A valorização do profissional através do curso de pós-graduação

Entenda por que é importante apostar em uma pós-graduação e veja os fatores que devem ser levados em conta antes da tomada de decisão.

0
874
SB post

O mundo, a tecnologia e as informações têm se transformado e evoluído muito rapidamente. Dessa maneira, é evidente que os profissionais precisam buscar especializações para aprofundar o nível de conhecimento e, consequentemente, alcançar bons cargos no mercado de trabalho.

Além disso, os processos seletivos estão cada vez mais concorridos. Diante desse cenário, um bom curso de pós-graduação faz total diferença.

Quais são os tipos de pós-graduação?

No entanto, antes de apostar em uma pós-graduação, é preciso analisar diversos fatores e buscar o máximo de informações possíveis para então investir no curso ideal para você.

Podemos dividir a pós-graduação em dois campos de conhecimento: Stricto Sensu (parte da ideia de “restrito”) e Lato Sensu (vem da ideia de “sentido amplo”).

Do lado do Stricto Sensu estão os cursos de mestrado profissional e acadêmico, doutorado e pós-doutorado. Esses cursos são voltados para quem deseja seguir carreira acadêmica.
O objetivo é formar professores universitários ou pesquisadores. O ideal é que o aluno desses tipos de curso tenham bastante tempo livre ou que possam se dedicar em tempo integral.

Os cursos classificados como Stricto Sensu possuem uma carga pesada de estudos teóricos para estimular o pensamento crítico. Além disso, esses cursos também exigem presença em diversos encontros acadêmicos, como palestras e congressos, por exemplo.

Já os cursos Lato Sensu são especializações e MBAs mais voltados para o mercado de trabalho. Geralmente, a duração desses cursos é menor (de 1 a 2 anos) se comparados com os cursos Stricto Sensu (de 2 a 4 anos) e devem ter uma aplicação mais facilitada e prática no dia a dia de trabalho.

Por que a pós-graduação é importante?

Atualmente, dependendo do cargo e do nível, só a graduação não é suficiente. E, em tempo de processos seletivos altamente concorridos, é preciso ter destaque para chamar a atenção dos recrutadores.

Cursar uma pós-graduação é um meio adequado para conseguir mais notoriedade e, consequentemente, a colocação desejada. Além disso, ao realizar esse tipo de curso, é possível desenvolver habilidades ainda mais específicas da área, análise crítica e atualizar-se para ficar a par de novas ferramentas e metodologias de trabalho.

Pós-graduação a distância

No entanto, para quem já possui uma rotina corrida de trabalho somada às demais atividades do dia a dia, pode ser difícil encontrar tempo para se aplicar novamente aos estudos.

A boa notícia é que a educação a distância está cada vez mais variada. Atualmente, é possível encontrar cursos na modalidade a distância ou semipresencial que atendem diversos públicos e objetivos e, claro, a pós-graduação.

Sendo assim, vale encarar o EAD pós-graduação como um investimento produtivo e seguro.

Website: https://www.portalpos.com.br/

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome