Governo e SERT lançam plataforma de intermediação de mão de obra

Ferramenta on-line facilita acesso às vagas de emprego em 39 municípios da capital e Região Metropolitana de São Paulo

0
576
SB post

Encontrar a vaga de emprego que você procura ou o funcionário que se encaixa no perfil da sua empresa, de forma simples e rápida, agora é possível graças à iniciativa da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT). Em novembro de 2017, a Pasta deu início às operações da plataforma Meu Emprego SP. Após dois meses de testes, a ferramenta está disponível para os interessados.

Nesta primeira etapa, serão contemplados 39 municípios da capital paulista e Região Metropolitana. Compatível com todos os sistemas operacionais, a ferramenta permite consultar as vagas disponibilizadas pelas empresas via SERT em qualquer horário e local por meio de dispositivos móveis e computadores de mesa, sem a necessidade de deslocamento até um posto de atendimento físico, poupando tempo e proporcionando comodidade e economia.

Projetado de acordo com o conceito progressive web app (aplicativo progressivo para a web), que se diferencia do nativo porque não necessita ser baixado no celular a partir de uma loja, ou seja, não ocupa espaço nem deixa a conexão lenta. É responsivo, o que significa que se encaixa em qualquer tipo de tela e não requer atualizações. Um ícone na tela inicial facilita a entrada. Os requisitos técnicos garantem a segurança e a confidencialidade dos dados dos usuários.

Ele também notifica os trabalhadores sobre oportunidades de acordo com o perfil e localidade de moradia, facilitando o aproveitamento de candidatos por parte das empresas, aumentando a qualidade de vida e a mobilidade urbana. O sistema conta com respostas automáticas e questões eventualmente pendentes serão sanadas por uma equipe de atendimento telefônico e online.

Empregadores e candidatos poderão se comunicar de modo reservado na própria plataforma. A empresa pode inclusive utilizar a troca de mensagens interna ou enviar SMS (gratuitamente) para os trabalhadores que se candidatarem às oportunidades de emprego.

Na página inicial, em “Profissão”, é possível consultar as oportunidades disponibilizadas pelas empresas, informando também a cidade em que se encontra. Para concorrer, basta se cadastrar e registrar uma senha, de uso pessoal e intransferível, em “Criar minha conta”. Outra opção é “Cadastrar currículo(s)”, que contarão com espaço para o candidato expor sua experiência, quanto mais completo o currículo, mais chances de conseguir uma oportunidade. Empregadores devem optar por “Cadastrar vagas”.

O sistema é integrado com diversas bases de dados oficiais, o que significa dizer que permite a formulação de políticas públicas condizentes com a realidade atual. Os recursos para sua contratação são de origem federal, por meio de um convênio com o Ministério do Trabalho (MTb).

“Identificando que uma determinada região tem grande demanda por um tipo de profissional, por exemplo, é possível pensar em conjunto dentro do Estado para que haja formação de mão de obra específica para essa localidade, atendendo a contento o empregador e criando mais oportunidades para os trabalhadores. É um casamento das necessidades de ambos os públicos”, diz o secretário José Luiz Ribeiro.

Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) espalhados pelo Estado e o sistema Emprega São Paulo/Mais Emprego, também acessado via Internet, continuarão em operação para os cidadãos que já estão adaptados a esses meios.

“O que está sendo oferecida é mais uma alternativa para aproximar o cidadão do mercado de trabalho. Além da quantidade de vagas, o sistema vai permitir também que possamos oferecer oportunidades mais ‘qualificadas’, ou seja, mais profissionais com curso superior, pós-graduação e vivência no exterior. Já temos a expertise em intermediação de mão de obra e outros serviços ao trabalhador e ao setor produtivo. Neste momento, damos um importante passo além”, conclui Zé Luiz.

O MEU EMPREGO SP pode ser acessado pelo endereço eletrônico: www.meuemprego.sp.gov.br

Municípios com DDD 11 que serão contemplados:

Alumínio, Araçariguama, Arujá, Atibaia, Barueri, Biritiba-Mirim, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Cabreúva, Caieiras, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Guarulhos, Igaratá, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Itatiba, Itu, Itupeva, Jandira, Jarinu, Joanópolis, Jundiaí, Juquitiba, Mairique, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Morumgaba, Nazaré Paulista, Osasco, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Salto, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, São Paulo, São Roque, Suzano, Taboão da Serra, Tuiuti, Vargem, Vargem Grande Paulista e Várzea Paulista.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome