Em SP, EMESP Tom Jobim prepara cidadãos para a música e para a vida

No centro da capital, instituição oferece cursos gratuitos de iniciação musical e prática de instrumentos para crianças, jovens e adultos

0
574
Cursos abrangem uma ampla gama de estilos musicais e vão desde os níveis básicos até os mais avançados
SB post

Já pensou em estudar música, sem pagar nada, em uma escola que leva o nome e teve como primeiro reitor e presidente do conselho o consagrado maestro Antonio Carlos Jobim?

Pois isso é possível em plena capital paulista, na EMESP Tom Jobim. Localizada no centro da cidade, a escola oferece cursos de iniciação musical e prática de instrumentos para crianças, jovens e adultos.

Desde 1989, a EMESP promove uma série de atividades, todas gratuitas, visando a formação de crianças e jovens nas áreas da música erudita e popular, além do aperfeiçoamento de músicos formados que busquem ampliar seus conhecimentos.

A EMESP Tom Jobim possui cerca de 90 habilitações e cursos e é referência no ensino de música brasileira para os mais de mil alunos da instituição, oferecendo conhecimento, vivência e compreensão musical, desde a música antiga à contemporânea, do popular ao erudito.

Seu projeto artístico-pedagógico é rico e abrangente e inclui parcerias internacionais que promovem intercâmbios de alunos, professores e ideias em um ambiente fértil em interações pedagógicas, artísticas e profissionais.

Cursos de formação

Estudantes que buscam aprendizado focado na prática de instrumento musical ou canto podem optar pelos cursos de formação da EMESP. A estrutura é dividida em três ciclos, com diferentes limites de idade: até 13 anos para o 1º ciclo; até 16 anos para o 2º ciclo; e até 21 anos para o 3º ciclo.

Cada ciclo possui um conjunto próprio de disciplinas obrigatórias e a progressão neles exige domínio do conteúdo dessas disciplinas. Para isso, é oferecida uma carga horária de 6 horas/aula semanais, distribuídas conforme as diretrizes estabelecidas pelo Projeto Pedagógico da EMESP Tom Jobim.

A Escola oferece ainda aulas de instrumentos musicais para as áreas de popular e erudito, respeitando as diretrizes de início e término de cada curso definidas no Projeto Pedagógico da EMESP Tom Jobim.

Um dos integrantes da Escola, Gabriel Barbalho possui uma trajetória interessante que passa por dois projetos importantes desenvolvidos pelo governo paulista, o Projeto Guri e a EMESP Tom Jobim. Vindo de uma família de músicos, sua relação com a música começou em casa, mas se aprofundou quando passou a ter contato com os profissionais do projeto.

“Desde sempre eu tive contato com música, mas para estudar de fato, eu comecei no Projeto Guri. Minhas primeiras referências dentro do Guri foram meus professores. A atuação mais marcante que tenho na memória foi a primeira vez que subi para tocar na Sala São Paulo”, conta Barbalho, que hoje desfruta o sonho de trabalhar com música profissionalmente.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome