Como combinar boas práticas financeiras com empreendedorismo

Medidas simples podem impulsionar os negócios e garantir bons lucros

0
543
SB post

Criar um produto ou serviço inovador é algo visto por muitos como o elemento primordial para um negócio de sucesso – basta olhar casos famosos do Vale do Silício aos criadores de produtos como a Coca-Cola. No entanto, na maioria das vezes, ter uma ideia promissora é tão importante quanto ter uma boa gestão das parcerias, da produção e dos rumos que a empresa vai tomar, controlando as práticas financeiras de forma adequada e vantajosa.

Um novo empreendedor deve, antes de tudo, ter uma visão bastante clara de sua posição no mercado e como seu expertise se relaciona com isso. Um empresário investidor, que aplicou seu capital na fundação de uma empresa de informática, por exemplo, deve estar ciente de que sua atuação é muito mais focada na gestão financeira do que no segmento técnico, mas que ele precisa saber sobre a área de atuação para conduzir o negócio. Da mesma forma, o empresário que cria uma marca daquilo que domina e trabalha precisa saber que seu conhecimento financeiro é um ponto que deve ser trabalhado e que é essencial ouvir a opinião de pessoas que trabalham no setor e buscar formas de capacitação.

Algumas dicas práticas são essenciais para empresários de todos os portes e que precisam colocar em ordem suas finanças. Confira:

Maximizar lucros

Além de buscar sempre aumentar a produtividade e as vendas, é importante também buscar novas formas de aumentar os lucros. Reduzir custos é uma solução para aumentar a lucratividade de uma empresa, mas é preciso fazer isso sem prejudicar a qualidade dos produtos e serviços. “Em nossa gráfica online , tornamos os serviços totalmente digitalizados para enxugar gastos, o que permitiu uma baixa no preço final, o aumento da margem de lucro e conquista de uma nova clientela, possibilitando investimento em maquinário e parque gráfico”, explica Victor Eskenazi, sócio da gráfica Eskenazi, que renovou o escopo de seus serviços após 60 anos no mercado. “A impressão de cartões de visita foi revolucionada por este modelo”, complementa.

A ideia da maximização de lucros é sempre a apresentada pelo empresário, ou seja, a de adequar-se às necessidades do mercado para oferecer produtos a preços competitivos sem perder a qualidade esperada pelo cliente. Quando essa possibilidade ainda se reflete em uma vantagem para o cliente, como a facilidade de fazer tudo sem precisar sair de casa gerada pela informatização, a empresa consegue ainda ampliar sua atuação e buscar novas formas de expansão de negócios.

Fluxo de caixa

Ainda que seja um elemento essencial de gestão empresarial, o fluxo de caixa pode acabar sendo deixado de lado com as atividades de rotina. Isso é um erro que não pode ser cometido, já que o fluxo de caixa é essencial para estabelecer o dinheiro disponível para gastos e identificar rapidamente se as coisas estão fluindo conforme o planejado.

É possível criar planilhas simples ou utilizar sistemas específicos para criar o fluxo de caixa, mas é importante que constem ali todas as informações pertinentes, como datas de pagamentos, de recebimentos, dinheiro em conta ou espécie e outros dados relevantes. É interessante utilizar esses dados para balanços periódicos e para estimar margens de lucro a curto prazo, bem como utilizá-los para a elaboração de relatórios mensais de gastos e identificar formas de reduzir as despesas.

Reserva de capital e capital de giro

O controle financeiro também é importante para estabelecer a finalidade de cada quantia de dinheiro. O capital de giro é que aquele que deve estar sempre disponível para compras, pagamentos e outros gastos rotineiros, sendo considerado um dinheiro em mãos de característica fluida.

Já a reserva de capital é o montante acumulado e que deve estar reservado para eventuais imprevistos ou para oportunidades lucrativas, como grandes compras de matérias-primas em preços interessantes ou investimento em maquinário. Comparando esses conceitos com outros de economia doméstica, o capital de giro seria a conta corrente e a reserva de capital seria a poupança.

Saiba mais

A Gráfica Eskenazi atua no mercado há mais de cinco décadas e atende demandas de empresas de todos os portes, bem como de pessoas físicas. Para conhecer mais sobre as atividades e serviços oferecidos pela empresa, acesse o site www.LojaGraficaEskenazi.com.br ou ligue pelo telefone 0800-772- 1818.

Website: http://www.lojagraficaeskenazi.com.br

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome