Programa Minha Praça de Volta tem a 11ª área revitalizada

0
516
SB post

A Prefeitura de São José dos Campos conclui, nesta quinta-feira (21), a revitalização da praça Monsenhor Luiz Gonzaga Alves Cavalheiro, em Santana, na zona norte. O serviço foi realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade.

É a 11ª área de lazer reurbanizada dentro do programa Minha Praça de Volta, que tem por objetivo cuidar de toda a manutenção das praças para que sejam locais agradáveis e seguros às comunidades. O programa visa recuperar as praças abandonadas, principalmente dos bairros mais distantes, para que as famílias voltem a frequentar os locais com tranquilidade.

Entre as melhorias implementadas na praça estão a revisão das calçadas e da iluminação, pintura de bancos e postes, serviços de roçada, poda de árvores e trabalhos, poda de plantas ornamentais e cercas vivas, plantio de flores nos canteiros, adubação dos jardins e aplicação de produtos contra pragas e doenças que atingem gramados, árvores e plantas ornamentais.

Também foi realizada a remoção do chafariz, que estava desativado há pelo quatro anos. No local onde ele estava instalado foi implantado um piso intertravado, o que garantirá para os frequentadores da praça mais 150 metros quadrados de área útil.

Reurbanização

Por meio do programa Minha Praça de Volta, implantado pela atual gestão, já foram reurbanizadas desde março último um total de 11 áreas de lazer.

Foram revitalizadas as praças José Marcelino de Souza e Darci Ribeiro, no bairro Jardim São José 2, duas áreas públicas no Frei Galvão, o Parque Alambari e a praça do Pousada do Vale, todas na zona leste.

Na zona sul, a Prefeitura recuperou a praça localizada às margens do córrego Senhorinha, entre os bairros Campo dos Alemães e Dom Pedro 2º, e a praça Pireu, no Jardim Satélite.

Já na zona sudeste, foi reurbanizado o Parque Caminho das Garças, que fica no Putim.

Projeto piloto

Na praça Rubens Castilho, na zona sul, foi desenvolvido um projeto piloto, que poderá ser expandido para outras áreas de lazer. No local, as secretarias de Manutenção da Cidade e de Urbanismo e Sustentabilidade implementaram boas práticas sustentáveis para garantir um ambiente mais saudável, em  parceria com a comunidade e com alunos da rede municipal de ensino.

Entre as ações adotadas estão a formação de canteiros orgânicos em torno das árvores, criação de horta comunitária e compostagem de resíduos vegetais.

A Prefeitura conta com o apoio da população para que denuncie, por meio da Central 156, atos de depredação e vandalismo contra as praças recuperadas, preservando o patrimônio público à disposição da população.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome