Prefeitura de SP promove 1º Festival Internacional de Circo

Evento com espetáculos nacionais e internacionais será realizado em parceria com Associação dos Amigos do Centro de Memória do Circo

0
524
1° FESTIVAL DE CIRCO DE SÃO PAULO HELOISA BALLARINI/SECOM
SB post

A Prefeitura realiza, entre os dias 11 e 15 de abril, no Centro Esportivo Tietê, o 1º Festival Internacional de Circo (FIC). O evento será promovido pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Associação dos Amigos do Centro de Memória do Circo.

“São Paulo se tornou o principal centro do Hemisfério Sul para atividades de entretenimento, por isso se justifica um Festival Internacional do Circo. Eu não tenho dúvida nenhuma do grande sucesso que ele terá. Desejo muito que ele seja institucionalizado como parte do calendário da cidade, abraçado pelas pessoas. O lúdico do circo contagia, é insubstituível e é eterno, pelas lembranças que proporciona e pela qualidade dos espetáculos. É uma alegria pessoal, como prefeito, poder apoiar esta iniciativa”, disse o prefeito João Doria.

Durante o festival, dirigido pelo autor, ator e palhaço Hugo Possolo, serão apresentados mais de 30 espetáculos nacionais e internacionais, gratuitos para a população. “A Secretaria Municipal de Cultura criou várias formas de apoio às linguagens artísticas, por meio de editais públicos inéditos. A realização do FIC é possível graças a um novo edital, lançado em 2017, que já apresenta resultado concreto. Estamos muito felizes e esperamos que este seja o primeiro de vários outros festivais de artes na cidade de São Paulo”, ressalta o secretário municipal de Cultura, André Sturm.

A programação, que tem investimento de edital de R$ 1 milhão, contará com espetáculos nacionais e internacionais e inclui uma mostra competitiva de números circenses, realizada a partir de um chamamento público para artistas de diferentes modalidades: trapézio, malabarismo, palhaços, acrobacia, ilusionismo, e outras.

A Cidade do Circo será montada no Centro Esportivo e de Lazer Tietê. A programação buscará contemplar um panorama dos circos com as suas modalidades. Para isso, três lonas contarão com apresentações das trupes nacionais e também internacionais, em um verdadeiro intercâmbio cultural que reunirá diferentes gerações. As apresentações e a entrada serão gratuitas. A estimativa é que o evento reúna, nos cinco dias, 22 mil pessoas.

Para garantir uma participação ampla, democrática e transparente, grupos e trupes que desejarem participar do evento poderão encaminhar seus materiais até o dia 10 de março. Veja mais informações

“Boa parte da produção circense do país está concentrada aqui [em São Paulo]. Muitos de nós, artistas, produtores e realizadores de circo, nos encontramos mais em eventos fora da cidade do que na cidade. Então esta será uma ótima oportunidade para dar relevância ao que está acontecendo no mundo do circo e manter a sua memória viva”, disse o presidente da associação dos amigos do centro de memória do circo e curador do projeto, Hugo Possolo.

1º Festival Internacional de Circo – FIC
De11 a15 de abril de 2018
Centro Esportivo Tietê: Avenida Santos Dumont, 843
Grátis
Informações sobre o chamamento: www.prefeitura.sp.gov.br/cultura

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome