Pinacoteca de São Caetano do Sul recebe exposição sobre os 50 anos da Fundação das Artes

Como parte das comemorações pelo cinquentenário da Fundação das Artes, a Pinacoteca Municipal de São Caetano do Sul recebe a exposição Os Primeiros Cinquenta Anos, que fica em cartaz até o dia 13 de Julho, com entrada gratuita.

0
1092
Foto Douglas Almeida
SB post

Exposição “Os Primeiros Cinquenta Anos” tem obras de Valdo Rechelo, Daniel Melim, Elton Hipólito e outros.

 

A Fundação das Artes de São Caetano do Sul segue com a programação que celebra seus 50 anos de dedicação à arte. Desde o dia 23 de abril, uma série de ações comemorativas vem ocupando diversos espaços, conectando gerações e diferentes linguagens artísticas, para referenciar a memória de uma das instituições de formação em artes mais importantes do Brasil.

 

As escolas que compõem a Instituição (Escola de Música, Escola de Teatro, Escola de Dança e Escola de Artes Visuais) vêm participando de forma emblemática desta comemoração que envolve alunos, ex-alunos, professores, funcionários, artistas profissionais, nomes consagrados da cultura brasileira e pessoas da comunidade.

 

Após uma noite histórica de celebração na Sala São Paulo, realizada no dia 25 de abril em que recebeu autoridades locais e contou com participações especiais, entre elas a de músicos da OSESP – Orquestra Sinfônica de São Paulo, cantor João Bosco, crianças e jovens das Cameratas de Cordas e cerca de 1400 convidados, a Instituição finaliza sua comemoração com uma ação especial da Escola de Artes Visuais.

 

Realizada através de uma parceria entre a Fundação das Artes de São Caetano do Sul e a Fundação Pró-Memória, a Escola de Artes Visuais preparou uma grande exposição com aproximadamente 90 obras de artistas que de alguma forma já se relacionaram com a instituição, e que ficará em cartaz até 13 de julho na Pinacoteca de São Caetano do Sul.

 

Valdo Rechelo, professor da Instituição e curador da mostra, comenta um pouco sobre a trajetória da Escola de Artes Visuais: “Mais do que uma escola tradicional, onde professores transmitem seus conhecimentos aos alunos, o Ateliê de Artes Visuais da Fundação das Artes é um espaço que valoriza a pesquisa e experimentações técnicas. Em 1991 iniciei minha trajetória no Ateliê e, desde então, venho identificando que cada desafio lançado aos alunos pelos orientadores, é uma estratégia onde a arte é usada como meio de auto realização, um instrumento para educar pensamentos e sentimentos e, também, como oportunidade de ampliação e crescimento pessoal. Todos que procuram se aprofundar na linguagem artística para desenvolver sua poética, sempre encontrarão aqui um terreno fértil.”

 

No dia 26 de abril aconteceu a abertura oficial da Exposição “Os primeiros 50 anos. O evento contou com a presença de artistas que possuem obras expostas, entre eles o professor Valdo Rechelo e Daniel Melim, que já ministrou curso na Fundação das Artes e tem suas pinturas apresentadas em galerias e museus no Brasil e no exterior, como Galeria Choque Cultural, Museu AfroBrasil, Memorial da América Latina, Bienal de Valência na Espanha e MASP. A abertura do evento foi realizada com uma Performance Digital dos alunos do curso Mediotec Dança.

 

“Temos trabalhos que foram expostos nos salões de arte que sediamos entre as décadas de 1970 e 1980, de ex-alunos que seguiram a carreira nas Artes Plásticas, de professores e de artistas que sempre mantiveram relação próxima com a Fundação por meio de oficinas, palestras e cursos”, explica Valdo.

 

Ter orientadores que seguem com suas atuações artísticas é uma das características marcantes do perfil da Fundação das Artes. Com intuito de evidenciar esta produção artística, a exposição conta com trabalhos de todos os orientadores atuais da Escola de Artes Visuais: Valdo Rechelo, Anete Lopes Nascimento, Edevania de Souza Rego, Liliane Pires dos Santos e Martin Braga de Siqueira.

 

Outro destaque da exposição são as obras de Elton Hipólito, ex-aluno da Escola de Artes Visuais da FASCS, com experiência em mostras e salões em diversos países. O artista possui também trabalhos voltados à restauração e conservação de obras, tendo inclusive participado de ações realizadas nas cidades históricas mineiras de Mariana e Ouro Preto.

 

A exposição conta também com a participação dos alunos dos cursos de Artes Visuais que, na linguagem arte postal, desenvolveram trabalhos com a temática “Olhares Possíveis”.

 

Os primeiros cinquenta anos

A mostra faz um recorte da produção artística que permeou a Escola de Artes Visuais da Fundação das Artes desde sua criação (em 1968) e conta com obras de Daniel Melim, Bruno Andrade, Elton Hipólito, Bruno Novaes, trabalhos dos orientadores atuais da escola (Anete Lopes Nascimento, Edevania de Souza Rego, Liliane Pires dos Santos, Martin Braga de Siqueira) e obras de edições dos Salões de Arte Contemporânea, realizados na cidade entre as décadas de 1960 e 1980.

A exposição comemorativa da Escola de Ar­tes Visuais da Fundação das Artes

Onde: Pinacoteca de São Caetano do Sul

Endereço: Av. Dr Augusto de Toledo, 255, Bairro Santa Paula – São Caetano do Sul – SP

Quando: de 27 de abril a 13 de julho de 2018.

A visitação pode ser realizada de segunda a sexta-feira das 9h às 17h e aos sábados das 9h às 13h.

Classificação Livre – Entrada Gratuita

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 4223 4780

 

Sobre a Fundação das Arte, mais informações em: www.fascs.com.br ou www.facebook.com/fascs

Foto Douglas Almeida
Foto Douglas Almeida
Foto Douglas Almeida
Foto Douglas Almeida
Foto Douglas Almeida
Foto Douglas Almeida
Foto Douglas Almeida
Foto Douglas Almeida

Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini – Cel: (11) 99568-8773 – luciana.gandelini@gmail.com

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome