Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha irá receber obras de Arte de pessoas com Deficiência Intelectual a partir do dia 2 de fevereiro

A mostra itinerante foi produzida por participantes de projeto organizado pelo Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK)

0
488
SB post

A Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, instituição parceira do Instituto Olga Kos, vai receber a sétima etapa da “Expo 21 – A Era da Inclusão”, de 2 a 28 de fevereiro. O projeto tem por objetivo valorizar a expressão artística de pessoas com deficiência intelectual, exibir o seu trabalho e dar maiores condições de acesso aos bens culturais, às oportunidades de superação de sua situação de exclusão, bem como a formação de valores positivos de participação na vida social.

A mostra que já percorreu outras instituições da cidade, prevê sete exposições itinerantes mais uma exposição final com obras de arte feitas por participantes com deficiência intelectual, do programa “Pintou a Síndrome do Respeito”, do Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK).

“Nossa intenção é educar a emoção através da arte, promover jovens e adultos pensadores e questionadores, expandindo os horizontes da inteligência. Pessoas que têm acesso aos bens culturais são determinadas, criativas e vivem melhores em sociedade”, destaca Olga Kos, vice-presidente do IOK.

O Instituto Olga Kos acredita na inclusão intelectual, realizando oficinas de arte, dança e esportes e incentivando as produções artísticas de seus participantes por meio de eventos e exposições. A entidade atende cerca de 3.500 pessoas com e sem deficiência intelectual e que se encontram em situação de vulnerabilidade social e moram em regiões próximas aos locais onde as oficinas são realizadas.

Assim como aconteceu nas outras etapas do projeto, três novas obras foram escolhidas para compor a exposição final que será realizada na semana do Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21/3/2018. O nome Expo 21 é uma alusão ao terceiro cromossomo que se liga ao par 21 do código genético e dá origem à Síndrome de Down.

O projeto é patrocinado pelo Banco Toyota, Casa Tognini e Bradesco Seguros por meio da Lei Rouanet, que permite a cidadãos (pessoa física) e empresas (pessoa jurídica) aplicarem parte do Imposto de Renda devido em ações culturais. Assim, além de ter benefícios fiscais sobre o valor do incentivo, esses apoiadores fortalecem iniciativas culturais que não se enquadram em programas do Ministério da Cultura (MinC). A Fábrica de Cultura receberá o evento menos de um mês depois do CEU Cidade Dutra promover a iniciativa, de 23 a 31 de janeiro deste ano.

Serviço

Evento: “7ª. Expo 21 – A Era da Inclusão”

Local: Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

Endereço: Rua Franklin do Amaral, 1565, Vila Nova Cachoeirinha – São Paulo, SP – Brasil

Período da exposição: De 2 a 28 de fevereiro

Horário: De segunda a sexta-feira, das 9 às 19h

Entrada gratuita

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome