Limpeza de Caixa d’Água de Amianto – Continua um Problema atual.

0
1160
Perigo com o amianto nas caixas d'água
SB post

Há algum tempo aqui no blog, falamos sobre Limpeza de Caixa d’ Água de Amianto e seus possíveis riscos a saúde. Neste ano a revista nature publicou um estudo sobre “Amianto ingerido em cerveja filtrada”. Esse estudo conseguiu levantar dados sobre possíveis efeitos da ingestão amianto no nosso organismo, hoje vamos descobrir um pouco mais sobre as novidades que esse artigo trouxe!

O que é o Amianto?

fibras de antofilite
Foto microscópica de fibras de antofilite

Amianto é uma família de fibras de minérios encontrados amplamente na natureza. O amianto era considerado essencial na indústria por conta de suas propriedades físico-químicas tais como grande resistência mecânica e às altas temperaturas, ao ataque ácido, alcalino. Foi por anos assim denominado de “mineral mágico”, utilizado principalmente na indústria da construção civil principalmente na composição de telhas e caixas d’água.

Quais danos à saúde o amianto pode causar?

Processo de Contaminação por Amianto
Como Ocorre a Contaminação por Amianto

Já é de amplo conhecimento que o risco maior de contaminação do amianto é pelo ar, principalmente quando o objeto é quebrado ou triturado.
Essa contaminação se dá pois durante a sua manipulação e utilização, o amianto libera fragmentos que podem ser respiráveis e são extremamente prejudiciais à saúde. Esses resíduos advindos do amianto tem uma alta bioresistência no nosso organismo. Isso quer dizer que não conseguimos metabolizar essas substâncias provocando graves doenças.

Mas o que há de novo sobre o Amianto?

Como falamos nos tópicos acima sabemos que o risco maior de contaminação do amianto é pelo ar, mas ainda não estava bem elucidado os efeitos do material ao ser ingerido em líquidos.
A revista Nature, publicou um artigo em maio deste ano sobre um estudo epidemiológico “Amianto ingerido em cerveja filtrada, além de exposição ocupacional, como fator causador de Câncer esofágico”.
O início desse estudo se deu por conta de um aumento da incidência de Câncer esofágico, principalmente na Grã-Bretanha. Os estudos avaliaram a hipótese o uso da filtração de amianto em cervejas poderia ser um fator causal para esse aumento da incidência. O pressuposto veio porque já havia relatos da presença de fibras de amianto em bebidas filtradas, incluindo cervejas na década de 1970, e corpos de amianto foram encontrados no tecido gastrointestinal, particularmente no tecido esofágico, na autópsia.
O estudo ainda conclui que parece plausível que as fibras ingeridas de amianto – particularmente, mas não exclusivamente, da cerveja consumida antes de 1980 – possam ser um fator significativo na epidemia de Câncer esofágico e que outros países podem ter trajetórias de incidência diferentes.

E as caixas d’água de Amianto?

Caixa D’água de Amianto
Caixa D’água de Amianto

Assim consumir água de uma Caixa d´Água de Amianto não necessariamente provocará uma contaminação. Porém eventuais rachaduras e processos abrasivos nas paredes da Caixa d’ Água podem lançar na água as fibras de amianto e prejudicar a saúde do consumidor como mostra no estudo citado acima.
Deste modo não podemos esfregar as superfícies quando formos efetuar a Limpeza de Caixa d´Água de Amianto, visto que os métodos abrasivos contribuem para o desprendimento das fibras e, por isso, a Limpeza de Caixa d’ Água torna-se mais superficial, não removendo os biofilmes e contribuindo para o aumento dos riscos de contaminações microbiológicas.

Por isso, recomendamos que as Caixas d’ Água de Amianto sejam trocadas pelas opções de Polietileno ou de Fibra. Esses materiais, além de não conferirem riscos a alteração da qualidade da água, são mais práticos para os processos de Limpeza de Caixa d’ Água.

Mas o Amianto é proibido no Brasil?

Nós temos diversos tipos de amianto na natureza, os dois principais mais entrados e explorados no Brasil são a Crisotila e o Anfíbola.

  • Os amiantos do tipo anfíbola, são conhecidos pela sua coloração azul ou marrom, são formados por fibras rígidas, retas e pontiagudas. Suas propriedades físico-químicas o tornam de difícil absorção pelo nosso organismo (maior Bioresistência), podendo permanecer no pulmão até 1 ano. Por isto, o anfibólio é potencialmente cancerígeno e sua utilização foi proibida em todo o mundo.
  • O amianto do tipo “Crisotila”, também, denominado “serpentina” ou “amianto branco. Possuí uma mais estrutura fibrosa e flexível, sendo assim eliminada mais rapidamente de nosso sistema respiratório, sendo assim (menor Bioresistência), apresentando assim uma menor toxidade.

No Brasil, apenas o uso do amianto/asbesto Crisotila (amianto branco) ainda é permitido, conforme a Lei n° 9.055, de 1995, regulamentada pelo Decreto n° 2.350, de 1997. Mas alguns Estados tais como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pernambuco baniram todas as formas de amianto.

Curiosidade importante!

Muito cuidado na hora de descartar suas Caixas d’ Água de Amianto, se ela estiver quebrada evitar respirar perto e tentar utilizar máscaras. O seu descarte tem que ser feito de maneira apropriada segundo a Resolução CONAMA nº 307/02 que classifica o amianto como resíduo perigoso os resíduos da construção civil que contenham amianto, e estabelece o seu adequado gerenciamento, para que se evite a contaminação ambiental e da saúde humana.

Se você ainda tiver dúvidas sobre Caixas d’ Água de Amianto, não hesite em enviar um e-mail para: marketing@microambiental.com.br

Quer saber mais sobre métodos menos abrasivos que não comprometem o revestimento da sua Caixas d’ Água? Por favor, entre em contato conosco. Nossos consultores terão o prazer de ajudá-los.

microambiental@microambiental.com.br

Este texto foi originalmente desenvolvido pela empresa Microambiental.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome