Nova ferramenta ajuda candidatos a aumentarem chances de sucesso em concursos públicos

0
569
SB post

Devido à grande quantidade de tempo desperdiçado no carro, ônibus, trem, metrô e academia, candidatos apostam em estudar em deslocamento para aproveitar e otimizar tempo de estudo. Esse é o propósito da Editora AudioJus, ajudar candidatos a se prepararem para concursos públicos e exames da OAB em qualquer lugar a qualquer hora.

O sonho de passar em um concurso público atrai milhões de pessoas todos os anos. A estimativa é de que nesse momento dez milhões de brasileiros estejam estudando para prestar algum concurso público nos próximos 12 meses. O levantamento, com base em dados da Pesquisa Nacional de Amostragem de Domicílios, o PNAD, realizada pelo IBGE, leva em conta tanto aqueles que estão matriculados nos incontáveis cursinhos preparatórios espalhados pelo País como também aqueles que se dedicam a estudar em casa.

E é por isso que os concorrentes “profissionais” nunca deixam de encontrar novas maneira de aprender com mais qualidade. Recentemente, um novo método de estudo vem chamando a atenção.

Criado com objetivo de ajudar quem tem pouco tempo para estudar e precisa de uma ferramenta que se adeque a sua rotina, ele pode ser utilizado no carro, ônibus, metrô, na academia, e até nos momentos de diversão.

Assim, o grande diferencial dos cursos por áudio é a possibilidade de estudar enquanto você desenvolve uma outra atividade. É por essa razão que o modelo vem se destacando entre os candidatos.

De acordo com Paulo Sette, diretor da Editora AudioJus, especializada em livros em áudio voltados para concursos públicos, a ideia é melhorar os resultados.

“A repetição aumenta o aprendizado. Com uma exposição intensa e prolongada, o estudante tem muito mais chances de se lembrar da matéria durante prova”, avalia.

Essa é a estratégia de sua empresa, que atua há 14 anos no mercado com ferramentas de audiocurso. Com os áudios, isso é possível e a aprovação pode vir mesmo com poucos meses de estudo.

Os audiocursos ajudam a conciliar a preparação com a rotina diária. É possível estudar a caminho do trabalho, na academia, cuidando dos filhos ou até mesmo durante viagens. “As horas perdidas se tornam oportunidades”, diz o diretor. “O segredo da aprovação é estudar sempre que puder e nunca parar por falta de tempo”.

E se o problema do estudante for foco, os audiocursos também podem ser uma boa opção. “Estimular o ouvido acompanhado de um conteúdo escrito dobra a atenção, pois estimula dois sentidos ao mesmo tempo”, ressalta Sette.

Concurseiros desconhecem potencial de cursos em áudio
Porém, infelizmente, a ferramenta ainda é desconhecida do grande público. “Fizemos uma pesquisa com concurseiros ativos e identificamos que 87% não sabe aproveitar a tecnologia”, aponta.

Esses dados são preocupantes, já que determinados recursos podem ser essenciais para a aprovação em um concurso. Tornar os cursos por áudio acessíveis à maior parte desses concurseiros, então, tornou-se a meta de Sette.

Muitas pessoas podem ser induzidas ao erro na hora de se preparar por causa da quantidade enorme de resumos que se pode encontrar na Internet. Conforme argumenta Sette, um problema constante entre os candidatos é o conteúdo desatualizado.

“As questões das provas, muitas vezes, têm opções incorretas que apontam justamente para esse conteúdo, induzindo ao erro”. Ou seja, o barato acaba saindo caro. Por isso, para selecionar a melhor maneira de estudar, é necessário descobrir como funciona a sua forma particular de aprender.

“Algumas pessoas se dedicam intensamente à leitura e aos resumos, que até ajudam, mas nem sempre essa estratégia funciona. Para candidatos que aprendem melhor ouvindo, estudar por áudio facilita a compreensão e assimilação do conteúdo”, explica Sette.

Cinco dicas para criar seu plano de estudos em áudio
De acordo com Sette, que coordenou a criação de mais de 130 cursos em áudio e seus livros correspondentes em PDF, qualquer pessoa pode criar o seu próprio plano de estudos em mp3. “Basta saber como estruturar o conteúdo e realizar a gravação”. Ele dá cinco dicas para começar:

1. Defina as matérias – a escolha do conteúdo a ser gravado. Deve estar de acordo com os assuntos mais importantes do edital. O candidato precisa focar os temas a serem mais fixados e aqueles que necessitam de constante revisão.

2. Faça os resumos – é necessário escrever o roteiro de gravação. Essa tarefa é também benéfica pois estimula o estudo ativo durante sua execução e ainda prepara o material que será utilizado junto com a reprodução do áudio. Se preferir, é também interessante criar mapas mentais e notas de estudo, reforçando assim o conteúdo;

3. Escolha um bom gravador – é preciso que o áudio seja limpo e de fácil compreensão. Para isso, é importante comprar um bom gravador ou microfone e utilizar um software de qualidade para a captação de som.

4. Edite e exporte – use um programa para editar os áudios e não deixá-los muito longos ou prolixos, tornando-os mais atraentes. Um bom aplicativo de edição é o Audacity. Com ele é possível ainda exportar o arquivo em MP3, formato lido com facilidade por diversos aparelhos de som;

5. Elabore um conteúdo atualizado – quando se trata de leis e regulamentos é importante sempre ficar de olho em possíveis mudanças. Ajustes são feitos a todo o momento e, por isso, necessitam de acompanhamento constante;

Conteúdo pronto e atualizado
Para os que não têm tempo a perder, a AudioJus disponibiliza diversos cursos preparatórios em áudio. A empresa ainda oferece um aplicativo para facilitar o acesso aos áudios tanto para o Android quanto para o IOS.

Os materiais são baseados em estudos de caso de sucesso e são sempre atualizados de acordo com as possíveis mudanças dos editais e das legislações. As novas versões são disponibilizadas gratuitamente para os assinantes.

“Estamos em constante produção e atualização do nosso catálogo. Nosso objetivo é disponibilizar mais de 300 cursos em áudio totalmente atualizados para nossa base de alunos até 2020. Temos experiência e confiança de que o método é uma solução eficiente para conquistar a aprovação com maior rapidez”, conclui Sette.

Passar no concurso público é uma questão de escolher as estratégias certas de estudo. Com eficácia comprovada para a maioria das pessoas, os cursos por áudio têm tudo para ser um grande aliado na hora de conseguir aquela tão sonhada vaga.

Para maiores informações sobre a Editora AudioJus – www.audiojus.com.br

Website: http://www.audiojus.com.br

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome