Vistorias e avanços em unidades de Saúde marcam 1º ano da atual gestão em São Bernardo

Desde o início do governo, o prefeito Orlando Morando tem priorizado o acompanhamento dos equipamentos

0
494
Escrito por Gabriela Maria Prefeitura de São Bernardo do Campo
SB post

Em um cronograma estipulado desde o início da gestão, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, tem vistoriado todas as unidades de Saúde do município, com o objetivo de acompanhar de perto toda realidade dos equipamentos, bem como garantir melhorias nos serviços ofertados. Um dos locais mais acompanhados é o Hospital Pronto Socorro Central, localizado na Rua Secondo Modolin, 490, no Centro da cidade. Acompanhado pelo secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, o prefeito realizou a visita surpresa recentemente, após receber críticas da unidade, por meio da rede social.

O chefe do Executivo permaneceu no complexo hospitalar por aproximadamente duas horas, no período da manhã. Conversou com grande parte dos pacientes e acompanhantes do hospital e também questionou sobre a qualidade do atendimento e o tempo de espera. “Recebo constantes críticas do Hospital Pronto Socorro Central e fiz questão de vir novamente a unidade, de surpresa, para conversar com os pacientes. Todas as pessoas elogiaram a equipe médica e também da enfermagem. Reconheço as dificuldades do PS e também a sua dificuldade em acolher os pacientes. Por isso, estamos construindo um novo equipamento de saúde: o Hospital de Urgência, que será entregue em 2019. As obras estão a todo vapor. Em breve, iremos dobrar a quantidade de leitos em nossa cidade”, disse Morando.

Antes,  o prefeito também vistoriou a UBS Jardim Ipê, localizada na rua Lago da Mangueira, 329, no bairro dos Casas. Neste local, recebeu críticas devido ao atendimento da equipe de recepção e decidiu vistoriar a unidade. “Na UBS Jardim Ipê busquei constatar as críticas que foram destacadas. Percebi que a população tem razão em reclamar e por isso vamos solucionar o problema. Iremos investir em treinamento e na importância de tratamento ser humanizado. Não vamos admitir que nenhum paciente seja maltratado nas unidades de saúde de São Bernardo”, disse Morando.

Apesar das queixas, os médicos e funcionários da equipe assistencial receberam bastantes elogios. A paciente Rafaela Pascoaso, de 26 anos, é frequentadora da unidade e fez questão de parabenizar o trabalho do ginecologista. “Sou paciente do Dr. Davi Merselian, ele é um excelente médico e extremamente atencioso. É ótimo ter profissionais como ele atuando em nossa cidade. Não tenho porque reclamar, sou sempre muito bem atendida por todos da equipe assistencial”, apontou Rafaela.

Além disso, os próprios moradores parabenizaram a atitude do prefeito em fiscalizar os equipamentos de Saúde pessoalmente. “Nunca vi um prefeito dentro do posto, sem ser ano de eleição. Acredito no trabalho que vem sendo realizado e já consigo analisar uma grande evolução no sistema de saúde de São Bernardo”, apontou a dona de casa Maria de Fátima.

Vistoria Constante – Ao longo desses doze meses, o prefeito vistoriou todas as unidades de saúde do município, entre Hospitais, UPAS (Unidade de Pronto Atendimento), UBS e CAPS. Todas as visitas foram de surpresa e tinha como objetivo sentir a forma que os pacientes eram atendidos nas unidades de saúde. Em apenas uma UBS foi constato problemas. O médico deixou a unidade antes de encerrar o horário de trabalho. O profissional foi notificado e o problema solucionado.

O prefeito de São Bernardo ainda ressaltou que no próximo ano, essas vistorias serão intensificadas. “Minhas visitas não têm o objetivo de fiscalizar os funcionários. Meu papel aqui é defender a Saúde dos moradores de São Bernardo e, no que depender de mim, vamos conseguir oferecer uma saúde de qualidade”, comentou.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome