que precisa ser cuidadosamente administrado enquanto um investimento é o quadro de colaboradores. Segundo Rafael Baltresca, professor e palestrante motivacional, é no potencial de mudança que existe dentro de cada pessoa que se esconde a chave para o sucesso de qualquer negócio. Investir no desenvolvimento pessoal de uma equipe pode produzir, ao contrário do que se pensa, resultados muito mais eficazes do que realizar um simples treinamento “técnico”.

“Quando um funcionário seu muda, a sua empresa muda. Por isso é tão importante transformar a percepção de mundo, de trabalho, de carreira e de vida das pessoas que trabalham com você. A atitude de repensar o óbvio é algo que sempre destaco em minhas palestras, por exemplo. Precisamos ajudar as pessoas a encontrarem saídas criativas para lidarem com os problemas do dia a dia.”, afirma Baltresca.

Já que a solução para um ano mais próspero é investir, talvez seja interessante começar essa empreitada dedicando um pouco do grande e valioso recurso chamado tempo para repensar o que você pode fazer de diferente, de outra forma e melhor.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome