Prefeitura e SBC Trans iniciam adequação da frota para atender corredores

Primeira etapa do projeto que totaliza 42 quilômetros de corredores exclusivos será entregue em março de 2018

0
1152
SB post

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, vistoriou nesta segunda-feira (30/10) o primeiro ônibus articulado, de um pacote de 25 unidades, adaptado com porta à esquerda e piso rebaixado, que irá circular nos futuros corredores exclusivos para ônibus atualmente em obras na cidade. Os coletivos receberam um investimento de R$ 48 mil por unidade por parte da concessionária SBC Trans, passando a contar também com ar-condicionado, sistema de acessibilidade, tomada e nova pintura.

Com capacidade para transportar 123 passageiros, sendo 43 sentados e 80 em pé, os ônibus reformados atenderão os requisitos para circulação nos 22 quilômetros de faixas exclusivas que serão implantadas na cidade até março do ano que vem. A extensão é a primeira etapa de um projeto de corredores que totaliza 42 quilômetros de faixas exclusivas para veículos coletivos, que contemplarão o Centro e bairros, desafogando o trânsito da cidade.

“O ganho para o passageiro será, sobretudo, no tempo de viagem, além do maior conforto. A redução do tempo será significativa e representará uma vantagem do transporte coletivo em relação ao carro particular”, destacou o chefe do Executivo. De acordo com o presidente da Empresa de Transporte Coletivo (ETC), Ademir Silvestre, também presente na inspeção técnica, a estimativa é que a implantação dos corredores reduza em cerca de 16% o tempo de viagem dos coletivos.

Além dos veículos articulados, a cidade passará a contar com 15 novos ônibus até a segunda quinzena de dezembro, dentro do pacote de novos ônibus previstos para este ano.  Somente neste ano, a cidade passou a contar com 55 novos ônibus zero-quilômetro. A troca dos micro-ônibus por veículos Midi disponibilizou aos passageiros 12 assentos a mais e um amplo espaço em comparação aos modelos anteriores. Os novos coletivos também são dotados de sistema wi-fi, ar-condicionado, tomada USB e todos os mecanismos de acessibilidade.

Outras melhorias – Desde o início do ano, a Prefeitura, em conjunto com a SBC Trans, já implementou uma série de melhorias na mobilidade urbana de São Bernardo, como o lançamento do aplicativo “Partiu SBC”, que informa, em tempo real, a localização e tempo de chegada dos ônibus municipais, e a revitalização de todos os abrigos de ônibus da cidade, com nova estrutura e identidade visual.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome