Prefeitura de São Paulo vai reabrir parques das zonas Norte e Sul no dia 30

Fechados desde outubro, ao menos 27 parques voltarão a receber visitação já neste mês; Parque do Carmo, em Itaquera, seguirá sem previsão de reabertura

0
675
Foto: Governo do Estado de São Paulo
SB post

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) vai reabrir no próximo dia 30 ao menos 27 parques municipais localizados nas zonas norte e sul da capital. A decisão foi tomada após a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) atingir quase 50% da meta de vacinação contra a febre amarela.

“É preciso que os frequentadores se conscientizem de que o vírus da febre amarela pode continuar circulando por estas áreas e, por isso, é importante se vacinar e esperar no mínimo 10 dias, o tempo necessário para estar imunizado, para frequentar os parques sem risco de infecção”, diz o secretário do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo de Castro.

Nos próximos dias, continuarão sendo feitas campanhas de conscientização nas redes sociais, em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde, a fim de alertar aos frequentadores que ainda não tenham se vacinado a procurar uma unidade de saúde. Além disso, serão fixadas faixas de alerta com relação ao risco da doença nas áreas verdes.

O Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS)  também voltará a receber animais entregues pelos munícipes, caso estejam em risco ou doentes, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h, sábado e domingo, das 8h às 14h, e aos feriados, das 8h às 12h.

Os parques que serão reabertos no dia 30/03 são:
Parque Anhanguera – Av. Fortunata Tadiello Natucci – 1000, Perus
Parque Cidade de Toronto – Avenida Cardeal Motta, 84 – Pirituba
Parque Jacintho Alberto – Rua Talófitos, 16 – Pirituba
Parque Jardim Felicidade – Rua Laudelino Vieira de Campos, 265
Parque Linear Canivete – Av. Dep. Cantídio Sampaio e Av. Hugo Ítalo Merigo – Jardim Damasceno
Parque Linear Córrego do Bispo (em implantação) – Av. Gal. Penha Brasil, esquina com rua Gervásio Leite Rebelo, ao longo do Córrego do Bispo – Jardim Peri
Parque Lions Clube Tucuruvi – Rua Alcindo Bueno de Assis, altura do nº 500
Parque Pinheirinho D’Água – Estrada de Taipas, s/nº – Jaraguá
Parque Rodrigo de Gásperi – Avenida Miguel de Castro, 321 – Vila Zati
Parque São Domingos – Rua Pedro Sernagiotti, 125
Parque Sena – Rua Sena, 349 – Palmas do Tremembé
Parque Senhor do Vale – Rua Blas Parera, 487
Parque Tenente Brigadeiro Faria Lima – Rua Heróis da Feb, 322 – Parque Novo Mundo
Parque Santo Dias – Rua Jasmin da Beirada, 71 (Portão I) – Capão Redondo
Rua Arroio das Caneleiras, s/n (Portão II)
Parque Jd. Herculano – Estrada da Riviera, 2282 – Jd. Herculano
Parque M’Boi Mirim – Estrada do M’Boi Mirim, 7.100 – Jardim Ângela
Parque Guarapiranga – Estrada Guarapiranga, 575 – Parque Alves de Lima
Parque Cemucam – Rua Mesopotâmia, s/n (km 25 da Rodovia Raposo Tavares sentido Capital) – Jd. Passárgada – Cotia
Parque Raposo Tavares – Rua Telmo Coelho Filho, 200 – Jardim Olympia
Parque Juliana de Carvalho Torres (COHAB Raposo Tavares) – Travessa Córrego da independência – Cohab Raposo Tavares
Parque Linear Feitiço da Vila – Rua Feitiço da Vila, Rua Cortegaça e Rua Moenda
Parque Linear Parelheiros – Estrada da Colônia; Rua Teresinha do Prado Oliveira; José Pedro de Borba
Parque Linear Sapé – Rodovia Raposo Tavares até Avenida Engenheiro Politécnico
Parque do Chuvisco: Rua Ipiranga, 792 – Jardim Aeroporto
Parque do Cordeiro Martin Luther King: Rua Breves, 968 – Chácara Monte Alegre
Parque Severo Gomes: Rua Pires de Oliveira, 356 – Granja Julieta
Parque Linear Invernada: Rua Sapoti / Rua Confiteor / Trav. da Canção Excêntrica – Campo Belo

Vacinação
Na última segunda-feira (19), a SMS disponibilizou a vacina contra a febre amarela em todas as unidades de saúde do capital. Assim, a campanha, que já abrangia 54 distritos, foi ampliada para as 466 salas de vacinação dos 96 distritos da capital e segue até 30 de maio.

Desde setembro de 2017 até o dia 15 de março, 5.837.122 pessoas receberam a dose da vacina contra a febre amarela, o que representa uma cobertura de quase 49,9% da população. Esta ampliação de unidades e o calendário atual permitirão que a vacinação ocorra de forma tranquila, sem necessidade de correria aos postos.

“Não há motivo para pânico ou formação de filas de madrugada, pois a dose estará disponível para todos e por um período razoável de tempo. Já conseguimos uma boa cobertura em regiões como a Norte e Sul e esperamos ampliar a imunização nas outras áreas da cidade com a expansão da campanha”, destaca Wilson Pollara, secretário municipal da Saúde.

Para receber a vacina, o usuário deverá comparecer à UBS com documento de identificação e, se possível, o cartão SUS e de vacinas. O atendimento será realizado levando em conta a capacidade operacional de cada unidade. “Em caso de alguma unidade receber demanda acima do esperado ou da sua capacidade, poderá recorrer sim à distribuição de senha”, explica Pollara.

Cabe lembrar que a chamada dose padrão é aplicada apenas em casos específicos, como viajantes internacionais, crianças entre nove meses e dois anos, pessoas com condições clínicas especiais e gestantes. Nas demais situações são ministradas as doses fracionadas, que têm a mesma eficácia da dose padrão e protege por, ao menos, oito anos.

Desde 25 de janeiro, foram aplicadas 2.413.071 doses fracionadas da vacina, seguindo a campanha do Ministério da Saúde.

Macacos não transmitem a febre amarela
Assim como as pessoas, os primatas são vítimas dos mosquitos Haemagogus e Sabethes, encontrados nas zonas de mata e que costumam circular em copas de árvores, local de repouso preferido dos primatas. Quando são infectados e morrem, indica que existe a circulação do vírus no local.

“O ataque do mosquito à fauna é um alerta para podermos conter o avanço da doença e evitar que ela chegue ao ser humano. Os primatas atingidos são apenas vítimas da doença, pois não a transmitem ao homem. Pedimos que a população nos informe a presença de animais doentes ou mortos e jamais mate nossos animais!”, afirma Juliana Summa, diretora da Divisão de Fauna Silvestre da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).

Os primatas da cidade estão sendo monitorados pela Divisão de Fauna Silvestre (DEPAVE-3), da Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA), responsável pela saúde dos animais silvestres do município. O órgão também monitora o estado de saúde dos animais entregues ao Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS), onde são submetidos a exame clínico e coleta para sorologia de febre amarela. Esse material é enviado ao Instituto Adolfo Lutz.

Uma vez encontrados animais nessas condições em determinada região, a Prefeitura deve tomar alguns cuidados preventivos. Os órgãos competentes de saúde do município e do Estado desenvolvem ações específicas, como vacinação da população local e combate à proliferação dos mosquitos transmissores.

Os animais doentes ou mortos, se encontrados pela população, são um referencial importante para a saúde pública e devem ser notificados. O vilão da doença ainda é o mosquito.

Portanto, não maltrate os primatas infectados e ajude a controlar as doenças.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome