Paisagismo: soluções rápidas para a sua casa

0
127
Paisagismo: soluções rápidas para a sua casa
SB post

O paisagismo é um conceito que trata da decoração dos jardins e espaços externos, utilizando modelos, tendências e técnicas que são responsáveis por proporcionar um ambiente mais harmônico no aspecto visual.

Se você deseja investir na montagem de um belo jardim em sua residência, é preciso conhecer mais detalhes sobre o tema, para que você possa levar em consideração as principais técnicas utilizadas para a decoração externa.

Isso, porque os jardins e quintais são locais que normalmente possuem um atrativo mais natural, criando um ambiente de lazer e relaxamento.

Existem muitos elementos que podem ser utilizados na decoração do local, fazendo com que a natureza esteja presente na rotina das pessoas.

Por se tratar de uma área que exige conhecimento sobre espécies de plantas e flores, é importante considerar a contratação dos serviços de um paisagista, que certamente pode dar todo o suporte necessário para a criação do jardim perfeito para a sua residência.

Mais do que um simples local ao ar livre, o jardim pode ser responsável por um imóvel muito mais bonito e valorizado, deslumbrando não apenas o seu proprietário, mas também os seus convidados e visitantes.

O que se deve considerar no projeto de paisagismo?

Para criar um ambiente de acordo com as expectativas do proprietário do imóvel, é preciso criar um planejamento prévio.

Para isso, é essencial entender quais as necessidades e os desejos que o dono da casa possui, de modo a projetar, de maneira mais assertiva, um paisagismo ideal para o ambiente.

Entre as principais perguntas feitas por um profissional paisagista estão:

  • Existe algum tipo de planta preferido?
  • Qual será a periodicidade de manutenção do jardim?
  • Qual o estilo que mais agrada ao proprietário do imóvel?
  • Pretende utilizar objetos decorativos na composição do jardim?

As respostas para essas perguntas ajudam na elaboração de um projeto mais personalizado, levando em consideração os elementos que mais fazem sentido para o proprietário.

Depois, o paisagista precisará analisar, de maneira mais apurada, o local que receberá as plantas, já que o clima, o espaço e o tipo de terreno influenciam diretamente a conservação do jardim.

Em locais públicos, como shoppings e prédios comerciais, em que há a execução de demolição e terraplanagem no terreno antes da construção das edificações, é essencial que os profissionais envolvidos informem ao paisagista os elementos de botânica e de arquitetura do local, para que o jardim possa ser bem estruturado e não seja afetado pela morte precoce da vegetação utilizada.

É por esse motivo que contratar um profissional qualificado faz toda a diferença para a montagem de um jardim. Isso, porque a estruturação de um projeto demanda atenção e conhecimentos específicos, que vão resultar em um paisagismo bonito e vigoroso.

Técnicas de paisagismo para o seu jardim

Conhecer o ambiente externo da sua casa é fundamental para que a idealização do projeto seja mais assertiva.

É preciso saber qual o tempo de incidência solar diária no local, a umidade, e outros elementos naturais que podem influenciar diretamente a conservação da área.

Isso ajuda a escolher as espécies de plantas apropriadas para o seu jardim, de modo que elas estejam sempre bonitas e bem cuidadas.

Depois de coletar essas informações, é possível utilizá-las em conjunto com várias técnicas de paisagismo, de modo a realizar o planejamento do seu jardim, como veremos a seguir.

Jardins e caminhos

Montar um jardim utilizando pequenas passarelas para o deslocamento das pessoas é de grande importância para que as plantas não sejam pisoteadas.

Assim, além de facilitar o acesso até cada uma delas para realizar a manutenção, é possível ainda criar uma decoração diferenciada.

Nesse caso, é possível apostar na colocação de piso intertravado colorido, que normalmente é utilizado em áreas externas e possui uma aparência mais rústica.

Há também o uso de pisos de madeira, principalmente quando o local ainda comporta outros elementos que utilizam o mesmo material em sua composição, criando uma combinação harmônica no ambiente.

Se na área externa existe uma porta de madeira, por exemplo, é possível ornamentar a passagem com pequenos caminhos utilizando decks ou tábuas.

Mesmo que o material fique exposto às mudanças constantes do clima, ele pode ser revitalizado com as técnicas de restauração de piso de madeira, devolvendo a sua beleza rapidamente.

Tanto o piso intertravado quando os decks de madeira são pisos de rápida aplicação, não sendo preciso realizar reformas no local.

Desse modo, uma pequena passarela deixa o seu jardim muito mais bonito e especial.

Plantar diferentes espécies em vasos

Uma boa alternativa para cultivar uma espécie de planta mais específica é apostar no plantio em vasos.

Isso permite fácil manuseio das plantas, que podem ser mudadas de lugar a qualquer momento, de maneira que, caso aquela espécie precise estar em um ambiente com menor incidência de sol, o vaso pode ser posicionado em outro local com tranquilidade.

Você ainda pode apostar em uma pequena bancada para acomodar diferentes espécies, em uma área mais fechada.

Desse modo, a conservação dessas plantas é feita de maneira apropriada, garantindo que elas sejam bem cuidadas e permaneçam radiantes por mais tempo.

Investir em iluminação

Existem dois tipos principais de iluminação que podem ser utilizadas no paisagismo: a natural e a artificial.

A luz natural traz um clima mais leve ao ambiente, além de que as plantas normalmente precisam do sol para se desenvolver de modo apropriado.

Em um sistema de luz artificial, é muito comum inserir espeto de jardim em algumas áreas do gramado, de modo que, ao anoitecer, quando a iluminação é acionada, ela produz efeitos que tornam o ambiente ainda mais agradável.

É possível ainda apostar na instalação de pequenos refletores e balizadores, que devem ser posicionados de acordo com o tipo de iluminação que se deseja.

Se há uma piscina nos entornos do seu jardim, o uso de led para piscina de fibra pode complementar o cenário, deixando o ambiente mais bonito e relaxante.

Por ser um equipamento de fácil instalação, essa é uma solução rápida para complementar a iluminação do seu jardim.

Utilizar itens decorativos

Um jardim pode comportar facilmente alguns objetos decorativos. Entre eles, é possível destacar bancos e mesinhas, que podem ser dispostos para um momento de lazer e descontração das pessoas.

Além desses, outros itens menores podem ser dispostos no local para proporcionar um clima descontraído. Pode-se usar pequenas estátuas, ou vasos e alguns tipos de móveis.

Outro elemento muito utilizado para compor o paisagismo de um jardim é o pergolado, que pode ser fabricado em vários tipos de materiais, e também pode acomodar diferentes tipos de plantas em sua estrutura.

Jardim de pedra

Os jardins de pedra são uma boa alternativa para compor o cenário do seu ambiente externo.

Eles podem ser feitos de várias maneiras e estilos, de modo que a decoração vai depender da escolha do proprietário do imóvel.

Tanto quanto as plantas, as pedras utilizadas precisam de manutenção. É muito comum que alguns procedimentos de revitalização sejam aplicados em pisos de áreas internas, tal como o polimento de mármore e granito, para que a superfície volte a brilhar e devolver um aspecto mais bonito aos cômodos.

A manutenção do jardim de pedra pode ser feita de maneira relativamente simples, com a aplicação de produtos apropriados.

Isso, porque, mesmo que com o passar do tempo algumas pedras fiquem mais escuras, é possível apostar na limpeza de mármore branco e de outros tipos de pedras, que revitalizam a aparência da área.

Desse modo, é possível unificar o uso de pedras e plantas no seu jardim de maneira fácil e bonita.

Substituição do gramado

Se você possui um belo gramado no seu jardim, pode ser necessário substituí-lo após alguns anos, devolvendo a beleza à sua área externa.

Ao contrário do que se imagina, devolver um aspecto mais verde ao jardim não é tão difícil, já que hoje é muito comum adquirir grama nos estabelecimentos especializados em jardinagem.

Assim, após tirar as medidas da área que receberá o material, é preciso encomendar a quantidade com o seu fornecedor de grama, e solicitar que o seu jardineiro de confiança realize a troca do produto, de modo a revitalizar a aparência do seu jardim.

Podar as plantas e regá-las frequentemente é outra maneira de manter o seu jardim sempre apresentável e bonito.

Além disso, é necessário remover as ervas daninhas, deixar o solo bem arejado e aparar a grama. Aproveite para colher as folhas que caem sobre o chão, essa limpeza muda o aspecto geral de todo o espaço.

Os benefícios do paisagismo

O paisagismo é um segmento que vem ganhando grande destaque, porque ele é responsável por conferir maior valor a um imóvel.

No caso da venda ou mesmo do aluguel de um imóvel, é possível encantar os possíveis interessados com um jardim planejado e bem cuidado, tornando a residência ainda mais atrativa e agregando valor a ela.

O paisagismo, além de deixar o ambiente muito mais relaxante e com aspecto natural, pode criar um cenário perfeito dentro de uma residência, devido às técnicas utilizadas em sua aplicação.

Por isso, ao planejar a montagem do seu jardim, é importante levar em consideração as soluções oferecidas pelo paisagismo, valorizando o seu imóvel de maneira simples e natural.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome