Pais: como educar seus filhos com responsabilidade e tecnologia

0
606
SB post

Study Game, um aplicativo educacional voltado para crianças e adolescentes dos 5 aos 14 anos, destinado a apresentar desafios personalizados, estimulando assim o desenvolvimento da personalidade por meio de responsabilidades no cumprimento de tarefas leves e interessantes. Consequentemente, a conclusão das tarefas levará o aluno à uma premiação em formato de presente, estimulando-o a cumprir o seu papel social desde a infância.

Você já pensou em ter um aplicativo no smartphone do seu filho, capaz de promover desafios a ser cumprido por ele, em troca de um tão sonhado presente?

A A&C Sistemas, empresa desenvolvedora de aplicativos educacionais no Brasil, deu a largada e lançou no mercado um aplicativo revolucionário e único, voltado para um público infantojuvenil que vai dos 5 aos 14 nos, permitindo ao pai estipular desafios ao filho, mediante personalização das atividades por meio do smartphone.

Sabe-se que toda criança precisa aprender o senso de responsabilidade, aprendendo desde cedo de forma leve e descontraída, pra que ela se sinta motivada a fazer cada uma de suas tarefas, que vão sendo aprimoradas de acordo com a idade.

O app Study Game estimula o cumprimento das atividades de cada criança cadastrada (lembrando que são cadastradas pelos pais ou responsáveis por elas) e quando ela atingir a pontuação exibida no catálogo de produtos, passará a ter direito ao presente escolhido (a combinar com os pais).
Em resumo, o aplicativo permite que a criança se divirta com os desafios sendo, ao mesmo tempo, presenteada.

Ao iniciar o uso do aplicativo, o pai conversa com o filho e chega a um acordo sobre o que ela quer ganhar ao final do cumprimento das atividades direcionadas a elas. A cada etapa cumprida, a criança ganha uma pontuação que irá deixá-la mais perto do tão sonhado presente.

Caso os pais autorizem, os padrinhos e familiares adultos próximos à família poderão contribuir também com a aplicação das atividades, desde que de forma divertida para todos os envolvidos.

Para a criança, certamente o aplicativo será um facilitador na busca do prêmio final, que poderá ser aquele brinquedo dos sonhos, por exemplo. Já para o adulto, é uma forma de ver seu filho ou filha cumprir atividades que irão desenvolver suas responsabilidades para, quem sabe, a prática por toda a vida.

Expor atividades a elas como, por exemplo, realizar a tarefa escolar de casa, demonstrar respeito e carinho pelos animais de casa e da rua, zelar pelos objetos do seu lar, da escola e do coleguinha de classe, não irão gerar apenas a pontuação desejada por elas, mas trarão para sua educação o senso de cidadania e respeito quando adultos.

Entre os desafios que podem ser estipulados para a criança, podem ser citadas atividades mais simples como guardar os sapatos que estão pelo meio da casa como também atividades mais elaboradas tal como construir uma espécie de “casinha” para guardar os brinquedos, estimulando o reaproveitamento de materiais e a criatividade da criança.

O uso constante do aplicativo estimula o desenvolvimento do senso de organização e consciência ecológica no pequeno, estreitando os laços entre pai/mãe e filho/filha e ainda incentivando o respeito diante das escolhas alheias e também o respeito ao próximo, o espírito coletivo e o amadurecimento emocional.

Olhando por um primeiro instante o aplicativo Study Game, não dá pra imaginar que esse rico aplicativo pode ser um essencial coadjuvante na educação do seu filho ou filha, ainda mais hoje em dia, em tempos onde pais e filhos não tem muito tempo de convívio por excesso de trabalho e estudo dos pais e mães, além de engarrafamento, uso excessivo de internet entre outros fatores.

E como fica a visão da criança diante de tudo isso? Além de aumentar o contato com os pais, ela passará a enxergar o pedido deles não como uma ordem, mas como um desafio estimulante que, com o passar dos anos, se tornará em responsabilidade.

É importante que quando lançarem os desafios para os pequenos, os adultos lembrem que as crianças devem ser respeitadas e que as atividades estipuladas não devem causar transtornos, constrangimentos e riscos para elas.

Não torne a atividade um fardo, mas um momento de aprendizado inesquecível para esses pequenos seres. Também não deixe de ajudá-las, lançando atividades que estimulem a formação de sua independência emocional, preparando-os para as emoções da vida de adulto, para que sejam pessoas sem medos e inseguranças em suas decisões mais importantes lá no futuro.

Assim, eles serão adultos que saberão lidar com um “não” e também com algum transtorno que, porventura, venha a ocorrer no ambiente de trabalho. Também saberão respeitar a decisão alheia e saberão fazer uso da tolerância com muito mais facilidade.

Você deve ter pensado sobre quais atividades poderia acrescentar ao aplicativo para que os filhos ponham cada uma delas em prática. A ideia é colocar uma ou outra atividade relacionada ao cumprimento de tarefas escolares ou à prática de cidadania. Poderão ser desenvolvidas atividades que envolvam temas como respeito, ecologia, desafios matemáticos, perguntas de lógica para crianças entre outros assuntos educativos.

Os pais ou responsáveis poderão estipular pequenas metas educativas diárias aos filhos, tais como não jogar o lixo nas ruas, dar bom dia aos vizinhos no elevador, regar as plantinhas, ser gentil com os colegas e cuidar bem dos brinquedos, materiais escolares e bichinhos de estimação.

É bom lembrar que elogiar a missão cumprida é de grande importância para a criança ou adolescente. Ela se sentirá ainda mais motivada a participar dos próximos desafios.

Vale lembrar que nunca se deve colocar os desafios como castigo por algo que o filho tenha feito em não conformidade com os padrões. Se ele errou, não é preciso brigar, mas ensinar o certo.

Sobre o limite das atividades estipuladas, os pais devem tomar cuidado, evitando atividades perigosas, pois as crianças tem seus limites e devem ser respeitadas, inclusive no cumprimento de suas tarefas.

Ficou interessado em conhecer o Study Game? Então instale o aplicativo, promova ações que façam a crianças entendê-las como um aprendizado e que influenciem na formação de todas elas como adultos responsáveis, autoconfiante e com centrado controle emocional. E ainda torne a criança feliz já que ela irá ganhar o seu escolhido presente após cumprir suas atividades.

Instale hoje mesmo o app Study Game e olhe-o como um diferencial na educação do seu filho ou filha.

Website: http://www.studygame.com.br/
Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome