Enem: como se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio

Fazer o Enem permite ao estudante medir seus conhecimentos acadêmicos e colabora para a melhoria do ensino médio.

0
600
SB post

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi criado no final dos anos 90 para medir o desempenho dos estudantes do ensino médio de todas as escolas do país. No final dos anos 2000, o exame passou a ser utilizado também para ingresso em algumas universidades públicas e para acesso a programas de financiamento estudantil (Fies, Sisu e Prouni) em instituições particulares.

As provas objetivas abrangem as disciplinas de Matemática e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A prova de redação do Enem consiste na elaboração de um texto dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhas, a partir de um tema geralmente ligado a questões sociais, como política, cultura, ciência e atualidades. O título é opcional e conta como linha. É importante que o texto seja bem elaborado, com correção ortográfica e gramatical, coesão e coerência. No conteúdo, os candidatos precisam sustentar a tese que apresentam com boas bases argumentativas, além de apresentar uma ‘saída’ para a problemática do texto.

O Enem é realizado em duas etapas

Na primeira, são feitos os testes de Ciências Humanas, Linguagens e Redação. No total são 90 questões a serem respondidas nas provas de múltipla escolha. A segunda etapa aborda as Ciências Exatas, Códigos e Ciências da Natureza. O exame é uma verdadeira maratona de conhecimentos e exige muita dedicação e preparo. Para saber mais sobre o Enem, você pode acessar a página do Inep, tirar todas as suas dúvidas e sair na frente nessa corrida.
Veja agora algumas dicas de como se preparar para o Enem:

Planejamento de estudos

Faça tudo com antecedência, assim você estuda o conteúdo com calma, podendo, inclusive, revisar toda a matéria antes da prova. Isso dará mais segurança e diminuirá a ansiedade para a avaliação. Desenvolva uma rotina de estudos, faça um cronograma semanal e siga o planejamento à risca.

Aproveite os canais virtuais para adquirir conhecimento. Existe muito material de qualidade na web. Você pode, por exemplo, baixar e resolver provas antigas para ir treinando, bem como assistir às aulas virtuais.
Mantenha-se informado, nas horas vagas, leia notícias, assista a documentários e filmes com uma série de conteúdos interessantes, procure estar sempre por dentro do que acontece no Brasil e no mundo.
Pratique a escrita, elaborando, pelo menos, uma redação por semana. Escolha um tema e desenvolva-o dentro dos parâmetros exigidos pelo Enem.

Saúde

Cuide da alimentação e pratique atividade física. É comprovado cientificamente que essas medidas potencializam o desempenho mental e a resistência do corpo.

Evite alimentos ricos em gorduras e açúcares e faça pelo menos 30 minutos de exercícios diariamente; outra dica importante é a hidratação, beba água regularmente.

Durma o suficiente para descansar, evite distrações com redes sociais e TV na hora de dormir. O ideal é que se tenha, no mínimo, oito horas de sono por noite.
Escolha um dos melhores colégios quando o assunto é aprovação no Enem. O Colégio Suíço-Brasileiro foi o terceiro colocado no ranking do Enem em 2016 no Paraná e é referência em ensino, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Acesse o site https://chpr.aesb.com.br/ e saiba mais ou ligue (41) 3252-9100 e agende uma visita.

Website: https://chpr.aesb.com.br/

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome