Melhore a sua produtividade no trabalho

0
25
Melhore a sua produtividade no trabalho
Photo by Austin Distel on Unsplash
SB post

Melhore a sua produtividade no trabalho

Qualquer profissional sabe da importância da produtividade dentro do ambiente de trabalho. Além de permitir mais rapidez, ser eficiente é um modo de garantir a entrega de tarefas bem-feitas.

Não à toa, muitas empresas investem em palestras e treinamentos sobre o tema, ajudando os seus funcionários a encontrarem os melhores meios de atuar no seu setor.

Mesmo para quem possui um nível de entrega satisfatório, sempre há melhorias que podem ser implementadas no seu método de trabalho, facilitando procedimentos e otimizando o tempo que é empregado nas atividades.

A produtividade é composta principalmente de foco. Por isso, mais do que sair por aí fazendo mil tarefas simultaneamente, o profissional precisa centralizar a sua atenção naquilo que ele está fazendo no momento.

A dedicação também é importante, de modo que se o colaborador se presta a entender o seu trabalho, melhor executado ele vai ser.

Isso quer dizer que uma empresa de alimentação hospitalar vai ser muito mais produtiva quando ela investir em uma equipe focada e dedicada ao negócio.

Para que isso seja possível, é necessário saber quais pontos devem ser aperfeiçoados na rotina dos funcionários de um negócio, garantindo um dado final interessante.

Sendo assim, se você quer saber mais sobre como é possível melhorar a sua produtividade no trabalho, siga na leitura deste artigo e conheça dicas importantes sobre o assunto.

A importância de ter uma rotina produtiva

Levando em consideração que o mercado de trabalho sempre busca por profissionais qualificados, é importante investir em formação, mas também em preparação, que são elementos indispensáveis para o colaborador ganhar destaque na sua área.

Isso quer dizer que uma fábrica de ferramentaria de precisão, por exemplo, vai buscar por funcionários que conheçam o setor, que possuam experiência na área, e que demonstrem proatividade e comprometimento.

Afinal, para que a sua produção interna seja otimizada e possa entregar um bom trabalho é indispensável contar com profissionais engajados nas suas atividades.

Nesse sentido, ter uma rotina produtiva traz benefícios tanto para os funcionários quanto para a empresa, justamente por que:

  • O trabalho é feito mais rapidamente;
  • A qualidade da entrega é muito melhor;
  • Os resultados são obtidos em menos tempo;
  • O colaborador é reconhecido;
  • O estabelecimento se torna uma referência;
  • Entre outros pontos.

Isso quer dizer que se uma empresa de transporte de cargas pequenas investe na construção de uma equipe produtiva e otimiza todo o seu processo de entrega, ela certamente terá resultados muito melhores e lucrativos.

Por isso, contar com uma equipe mais alinhada e engajada faz toda a diferença para um negócio, que certamente ganhará mais destaque dentro do seu nicho.

Dicas de produtividade

Depois de entendermos melhor a importância da produtividade dentro do cenário profissional, é possível apostar em algumas técnicas e ferramentas que auxiliam na organização da rotina e aperfeiçoam o modo de trabalhar de várias pessoas.

Ao aplicar estratégias interessantes no seu dia a dia, você consegue estabelecer prioridades e finalizar os trabalhos de maneira mais assertiva, ganhando tempo e investindo-o onde for necessário.

Planeje a sua agenda com antecedência

Uma dica importante de produtividade é arrumar antecipadamente a sua agenda, para que possa organizar os seus horário e atividades de acordo com as prioridades e dificuldades.

Esse pode ser o caso de uma consultoria jurídica online, que precisa estabelecer os seus horários de atendimento conforme a demanda e agenda dos clientes.

Além disso, as exigências internas também precisam estar dentro do cronograma diário, já que o trabalho possui várias frentes.

Sendo assim, ao organizar adequadamente as tarefas do dia seguinte, é possível visualizar melhor como ele será, sem precisar se desdobrar para encaixar serviços que não estavam previstos no cronograma.

Conheça a sua rotina

Tão importante quanto planejar a agenda com antecedência é conhecer a sua rotina, entendendo melhor os seus processos e o tempo gasto com eles.

Um exemplo disso pode ser o de um eletricista comercial, que recebeu chamados de três empresas diferentes para agendamento de serviços urgentes em um único dia.

Para que ele possa atender a todos sem atrasos ou faltas, é preciso saber antecipadamente as informações relacionadas à atividade, ou seja, o profissional deve ter o endereço dos estabelecimentos para calcular a distância que percorrerá e o tempo médio de cada serviço solicitado.

Assim, ele conseguirá alinhar os horários adequadamente, sem prejudicar os seus clientes.

Do mesmo modo, se um colaborador não conhece o seu dia a dia, ele pode acabar se comprometendo na realização de um número maior de tarefas, porém não vai possuir tempo hábil para concluí-las, podendo prejudicar o funcionamento da empresa.

Tarefas difíceis e períodos de produtividade

Outra dica de produtividade é sobre administrar as tarefas difíceis e conciliar os períodos de maior potencialidade.

É muito comum que as pessoas identifiquem um determinado momento do dia onde elas se sentem mais dispostas e assim conseguem dedicar mais atenção para o seu trabalho.

Nesse sentido, um corretor que trabalha com aluguel de espaço comercial pode desenhar uma estratégia de trabalho onde ele agendará as visitas dos clientes pela manhã e utilizará o período da tarde para elaborar contratos e realizar chamadas telefônicas.

Com isso, ele evita o trânsito do fim do dia e não perde muito tempo no seu deslocamento, podendo aproveitar a parte da tarde para trabalhos burocráticos que demandam a sua concentração.

Assim, é possível ganhar tempo e utilizá-lo onde for necessário para realizar o trabalho de modo mais atento, garantindo mais produtividade no seu dia.

Busque soluções e utilize ferramentas

Há uma série de soluções práticas que ajudam na administração da sua rotina e que estão a poucos “cliques” de distância.

Um software de automação industrial, por exemplo, pode ser o modo mais eficiente de aumentar a produtividade da sua fábrica, já que várias das tarefas diárias são unificadas no mesmo sistema, permitindo que você tenha um controle amplo sobre o seu negócio.

Além disso, você consegue consultar facilmente o estoque do seu estabelecimento, ajudando no gerenciamento da produção.

Outras ferramentas também se tornam indispensáveis para quem busca aperfeiçoar o seu dia a dia, trazendo mais agilidade na execução das atividades.

As agendas e os assistentes virtuais são elementos práticos e de grande auxílio, já que você consegue organizar rapidamente as suas demandas e distribuí-las adequadamente na sua semana.

Por isso, é fundamental buscar ferramentas práticas de controle da rotina, contribuindo para o aumento da sua produtividade.

Invista em especializações

Todo profissional deve estar sempre em dia com a sua formação, buscando as especializações disponíveis no mercado.

Isso quer dizer que quem trabalha com serviços de pintura residencial precisa conhecer a sua área e as novidades que ela traz, para ganhar destaque no seu segmento.

Assim, se uma nova técnica de pintura está sendo aplicada graças ao uso de tecnologias, por exemplo, o profissional deve buscar saber mais sobre ela e aprender sobre o funcionamento.

Desse modo, além de alcançar mais produtividade na execução do seu trabalho, ele ainda sai na frente das suas concorrentes e conquista mais clientes.

Aprenda a delegar

Uma das grandes dificuldades dos empresários, e até mesmo de alguns colaboradores de um negócio, é delegar tarefas para outras pessoas.

Assim, quando um profissional está com a sua agenda cheia de obrigações, mas não consegue concluí-las com sucesso, ele acaba por prejudicar o seu trabalho e atrasar atividades importantes do estabelecimento.

Por isso, um dos grandes segredos para aumentar a sua eficiência é saber delegar tarefas para outros colaboradores. 

Assim, além de tornar a sua rotina mais leve e coerente, você possibilita que outros funcionários possam desenvolver novas competências.

Descanse bem e cuide da sua saúde

A produtividade não é composta apenas de trabalho, mas também se trata de cuidar da sua rotina pessoal.

Isso quer dizer que qualquer profissional precisa descansar e dormir bem, recompondo as suas energias para poder realizar as tarefas do dia a dia com mais disposição.

Além disso, é essencial buscar uma alimentação mais saudável, que fornecerá os elementos necessários para o bom funcionamento do seu corpo.

Cuidar da saúde é fundamental para quem busca uma vida mais produtiva. Afinal, quando você possui hábitos saudáveis, a execução das suas tarefas se torna mais fácil e tranquila.

Considerações finais

Ao colocar em prática as dicas abordadas neste artigo, você não só realizará o seu trabalho de modo mais orgânico, como também será beneficiado por isso.

Até porque quando um profissional não consegue concluir com êxito todas as suas atividades diárias, isso pode gerar frustração, influenciando negativamente na execução de outras tarefas.

Desse modo, buscar meios de se tornar mais eficiente e produtivo é a melhor maneira de conquistar mais sucesso na administração da sua rotina, garantindo mais assertividade e realizações na sua carreira.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome