Quais informações um site institucional deve ter?

0
96
Quais informações um site institucional deve ter?
People psd created by freepik - www.freepik.com
SB post

Um site institucional se tornou um espaço importante e que todas as empresas devem ter. Isso porque é ele que insere a organização no espaço digital, tão importante atualmente.

Aliás, ter um site é uma obrigação para qualquer empresa, já que, hoje em dia, o primeiro lugar que o cliente procura informações sobre determinado produto ou serviço é na internet.

Cerca de 70% da população mundial tem acesso à internet, o que significa que é muito baixo o número de pessoas que não estão conectadas.

Portanto, o site está entre as principais estratégias de marketing digital e aproximação com os clientes. Seja para atrair visitantes ou conquistar novos clientes, ele é importante para promover a marca de maneira on-line.

No entanto, não basta apenas criar um endereço na web e esperar que tudo aconteça. É importante que ele seja bem feito e seja completo. Além disso, precisa trazer excelente usabilidade e promover a marca na web.

É nessa hora que muita gente fica em dúvida e acaba se perdendo. Por isso, neste artigo vamos definir o que é site institucional, sua importância, vantagens e tudo o que deve conter nele para que atenda às expectativas dos usuários.

O que é site institucional?

Um site institucional é o endereço de uma empresa na internet. Ou seja, é onde o negócio será apresentado por meio de páginas virtuais que vão promover a marca e o que ela tem a oferecer.

Para isso, ele precisa concentrar todas as informações importantes sobre a organização, para que os clientes sejam atraídos até ela, oferecendo atendimento de qualidade e fortalecendo a marca perante o seu público-alvo.

O site também costuma ser o primeiro lugar que um usuário tem contato com uma empresa, isso porque ele acaba aparecendo como resultado de uma pesquisa.

Por exemplo, ao pesquisar por book infantil preço, o usuário terá acesso a diversos resultados que o levarão até o site de diferentes estúdios e fotógrafos. Por isso, é o primeiro lugar onde o consumidor procura as informações que deseja.

Isso faz com que seja necessário que o site institucional apresente uma seção “sobre nós”, que traga, de maneira clara, a definição de sua missão, visão e valores, contando sua história e transmitindo sua cultura.

Os produtos e serviços oferecidos pelas empresas devem ter um espaço específico dentro do site, bem como as políticas da empresa, ações sociais que realiza, projetos e promoções.

Além destes, outros elementos comuns que estão presentes são área de imprensa, investidores, suporte, atendimento ao cliente e trabalhe conosco.

A depender do porte da empresa ou de sua atuação, como no caso de espaço para eventos com piscina, outros endereços podem estar vinculados. Alguns exemplos são:

  • Blogs;
  • Lojas virtuais;
  • Sites de outras marcas;
  • Portais de colaboradores.

Tendo em vista de seu conteúdo, não fica difícil imaginar e entender por que um site institucional é considerado de tamanha importância nos dias atuais.

Importância do site institucional

Na era das redes sociais, é muito comum que as pessoas questionem a real importância dos sites. 

E mesmo que os consumidores estejam realmente muito ativos nesse tipo de mídia, muitos não possuem perfil, outros fazem pesquisas on-line e só no site as informações são completas.

Por isso, é de suma importância que as empresas tenham um site institucional e que dessa forma garantam sua presença no meio digital. 

Além disso, dentre as principais razões que ressaltam a importância de um site estão:

Fortalece a imagem da empresa

Uma empresa que não garanta presença na internet dificilmente terá uma imagem marcante na cabeça dos consumidores. 

Dessa forma, o site institucional acaba sendo uma das maneiras mais fortes de transmitir as ideias da organização aos seus consumidores.

Quando acessa o site de um chaveiro especializado em chaves de carros antigos, o usuário logo se identifica com a marca, aumentando seu vínculo com a organização.

Aumenta a credibilidade

A reputação de uma empresa é facilmente reforçada com o site institucional. Isso porque, hoje em dia, nenhum consumidor leva a sério uma empresa que não conte com um site, ou, ainda, empresas que tenham sites mal elaborados ou com design amador.

Um bom site institucional bem projetado valoriza a identidade da instituição, e traz conteúdos de valor. Isso traz mais credibilidade ao negócio e os usuários passam a respeitar mais a marca.

Alcança mais pessoas

Um bom site institucional, que conte com um bom planejamento e estratégias SEO alcança milhões de usuários, de maneira muito rápida e barata do que por meio das mídias tradicionais.

Inclusive, a internet tem se mostrado muito mais eficiente na prospecção e também para atingir mais pessoas que do a televisão.

Isso porque ela leva até o site de uma confeitaria, pessoas que estejam interessadas em mousse de limão diet, por exemplo. Isso significa que os usuários são segmentados, o que facilita no fechamento de vendas.

Por conta dessas razões, ter um site institucional tem se mostrado cada vez mais vantajoso para as organizações.

Vantagens do site institucional

É fato que, ao pesquisarmos pelo nome de uma empresa, é muito difícil não encontramos o site dela na internet. 

Da mesma forma que, as pesquisarmos por qualquer produto ou serviço, sempre vamos encontrar sites de empresas que ofereçam o que foi pesquisado.

Isso acontece não apenas pela obrigatoriedade que as empresas têm de estar on-line, como também por conta de diversas vantagens que o site institucional traz, como:

Presença on-line

Para participar ativamente do mercado, é fundamental estar presente no meio digital. Portanto, fazer o contrário pode ser fatal para o sucesso dos negócios.

Portanto, uma confeitaria especializada em encomenda de doce precisa estar na rede, marcar presença na internet. E um dos principais motivos para isso é também o fato de poder ser encontrada 24 horas por dia, sem interrupções ou interferências.

Excelente custo-benefício

Antigamente, o único jeito que uma empresa tinha para divulgar seus produtos ou serviços era fazendo anúncios na TV, rádio, em outdoors, entre outros. Isso acabava por exigir um gasto dispendioso que apenas as grandes empresas podiam dispor.

Como consequência, gerava-se uma concorrência desleal, onde os pequenos não tinham vez e lutavam para conquistar um pequeno espaço no mercado. O site não exige altos investimentos e todos podem ter.

O que deve conter em um site institucional?

Para que as estratégias de uma empresa de controle de acesso condominial deem certo, ela precisa saber o que colocar dentro de seu site. E dentre os principais itens estão:

História da empresa

Não existe canal melhor para contar um pouco sobre a história de uma organização do que dentro do site dela. 

Inclusive, é nesse espaço que a empresa pode usar e abusar do storytelling, ressaltando a trajetória da organização, além de suas vitórias.

Cultura organizacional

O espaço da cultura organizacional no site de uma empresa de instalação de interfone SP deve reunir os valores, princípios e métodos exclusivos da organização. Afinal, é isso que as diferencia de sua concorrência.

Por isso, é importante reservar um espaço exclusivo para que a instituição possa falar sobre sua cultura, além de sua missão, visão e valores.

Produtos e serviços

É importante e indispensável que o site institucional conte com uma seção exclusiva para expor, detalhar e valorizar os produtos ou serviços que vende.

É nesta seção que os usuários terão informações sobre o que é, por exemplo, exaustor eólico industrial

Por isso, é importante colocar uma descrição detalhada que contenha as principais informações sobre aquilo que a empresa vende.

Inclusive, é nesta seção que os clientes podem encontrar manuais de instrução e catálogos completos. 

Isso acaba por incentivar positivamente a decisão de compra do cliente. Também é nesta parte do site que uma plataforma e-commerce pode ser integrada.    

Contatos

Obviamente, é importante que em um site contenha institucional contenha um espaço com todos os meios de contato que a empresa oferece para que o cliente entre em contato com ela.

Também podem ser usados os chatbots, uma espécie de chat que oferece uma conversa instantânea entre o cliente e a empresa, fortalecendo um vínculo e facilitando as vendas.

Depoimentos de clientes

Atualmente, um dos fatores que os clientes mais levam em conta é ler a opinião de outros clientes no site das empresas.

Isso, além de fazer com que os potenciais clientes se sintam mais seguros, aumenta a credibilidade da marca perante o seu público.

Existem outros itens que podem ser colocados dentro de um site institucional, mas, sem dúvidas, os elencados neste artigo podem ser considerados como os principais. 

Além de ajudarem a empresa a marcar presença na internet, fazem isso do jeito certo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome