Gestão eficiente da contabilidade reduz custos para pequenas e médias empresas

Especialista elenca que avaliar minuciosamente departamentos estratégicos da companhia pode potencializar resultados que, por vezes, estão escondidos no dia a dia da empresa

0
517
SB post

Com o afastamento da crise e a retomada do crescimento – mesmo que de forma parcial, algumas pequenas e médias empresas, tomadas pelo otimismo, negligenciam questões importantes que vão além de seu core business. A gestão eficiente da contabilidade, que pode atuar em diferentes esferas da organização, é um dos pontos que merece atenção constante e minuciosa.

Jorge Fernando Valério, economista, contador e fundador da Valério Perícias e Soluções Contábeis, explica que “a contabilidade gerencial pode ser entendida também como o processo de mensuração, análise e divulgação de informações relevantes e úteis e que auxiliam a nortear o gestor nas tomadas de decisões e em seu planejamento”.

A contabilidade gerencial é uma categoria que abrange em subgrupos a contabilidade de custos (gastos com material de forma adequada para calcular seu preço de venda e ter lucro), controladoria (controle interno de operações, evitando, assim, desperdícios ou perda de lucro), orçamentos e análise desses relatórios.

Valério esclarece que, por meio da análise da área contábil, é possível visualizar diferentes áreas da companhia de forma individual e pensar em melhorias assertivas para cada departamento: “desde área de compras até pós-venda podem se beneficiar, já que essa avaliação mostrará resultados que, muitas vezes, estavam escondidos no dia a dia da empresa, ou, então, foram jogados fora por conta de desperdícios não visíveis em um primeiro momento”, diz.

Por fim, pode-se concluir que a contabilidade – se utilizada em sua totalidade, ou seja, aplicada em todas as esferas da empresa – pode render frutos importantes para a organização, otimizar processos-chave e, mais que isso, identificar questões sensíveis que, em momentos turbulentos, principalmente, podem ser a questão crucial para manter a companhia financeiramente saudável.

Saiba mais: Jorge Fernando Valério é economista, contador e fundador da Valério Perícias e Soluções Contábeis. Com mais de 15 anos de experiência, o profissional presta consultoria para pessoas físicas e jurídicas, microempresas, microempreendedores e pequenas empresas com dificuldade em solucionar o seu dia a dia fiscal ou contábil.

Website: http://www.valeriopericias.com.br

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome