Por que optar pela energia solar na sua construção?

0
67
Por que optar pela energia solar na sua construção?
Imagem realizada por Kelly Lacy - De Pexels
SB post

A construção de um imóvel requer muitas decisões e escolhas, e uma delas está relacionada ao consumo de energia.

A vida moderna depende da eletricidade, sendo ela a base da economia e do bem-estar social. No Brasil, a demanda por eletricidade aumentará em quase 4% até o ano de 2032.

Por esse motivo, e também pelo alto custo da energia elétrica no país, é importante buscar por alternativas, como a energia solar.

Essa energia é produzida por módulos ou painéis instalados nas construções. A função deles é absorver a luz do sol, transformando-a em energia elétrica que será usada diretamente nas necessidades do imóvel.

Ela é considerada uma energia renovável e sustentável, que pode ser reaproveitada e utilizada por meio de diferentes tecnologias. Algumas delas são sistemas de aquecimento, energia solar fotovoltaica, energia heliotérmica e arquitetura solar.

Apesar de ser muito utilizada em países como Alemanha e China, no Brasil, as pessoas ainda não se conscientizaram da importância da energia solar.

Por se tratar de uma opção que traz tantos benefícios, é importante conhecê-la um pouco mais a fundo. 

Por isso, neste artigo vamos falar sobre a energia solar, e por que ela é benéfica para o meio ambiente e para as pessoas.

O que é energia solar?

A energia solar é aquela proveniente da luz e calor do sol. Ela pode ser aproveitada por diferentes tecnologias, tais como aquecimento solar, energia solar fotovoltaica e energia heliotérmica.

É um tipo de energia sustentável e renovável, que tem exclusivamente na luz e calor do sol suas fontes de energia inesgotáveis.

A luz solar é captada pelos painéis, e transformada em corrente elétrica para ser utilizada em residências, comércios e também na indústria.

Por causa disso, muitas construtoras de condomínios têm priorizado um sistema de luz solar, assim como no controle de acesso condominial.

Trata-se de uma energia limpa que não agride a natureza, como faz a energia elétrica. Além disso, não tem os mesmos custos elevados, pois a luz e o calor do sol são energias muito promissoras e aproveitáveis.

É considerada inesgotável e possui um potencial excepcional, se comparada a muitas outras fontes de energia.

Para ser bem aproveitada, durante a construção é recomendável que as placas sejam instaladas no local mais alto da casa ou edifício, e que a manutenção seja feita periodicamente para conservar o sistema.

Essas estratégias evitam o desperdício e permitem aproveitar a luz solar com todo seu potencial.

Como a luz solar pode ser usada em uma construção?

Sabe-se que em uma construção com energia solar, diversos itens são indispensáveis, como disjuntor para energia solar para que ela funcione corretamente.

Isso porque existem inúmeras formas para aproveitar a energia solar. A exploração de sua matriz energética de maneira sustentável, renovável e econômica permite:

  • Aquecimento da água;
  • Geração fotovoltaica de energia elétrica;
  • Iluminação pública;
  • Sistemas de uso coletivo como escolas, postos de saúde, etc.

É comum que as pessoas acreditem que quando o assunto é energia solar, esta seja produzida apenas por um único sistema, o que não é verdade. Isso porque existem diferentes meios para produzir essa energia.

Principais tecnologias de energia solar

Existem meios diferentes para aproveitar a energia solar que podem ser aplicados a uma construção, assim como telha cerâmica esmaltada. Dentre as principais tecnologias estão:

Energia solar fotovoltaica

Essa é a energia que mais cresce, por ser a mais vantajosa e limpa do mundo. Além disso, ela pode ser diretamente convertida em energia elétrica.

Seu funcionamento se dá por meio de materiais semicondutores como o silício cristalino, que converte energia luminosa em energia fotovoltaica.

Essa opção existe há mais de 100 anos, atualmente sendo empregada para a geração de energia em milhares de residência. Por isso é uma excelente opção para quem está construindo.

Para que ela possa gerar a energia elétrica, as células fotovoltaicas precisam ser montadas dentro de um painel solar. Isso traz mais proteção e durabilidade, também conectando um painel ao outro. Esse sistema é composto por:

  • Painéis solares;
  • Inversor solar;
  • Sistema de fixação de placas solares;
  • Cabeamentos;
  • Conectores.

Energia solar heliotérmica

Trata-se de uma opção alternativa, que pode ser utilizada na instalação de elevadores, por exemplo. Ela possibilita a geração de energia térmica ou elétrica para residências e indústrias por meio da energia solar.

Para fazer uso dessa opção, na maioria das vezes, quem está construindo opta por utilizar concentradores, como espelhos que fazem a troca de energia em um ponto específico.

Esse ponto pode ser no topo de uma torre ou em um tubo a vácuo. Então ele aquece o líquido que está dentro, utilizando-o para gerar vapor e alimentar a turbina elétrica a vapor.

Principais métodos de obtenção de energia solar

Os métodos de obtenção da energia solar podem ser classificados como diretos ou indiretos, além de passivos e ativos.

Meio Direto

Esse meio precisa apenas de uma etapa para obter a energia solar e transformá-la em energia elétrica, como no caso da energia fotovoltaica. Trata-se de um método seguro, assim como Empresas de Manutenção de Elevadores cuidam deste meio de transporte.

Meio Indireto

Esse precisa de duas ou mais etapas para transformar a energia solar em energia elétrica. A energia heliotérmica é um bom exemplo porque a luz solar atinge os espelhos refletores que concentram calor em tubo a vácuo.

Então a água passa por esse tudo e quando ela estiver transformada, alimentará uma turbina para gerar a energia elétrica.

Além de ser uma maneira simples e barata de produzir eletricidade, a energia solar traz muitos benefícios.

Principais benefícios da energia solar

Existem muitas vantagens que levam as pessoas a optarem pela energia solar quando estão construindo seus imóveis.

E uma das que mais pesa é a economia, pois assim como um chuveiro elétrico econômico, a energia solar também economiza energia e traz muitas vantagens como:

Compromisso com o meio ambiente

Ao contrário de outras fontes de energia elétrica, a energia solar é limpa porque não produz resíduos poluentes ou gases estufas. Além disso, é gerada por meio de um processo natural, que se repõe constantemente.

A construção dos sistemas fotovoltaicos não impacta negativamente para o meio ambiente, como no caso de uma hidrelétrica. Estas sim correm o risco de inundar quilômetros, destruindo o ecossistema e desabrigando famílias.

Mais economia

Quem escolhe a energia solar quando está construindo, está optando por qualidade e economia, assim como quando optou por gesso lento.

A energia solar proporciona uma redução de gastos na conta de energia elétrica, que pode chegar a 95%. Além do mais, a instalação de um sistema de energia solar tem duração de 25 anos.

Portanto, pode-se dizer que o custo da instalação paga-se tranquilamente durante esse tempo, chegando a ser calculados menos de 6 anos para isso. 

Além disso, o usuário pode trocar seus excedentes de energia solar por créditos na conta de uma concessionária.

Manutenção mínima

Tudo em um imóvel, incluindo revestimento de poliuretano, em algum momento, vai precisar de manutenção. Com o sistema de energia solar não é diferente, no entanto, sua manutenção é mais simples.

Ela se resume em uma limpeza periódica dos painéis. Essa limpeza evita a perda da eficiência energética, bem como a redução da vida útil do sistema. 

Portanto, uma limpeza é importante para retirar o acúmulo de poeira, folhas, galhos e dejetos de aves.

Compartilhamento de energia

Uma das melhores vantagens é que duas pessoas podem aproveitar a energia solar em imóveis diferentes. 

Isso significa que elas podem realizar a instalação do sistema e dividir os custos entre si.

Valorização do imóvel

A construção de um imóvel é o sonho de muitas pessoas, por isso, é importante planejar bem para que o imóvel tenha um bom valor de mercado. E uma das coisas que mais valoriza um imóvel é a presença de um sistema de energia solar.

Uma casa com esse sistema é considerada pelo mercado como mais eficiente em termos energéticos e altamente sustentável, algo muito valorizado atualmente.

Quem investe na construção de imóveis para locação e vendas, pode aproveitar os benefícios da energia solar para vender um imóvel por um preço mais alto, assim como cobrar mais alto o valor de um aluguel.

Não importa qual o tamanho ou tipo de imóvel que esteja sendo construído. É possível instalar um sistema de energia solar para trazer mais conforto, economia e segurança no consumo de energia elétrica.

Outra vantagem que destaca essa opção é o fato de que não acontecerão mais aquelas quedas de energia que costumam acontecer em imóveis com energia elétrica. Quem escolha a energia solar, nunca mais fica sem eletricidade.

E construir um imóvel é a chance perfeita para optar pelo que há de mais moderno e vantajoso em eletricidade: um investimento que preserva o meio ambiente e melhora as condições de vida.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome