Como contratar uma empresa para desenvolver seu site?

0
1055
Contratar uma empresa para desenvolver seu site
SB post

Por experiência, posso dizer que 85% de nossos clientes possuem muitas dúvidas antes de contratar um serviço de desenvolvimento de Website.

1. A primeira dúvida, antes mesmo de explicar do que se trata o projeto é Quanto vai custar?. Assim como muitos outros produtos e serviços, os valores variam significativamente. Depende das funcionalidades do site, quantidade de páginas, recursos e assim por diante. Nosso trabalho como Agência de Marketing Digital é entender a necessidade do cliente e propor o melhor custo-benefício.

2. A segunda dúvida vem a partir de um trauma que quase todos nossos clientes já passaram: “Quando eu pagar, vocês irão sumir?”. Obviamente que todos dizem que não, mas ai está a importância de contratar uma empresa que já desenvolveu outros projetos e que trabalhe com contrato!!! Muito importante, assim como outros serviços, nunca contrate um site sem um contrato de prestação de serviços. Essa será sua única defesa caso o profissional ou empresa desapareça do mapa.

3. “Qual tecnologia utilizar?” E a minha resposta é “Qualquer uma”. Seu site pode ser desenvolvido em centenas de tecnologias diferentes. O ideal é ver cada projeto, entender a necessidade do site e recomendar a tecnologia que melhor se adequar aos objetivos do cliente e budget.

Tendo essas 3 primeiras questões bem claras em mente, podemos seguir em frente:

Contratar uma empresa de Marketing Digital parece algo muito complicado. Muita conversa com vocabulário Nerd e projeto que parece nunca ter fim.

Provavelmente, você tem um primo ou colega de faculdade que é Web Designer e que faria um site em troca de algumas caixas de cerveja. Ou, você mesmo, pode facilmente aprender Web Design ou WordPress e fazer um site sozinho, só lhe falta tempo.

Neste momento, a busca por um profissional de Marketing Digital, que faz isso, pelo menos 40h por semana e já trabalha na área há algum tempo é muito importante. Mas como encontrar estes profissionais e empresas?

Simplesmente entrar num café e procurar por aqueles tatuados, camisa listrada e computadores Apple?

Isso poderia até funcionar, mas o mais indicado seria procurar por sites que você goste de navegar e procurar no rodapé da página (bem lá no final), o nome e link da empresa que fez o site.

Faça uma breve lista das empresas que mais gostar e viste os seus sites, veja o portfólio de trabalhos, buscando o que mais se assemelha ao seu projeto.

Primeiro Passo:

Entre em contato com as empresas e agende uma reunião, veja a capacidade de comunicação da equipe que você irá contratar. Afinal, esses profissionais serão responsáveis por parte da comunicação de sua empresa. Eles são claros no que irão desenvolver para você? Qual o processo de desenvolvimento que utilizam?

Pergunte por referências e entre em contato com as empresas que já trabalharam com eles. Pergunte se o projeto foi entregue dentro do prazo e orçamento inicial, e se eles recomendariam o trabalho.

Não existe um preço padrão para Websites.

Eles podem ser feitos de graça utilizando algumas ferramentas ou custar verdadeiras fortunas. Já que você sabe o quanto pretende gastar, compare os orçamentos e veja se estão dentro da realidade e que eles oferecem.

Quando encontrar o melhor preço dentro de sua necessidade, será hora de fazer sua lição de casa. Ninguém melhor do que você sabe o que pretende comunicar em seu site. Não adianta simplesmente enviar o logo, missão, visão e valores de sua empresa e pedir para que o web designer ou empresa desenvolva o melhor website que você já viu na vida. Não vai funcionar.

Pense na estrutura do site, quais páginas deve conter, o que você pretende comunicar em cada página, as imagens que serão utilizadas e principalmente, “Qual é o seu objetivo com aquele site?”.

Se você não tiver nenhum objetivo com o site, sempre vai achar que gastou dinheiro sem necessidade. Se seu objetivo for um pedido de orçamento, pense no caminho que o usuário do site irá seguir até chegar na página de orçamento. Se for uma compra, considere quais meios de pagamento e entrega irá utilizar, nos preços e etc.

Importante: Planeje seu Site. Não deixe nas mãos de alguém que possui conhecimento técnico, mas pouco conhecimento no seu ramo de negócio.

Para ajudar, aqui estão algumas perguntas para você fazer antes de contratar alguém:

  • Poderia me passar uma lista de empresas que já trabalharam para eu entrar em contato?
  • Você trabalha apenas com Desenvolvimento de Sites? Há quanto tempo?
  • Qual seu processo de trabalho?
  • Qual é a média de orçamento para determinado projeto? Quais as condições de pagamento?
  • Qual a previsão de entrega do projeto?
  • Quando podemos começar?
  • O que preciso te passar antes de começarmos?
  • Este preço inclui o site amigável para dispositivos móveis?
  • Depois que pagar, quem será o dono do site? (Parece idiota, mas muitos designers “alugam” o site. Se um dia você parar de pagar a mensalidade, você sai sem nada.)
  • Você Oferece Hospedagem e Manutenção? (Assim como um carro que você compra, um site exige manutenção preventiva e corretiva. Afinal, os hackers estão por toda parte.)
  • Quem será meu contato na empresa? É funcionário de vocês ou terceirizado?

Comunicação é a chave para o sucesso do projeto, especialmente neste ramo em que muitas vezes o cliente não faz a mínima idéia do que os profissionais estão dizendo.

Espero ter ajudado um pouco na tomada de decisão quando for desenvolver um website. As opções são inúmeras. É só uma questão de alinhar Budget, Objetivo e Expectativa!

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome