O empoderamento feminino na contabilidade

O aumento das mulheres na contabilidade vem crescendo a cada ano, fazendo com que mais mulheres ocupem cargos de liderança.

0
566
SB post

De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), atualmente, 69% das vagas já são ocupadas por mulheres.

Por Kelly Benfatti – Köinê Comunicação

A contabilidade no Brasil sempre teve sua maioria representada pelos homens, mas este quadro vem mudando ano a ano, isso se dá analisando a quantidade de mulheres matriculadas nas universidades cursando Ciências Contábeis. Muito em breve as mulheres serão maioria absoluta neste segmento. De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), atualmente, 69% das vagas já são ocupadas por mulheres.

Hoje, as mulheres representam quase 50% dos profissionais graduados em contabilidade, ante 35% em 2004, porém a mulher ainda tem presença relativamente baixa em relação aos cargos de liderança nos principais órgãos que representam a classe contábil no Brasil. São 27 Conselhos Regionais de Contabilidade e apenas oito mulheres são presidentes.

Por outro lado, percebe-se o fortalecimento da participação da mulher profissional da contabilidade em outras frentes de liderança, como nas redes sociais por exemplo. As mulheres dominam a criação de grupos relacionados à contabilidade no Facebook. Existem grupos com mais de 50 mil membros, administrados em sua maioria por mulheres contadoras.

A luta pela igualdade de gêneros também vale para igualdade de cargos e salários, mas que infelizmente esse não é um problema só na classe contábil e sim um assunto de preocupação global, onde o papel é incentivar mais mulheres a ocuparem cargos de liderança.

Em entrevista, o Sr. José Donizete Valentina, hoje, cabeça da CHAPA 1 do CRCSP, elucida o seu ponto de vista:

“A contabilidade desempenha um papel cada vez mais estratégico nas organizações, isto leva a uma procura maior pela profissão e as mulheres acabam atraídas.

Quando tratamos do tema igualdade de gêneros, você empodera uma mulher, quando todas as mulheres e homens são tratados de forma justa no trabalho, respeita e apoia os direitos humanos e a não discriminação.

O objetivo do CRCSP é que todos tenham condições de exercer a profissão de forma plena. Essa responsabilidade é de todos nós.”

Nas eleições do CRCSP que acontecerão entre os dias 21 e 22 de novembro de 2017, serão renovados dois terços do Plenário da entidade, a Chapa 1, portanto, concorre com 48 membros contadores e/ou técnicos em contabilidade, sendo 24 efetivos e 24 suplentes. O mandato é de quatro anos, com início em 1º de janeiro de 2018 e término em 31 de dezembro de 2021.

Segundo Sr. José Donizete Valentina,

“A Chapa 1 concorre com 11 candidatas, onde mais de 20% dos candidatos são mulheres, e a cada eleição esse número deverá crescer fazendo com que cada vez mais mulheres participem das eleições e assumam cargos de liderança nos Conselhos Regionais de Contabilidade espalhados pelos estados.

A Chapa 1 que comporá os 2/3 do plenário, juntamente com os candidatos eleitos em 1/3 indicam para Presidência 2018/2019 uma mulher – Marcia Ruiz Alcazar. A eleição para presidência é indireta e acontecerá em 2018 na primeira reunião do plenário do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP.”

Saiba mais sobre as propostas da Chapa 1 e conheça seus candidatos através do Blog, Aplicativo e das Redes Sociais:

BLOG: http://eleicaocrcsp.blogspot.com.br/

O aplicativo da CHAPA1 está disponível na APPLE STORE e na PLAY STORE para ANDROID, confira:

APPLE – https://itunes.apple.com/br/app/chapa1-crcsp/id1045186039?l=en&mt=8

ANDROID – https://play.google.com/store/apps/details?id=com.app_chapa1crcsp.layout&hl=pt_BR

Redes Sociais usadas são: @eleicaocrcsp

Website: http://eleicaocrcsp.blogspot.com.br/

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome