Prefeitura de São Bernardo entregou pavimentação ecológica no Parque Imigrantes

0
618
SB post

Área de manancial, Rua Cotegipe recebeu asfalto composto por agente anti-pó, mais conhecido como óleo de xisto, que não agride o meio ambiente

A Prefeitura de São Bernardo entregou no dia (06/02) a obra de pavimentação ecológica da Rua Cotegipe, no bairro Parque Imigrantes. Localizada em região de manancial, a via recebeu material especial, composto pelo agente anti-pó – mais conhecido como óleo de xisto –, que não agride o meio ambiente, em conformidade com regra que proíbe o uso de asfalto comum em área protegida. O produto é aplicado em duas camadas, o que deixa o local com características ecológicas.

Ao todo, foram seis dias de trabalho para contemplar 400 metros de comprimento da rua. Para isso foi utilizada mão-de-obra própria, por meio da frente de trabalho da Prefeitura, tanto na aplicação do produto, quanto na varrição e na aplicação do pó de pedra. O investimento na compra do material foi de R$ 24 mil. Em vistoria no local, o prefeito Orlando Morando destacou as características benéficas do óleo de xisto.

“Este é um material novo que estamos testando, que possui características idênticas ao asfalto. Absorve rapidamente a chuva, com eficiência e sem gerar acúmulo de poeira e de barro, que são as principais reclamações de moradores aqui do entorno”, informou o chefe do Executivo, na companhia do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima.

Moradora do bairro há 30 anos, a auxiliar de enfermagem Roseli Cardoso, de 50 anos, relembrou a realidade que os moradores enfrentavam na via antes da intervenção. “Isso aqui era cheio de pedra. As crianças não podiam brincar ou andar de bicicleta, porque sempre se machucavam. Agora isso já mudou e tenho certeza de que vai melhorar ainda mais”, disse.

Óleo de xisto – O material não agressivo ao meio ambiente denominado óleo de xisto já havia sido aplicado em duas outras importantes vias localizadas em área de manancial de São Bernardo. Em dezembro, o agente foi implementado na Rua Progressiva, no bairro Batistini, e na Rua Macapá, localizada no Núcleo São Jorge, com investimento de aproximadamente R$ 8 mil.

Texto: Carla Gragnani

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome