Em SJC, caminhão da coleta seletiva tem equipe 100% de mulheres

Coletoras e motoristas da Urbam recebem apoio da população durante o dia a dia de trabalho - Foto: PMSJC

0
864
SB post

“Nas ruas as mulheres nos chamam de guerreiras. Trabalho com o sorriso no rosto, pois sinto muito orgulho do que faço na Urbam”. A frase dita por Eliane Ferreira de Lima resume o trabalho da equipe formada somente por mulheres no caminhão da coleta seletiva da Urbam (Urbanizadora Municipal). A equipe recolhe materiais, principalmente, em prédios de vários bairros da cidade como: Cidade Jardim, Bosque dos Eucaliptos, Oriente, Putim, Jardim Mariana, Primavera, entre outros.

A motorista Karina de Oliveira Anderson é outro exemplo de que a mulher pode desempenhar inúmeras funções, antes praticamente restritas aos homens. Ela foi agente de trânsito e passou na seleção interna para motorista da coleta seletiva. Já está participando de outro concurso para líder operacional. “Eu dirigia máquinas agrícolas no campo. Por isso, dirigir caminhão não me assusta. Sempre incentivo minhas colegas a se capacitarem para o crescimento profissional”.

“É muito gratificante perceber que fazemos os mesmos serviços que os homens. Nos sentimos úteis e recebemos elogios da população”, afirmou a coletora Bernadete de Oliveira Silva.

Para Eliane, as pessoas se empolgam ao ver o caminhão das mulheres. “Nos cumprimentam. Olham várias vezes para se certificarem e comentam nos parabenizando pelo trabalho. A gente acaba se alegrando junto e trabalha mais contente”.

A outra colega de trabalho, Michele Aparecida da Silva, ressaltou que o serviço é compensador. “Estamos fazendo a diferença no dia a dia da cidade numa coleta que ajuda na preservação ambiental”. Segundo elas, muitas crianças correm para mostrar que estão separando e entregam as sacolas com os recicláveis para o caminhão da coleta seletiva.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome