Escotismo: quais as vantagens para crianças e adolescentes

Um dos grandes benefícios de ser escoteiro é o aprendizado de valores morais, tais como respeito, honestidade, educação, cordialidade, disciplina e lealdade.

0
550
SB post

Escotismo é um movimento educacional que serve como ferramenta importante para ensinar a crianças e adolescentes os princípios fundamentais básicos para a formação de um ser humano guiado pelo respeito ao próximo, aos animais e à natureza.

A prática do escotismo começou em 1907, a partir de uma ideia do ex-general Robert Baden-Powell, que aproveitou diversas técnicas militares e as aplicou em um grupo de jovens. O método deu tão certo que passou a ser adotado em várias partes do mundo, nascendo assim, o Movimento Escoteiro.

A seguir veremos os benefícios de ser escoteiro para crianças e adolescentes e como os escoteiros são subdivididos por faixa etária. Acompanhe!

Benefícios dos grupos de escoteiros para crianças e adolescentes

Os benefícios do escotismo relacionam-se com a aquisição de conhecimentos sobre técnicas de sobrevivência em ambientes com poucos recursos e com o aprendizado sobre como agir com relação às adversidades que a pessoa enfrentará pela vida.

Aprender valores morais

Um dos grandes benefícios de ser escoteiro é o aprendizado de valores morais, tais como respeito, honestidade, educação, cordialidade, disciplina e lealdade. As crianças ainda aprendem a praticar boas ações, sendo incentivadas a desenvolvê-las todos os dias.

Aprender brincando

Para as crianças, principalmente as menores, tudo faz parte de uma gostosa brincadeira cheia de aventuras junto à natureza. Porém, durante as atividades dos escoteiros é trabalhada a construção do caráter do jovem. Trata-se de um complemento tanto do ambiente escolar quanto do familiar.

Unir pais e filhos

Diversas atividades de escotismo contam com o envolvimento dos pais das crianças e jovens escoteiros. Com isso, muitos pais acabam se envolvendo, naturalmente, nas atividades e ajudando na organização e, também, na administração do grupo. O resultado é uma melhor interação entre pais e filhos.

Benefícios de acordo com a idade do escoteiro

Os escoteiros são divididos de acordo com sua faixa etária em: lobinhos, escoteiros, sênior, pioneiro. Em cada uma delas os jovens são beneficiados de diferentes maneiras.

Lobinho – 6 a 10 anos de idade – Como ainda são muito jovens, para eles, tudo é transmitido por meio de brincadeiras. Aqui, são ensinadas às crianças noções sobre como trabalhar em equipe e elas ainda descobrem os seus interesses no universo do escotismo.

Escoteiro – 10 a 14 anos de idade – Nessa fase é chegado o momento tão esperado, os acampamentos! As crianças aprendem a montar as barracas e a cuidar da própria alimentação, tudo isso sempre com a supervisão dos adultos do grupo.

Sênior – 14 a 17 anos de idade – Já mais velhos, os jovens são movidos a desafios, e as atividades exigem maior complexidade, por isso, os acampamentos são mais radicais.

Pioneiro – 18 a 21 anos de idade – Aqui os jovens já exercitam, com bastante frequência e naturalidade, seu papel de cidadão. Assim, eles participam de ações humanitárias como a visita a instituições, entre outras atividades.
Saiba como entrar para o Grupo Escoteiro Santa Mônica

O Santa Mônica Clube de Campo criou, em 1984, o Grupo escoteiro Santa Mônica – GESM, que é um dos mais atuantes e organizados do Estado do Paraná. Localizado em local privilegiado junto à natureza e com toda a segurança, tem uma sede especialmente projetada para abrigar suas atividades. A participação é aberta apenas aos dependentes de associados ao Clube e o ingresso acontece sempre no início do semestre de atividades que coincide com o calendário escolar.

Saiba mais sobre o Grupo Escoteiro Santa Mônica no site: http://www.santamonica.rec.br/

Website: http://www.santamonica.rec.br/

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome