Medicina ainda é a carreira preferida entre alunos do Ensino Médio, diz levantamento do Colégio Salesiano

Pesquisa foi realizada em outubro durante a primeira edição do Fórum de Profissões no Colégio Salesiano Santa Teresinha, na Zona Norte de São Paulo

0
522
SB post

A aproximação do final do ano traz também a pressão dos vestibulares. Além da preocupação em passar na prova, outro tema assola a cabeça dos jovens: Qual profissão quero seguir? Afinal, aos 17 anos nem todo mundo sabe exatamente o que quer para o resto da vida. Pensando nisso, o Colégio Salesiano Santa Teresinha promoveu em outubro seu primeiro Fórum de Profissões. A iniciativa levou profissionais dos ramos mais solicitados em uma pesquisa realizada entre os alunos do Ensino Médio para orientar melhor os jovens nessa difícil decisão após resultados do Enem 2017. Foram realizadas palestras as áreas de Medicina, Arquitetura, Jornalismo, Direito, Engenharia e Administração, além de oficinas de Engenharia e Medicina. O evento também contou com “ilhas” para tirar dúvidas sobre Psicologia, Gastronomia, Carreira Militar, Relações Internacionais, Veterinária e Tecnologia da Informação. Conheça mais sobre cada uma das cinco opções mais desejadas entre os estudantes salesianos:

1. Medicina
Recentemente, a Universidade Estadual Paulista divulgou uma lista dos cursos mais concorridos. Foram 107.818 candidatos inscritos para as 7.365 vagas que a Unesp oferece. E Medicina se mantém no topo. Durante o evento do Santa Teresinha, as oficinas e palestras realizadas voltadas para aqueles que desejam atuar no segmento da saúde também eram as mais lotadas. “É meu sonho. Não me vejo fazendo outra coisa que não seja isso e a palestra só fortaleceu a decisão”, diz Isabelle Crepaldi, aluna da 2ª série do Ensino Médio.

2. Arquitetura e Engenharia
Apesar dos dois cargos estarem diretamente ligados com construções, existem diferenças. Enquanto o Arquiteto se atenta mais ao conforto e à estética, o Engenheiro é responsável por organizar estratégias para que os projetos do primeiro sejam executados com maestria, zelando pela segurança e ordem da estruturação de casas, prédios e estabelecimentos.

3. Jornalismo
Apesar de muitos acreditarem que o futuro da reportagem está fadado ao fim, para os adolescentes do Salesiano o posicionamento é outro. São vários os interessados em aprimorar o dom da comunicação e reformular o mercado por meio de novas tecnologias e plataformas. Hoje um bom profissional da notícia trabalha na busca de informações e na sua divulgação em diferentes mídias, como jornais, revistas, rádio, TV e internet.

4. Direito
Existem 800 mil advogados hoje em operação no Brasil. E, segundo estimativas do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), caso todos candidatos passem no Exame de Ordem, esse número pode chegar a superar mais de 3 milhões de profissionais no país. Mesmo com toda essa concorrência, a jovem estudante Amanda Donario parece ter encontrado seu caminho: “Estava na dúvida entre as áreas criminalista ou civil, mas o Fórum me fez ver que o que quero mesmo é a primeira opção. Antes estava dividida”.

5. Administração
Segundo dados do IBGE, só em 2017 mais de 708 mil empresas foram abertas no Brasil. Em contrapartida, outras 713 mil também foram fechadas nesse mesmo período. Para evitar esse saldo negativo, a formação de bons administradores se faz cada vez mais necessária. E, se depender do Colégio Salesiano, esse jogo pode mudar. Afinal, essa possibilidade profissional completa o top 5 das carreiras preferidas entre os estudantes paulistas.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome