Como Escolher um Tema WordPress para seu Site?

0
1455
Como Escolher um Tema WordPress para seu Site
SB post

Essa é uma pergunta muito comum na hora de começar um Site em WordPress e vejo muitos casos de projetos terem que começar do zero, pois a escolha do tema não foi adequada.

Antes de iniciar com minha opinião sobre escolha de temas WordPress, vem a resposta para uma pergunta muito importante:

É melhor desenvolver um tema para o seu site em WordPress ou comprar um pronto e customizar?

Depende. Só recomendo que contrate uma agência ou freelancer para desenvolver um tema, se o escopo do seu projeto estiver impecável. Caso você esqueça alguma tela ou funcionalidade, terá que pagar um valor extra por isso. Não porque estejam te sacaneando e sim porque novos templates de páginas e novas funcionalidades demandarão mais horas de trabalho do que previsto inicialmente. Trabalhar com temas prontos dará mais flexibilidade ao projeto e reduzirá tanto o custo quanto o tempo de desenvolvimento.

Então vamos ao que interessa…

Primeiramente, recomendo que já tenha em mente mais ou menos o layout do site e como ele irá funcionar. Se não tem idéia por onde começar este planejamento, navegue por outros sites de concorrentes e até de empresas que não são do mesmo segmento que a sua. Monte um arquivo mais ou menos assim: Cabeçalho igual do site X, Homepage semelhante ao site Y, organização dos produtos e/ou serviços semelhante ao site Z, e assim por diante…

Tendo isso definido, você terá uma boa noção das funcionalidades que serão necessárias para o seu projeto, hora de começar a “caçada” ao tema ideal para seu site em WordPress.

Existem diversos Market Places de Temas para WordPress. Eu recomendo o site Theme Forest. Neste site encontrará uma grande variedade, não só de temas, como plugins e outros recursos.

seleção tema WordPress

Navegue pelo menu “WordPress” e veja que existem já diversas categorias. Encontre a que mais se assemelha ao seu projeto. Por padrão, os filtros irão trazer os resultados como “Best Match”, que seriam os “melhores resultados” (não traduzido exatamente).

Recomendo que troque para “Best Sellers” e direi os motivos para essa escolha:

1. Se estes são os Temas mais vendidos, algum motivo deve ter. Certo?
Muito provavelmente é um tema com muitos recursos, atualizações constantes e poucos erros de programação.

2. Se o autor do tema está vendendo muitas licenças, está ganhando dinheiro com isso. Logo, consegue manter uma estrutura para constantes melhorias e melhor suporte.

Em seguida, clique em “Live Preview” e navegue pelos modelos que estão disponíveis. Tente imaginar o conteúdo que planejou dentro deste layout. Encontrou uns 3 ou 4 que te agradaram? Hora de verificar se vale a pena ou não comprar.

Acesse a página do Tema para verificar algumas informações

Avaliação Tema WordPressComo havia dito antes, número de vendas é muito importante. Bem como a quantidade de comentários. Eu costumo entrar nos comentários e ver o que está sendo dito sobre determinado tema e qual o tempo médio de resposta do Autor aos comentários. Geralmente, um bom tempo de resposta é de 1 a 2 dias, mostrando que há uma equipe de suporte trabalhando.

Por fim, a avaliação. Veja que neste exemplo, quase 6.000 compradores avaliaram, com uma média 4.75 de 5. A chance deste tema ser uma boa escolha é alta.

Por fim, mas não menos importante….

Veja a descrição e funcionalidades do Tema WordPress

Descritivo Tema WordPress

Primeiramente, a última atualização do tema. Se é recente, muito provavelmente ele será compatível com a última versão do WordPress (isso você pode verificar em “Software version”) e de diversos Plugins (Compatible with). Analise também a compatibilidade com os browsers, para garantir que todos os usuários terão uma boa navegação em seu site.

Pense em como planejou seu projeto e veja o “número de colunas”. Neste caso 4+, então se você possui áreas divididas em 4 ou 5 colunas, conseguirá desenvolver o projeto sem muita customização.

O item “documentation” também é muito importante, pois cada tema funciona de uma maneira e a documentação ajuda muito na hora de montar as áreas do site e fazer as configurações.

Com essas dicas, acredito que fará uma boa escolha para o Tema que irá utilizar em seu site. Vai economizar tempo, dinheiro e ter um ótimo projeto. Se tiver qualquer dúvida, deixe nos comentários.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome