Exposição ‘Almas do Brasil’ leva visitantes ao universo dos índios brasileiros

A mostra, de autoria da fotógrafa Maristela Giassi, é gratuita e fica em cartaz até 3 de novembro na Inn Gallery, em São Paulo

1
2110
SB post

Depois de emocionar o público europeu durante a temporada no Carrousel Du Louvre em Paris, na França, e com passagens posteriores pela Galleria La Pigna, no Vaticano, e pela sexta bienal de Odivelas, em Portugal, a mostra ‘Almas do Brasil’, da fotógrafa Maristela Giassi, que traz como tema índios brasileiros, está disponível pela primeira vez no Brasil. A mostra, que é gratuita e aberta a todos os públicos, fica em cartaz até o dia 3 de novembro, na Inn Gallery, em São Paulo.

São 16 imagens de índios Guaranis e Kaxinawá de cinco aldeias brasileiras, sendo três da Grande Florianópolis – M´Biguaçu, Aldeia do Amaral e Morro dos Cavalos, povoadas pelos Guaranis – e duas do Acre – Rio Jordão e Novo Segredo, dos Kaxinawá (Huni Kuin).

Entre as obras, está uma impressionante imagem do Pajé Wherá Tupã, um Guarani de 108 anos, da Aldeia do Amaral, em Santa Catarina, que a fotógrafa levou uma década para conseguir. “Levei esse tempo para me preparar e para adquirir a confiança dele. Conseguir fazer essa imagem foi a melhor sensação que já tive como fotógrafa, é uma honra poder retratar um ser que faz parte das divindades vivas, que irradia paz, um verdadeiro líder espiritual das Américas”, diz Maristela.

A líder indígena Eunice Antunes – que foi a primeira cacique da aldeia Morro dos Cavalos e é hoje uma das mais importantes representantes da luta por direitos indígenas no Sul do País – também é retratada na mostra.

Após a temporada de exposições no Brasil, as telas serão leiloadas e o lucro será revertido para comunidades indígenas fotografadas para o projeto.

Serviço – A Inn Gallery fica na rua Dr. Melo Alves, 138, nos Jardins, em São Paulo. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 12h às 16h. A exposição fica em cartaz até dia 3/11, às 16h. A entrada é gratuita.

Publicidade

1 COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome