5 habilidades que toda equipe de Segurança da Informação precisa ter

Saiba o que faz uma equipe de segurança da informação ser essencial para uma empresa

0
690
SB post

A segurança da informação é uma preocupação cada vez maior entre empresas de todos os setores. Afinal, os dados sensíveis e confidenciais do negócio precisam estar protegidos. Os maiores problemas enfrentados por empreendedores na hora de montar uma equipe de segurança da informação, no entanto, são a dificuldade na seleção e a escassez de profissionais qualificados. Essa é, afinal, uma profissão relativamente nova. É difícil saber quais características procurar nos profissionais de segurança e qual é o tipo de formação exigida para esses cargos.

Como contornar a falta de profissionais qualificados?

Encontrar profissionais com formação específica em segurança da informação no mercado ainda é muito difícil. Atrair esses talentos pode ser um grande desafio, já que muitas vezes esse perfil de colaborador prefere trabalhar com consultorias especializadas ou com home office. No entanto, as certificações e treinamentos em segurança da informação podem ser uma ótima forma de qualificar profissionais competentes de TI.

“As mais importantes certificações em segurança da informação são a CEH, CHFI, CISSP e CCISO, entre outras. Existem cursos de preparação e qualificação para essas certificações. O investimento nesse tipo de treinamento é uma alternativa viável na hora de montar uma equipe de segurança da informação”, informa Dario Caraponale, da Strong Security (https://www.strongsecurity.com.br/), empresa que oferece soluções em segurança da informação, como treinamentos e softwares variados para controle de acesso. “Esse é também um primeiro passo para profissionais de TI que buscam se inserir nesse mercado, que está em crescimento e apresenta carência de mão de obra qualificada”, completa.

5 habilidades fundamentais aos profissionais de segurança da informação

Contratar corretamente vai muito além da qualificação. Existem habilidades e características específicas que garantem que o profissional de segurança da informação está apto a fazer um trabalho realmente qualificado.

1. Ética e confiabilidade

Essa pode parecer uma característica básica para qualquer profissão, mas é especialmente importante na equipe de segurança da informação. Esses profissionais terão acesso a todas as informações mais sensíveis de uma empresa. Além disso, conhecem as vulnerabilidades de segurança e possuem know-how sobre como explorá-las. Portanto, é preciso garantir que a equipe de segurança da informação seja composta de profissionais com forte senso de ética e muito confiáveis.

2. Proatividade e eterno descontentamento

Falar de descontentamento contínuo pode parecer uma característica negativa, mas o bom profissional de segurança nunca está satisfeito com o nível de proteção atual dos dados. Ele sempre estará procurando vulnerabilidades, melhorias e formas de deixar tudo ainda mais seguro.

Essa proatividade permite que novas tecnologias de proteção sejam incorporadas e que tudo esteja sempre atualizado e funcionando perfeitamente. Uma equipe eficiente é composta de pessoas que mostram entusiasmo em encontrar novas falhas e maneiras de proteger os dados.

3. Capacidade de aprender rápido e independentemente
O mercado de tecnologia, como um todo, é extremamente dinâmico. Tudo anda em um passo acelerado. Daqui a um ano todas as técnicas usadas hoje em programação, web e armazenamento já estarão ultrapassadas. É por isso que um bom profissional de segurança é autodidata e aprende rápido.

Todos os dias, novas vulnerabilidades são descobertas, novos vírus surgem na web e novas técnicas de ataque são criadas. Os hackers não param e os profissionais de segurança precisam segui-los. É como um eterno jogo de gato e rato. Por isso, é necessário investir em profissionais dispostos a acompanhar o ritmo acelerado desse mercado para se atualizarem sempre.

4. Visão global e panorâmica dos negócios
É muito comum que profissionais de TI entendam apenas de TI. O perfil de colaborador que se especializa muito e se recusa a prestar atenção em setores menos voltados para a tecnologia como gestão e recursos humanos é frequente na área. No entanto, essa característica deve ser evitada em um time de segurança a todo custo.

As ameaças à informação não são apenas lógicas. Vírus e ataques virtuais são um problema, claro, mas existem outras vulnerabilidades que precisam ser consideradas. Procedimentos falhos na gestão, sistemas de permissão inadequados e principalmente o fator humano precisam ser enxergados pela equipe.

5. Bom relacionamento interpessoal
Outro problema comum com especialistas em tecnologia é o relacionamento interpessoal e a capacidade de ação em equipe. Isso não pode estar presente na equipe de segurança da informação. É preciso que a comunicação, tanto entre os membros da equipe quanto com os outros setores, seja clara e eficiente. Afinal, o setor de TI é apenas uma parte da segurança dos dados da empresa. Uma equipe eficiente deve ser capaz de delegar tarefas, comunicar necessidades aos desenvolvedores e informar usuários sobre os procedimentos.

Mais informações

Para saber mais sobre o assunto, entre em contato com a Strong Security: http://www.strongsecurity.com.br.

Website: http://www.strongsecurity.com.br

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome