Prorrogada, campanha de vacinação contra gripe vai até 22 de Junho

A vacinação foi ampliada no município para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos

0
1106
PRORROGADA, CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE VAI ATÉ 22 DE JUNHO
SB post

O prazo da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza (gripe) foi prorrogado pelo Ministério da Saúde até o dia 22 de junho para atingir a meta de imunizados dos grupos prioritários. A Prefeitura de Caçapava, através da Secretaria de Saúde, vai continuar a disponibilizar as doses da vacina, gratuitamente, nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e Unidade Básica de Saúde (UBS). Quem ainda não se imunizou deve procurar as unidades da rede, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Na última semana a vacinação foi ampliada no município para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos. A meta de cobertura vacinal determinada pelo Ministério da Saúde para Caçapava é a imunização de 90% das pessoas dos grupos mais suscetíveis à doença. Até agora, foram vacinadas 79,17% da população do grupo de risco, o que representa 15.324 pessoas imunizadas.

A vacina tem eficácia de seis a 12 meses e reduz as complicações que podem gerar casos mais graves da doença, como internações ou até mesmo óbitos. Protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano, no Hemisfério Sul, de acordo a Organização Mundial da Saúde (OMS): o A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. Vale ressaltar que a vacina contra a gripe é segura e salva vidas. Segundo o Ministério da Saúde, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e em, aproximadamente, 50% nas doenças relacionadas à influenza.

São do grupo prioritário para receber a vacina pessoas a partir de 60 anos; crianças de seis meses a cinco anos; trabalhadores de saúde; professores das redes pública e privada; povos indígenas; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); pessoas privadas de liberdade, inclusive adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas; além dos funcionários do sistema prisional.

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). O Ministério da Saúde orienta a população em geral, a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome