Prefeitura de São Bernardo do Campo institui fisioterapia aquática para pessoas com necessidades especiais

0
927
SB post

Atendimentos serão realizados no Centro Especializado em Reabilitação (CER) e irá atender crianças de 0 a 17 anos

Em planejamento por uma oferta ampla de tratamentos de saúde, a Prefeitura de São Bernardo instituiu, na quarta-feira (16/05), o serviço de fisioterapia aquática, para pessoas com necessidades especiais. Os atendimentos serão realizados na piscina aquecida do Centro Especializado em Reabilitação (CER), localizado no Jardim Hollywood, e irá atender crianças de 0 a 17 anos.

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, acompanhou o primeiro dia das crianças na piscina, junto do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, do presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito 3), Dr. José Renato de Oliveira Leite, e da coordenadora do CER, Renata Rocha.

“Por muitos anos está piscina do CER ficou inutilizada. Traçamos o planejamento e conseguimos a viabilidade ideal. Hoje  estamos inaugurando um serviço extremamente importante que vai fornecer aos pacientes, um atendimento apropriado, além de qualidade de vida”, explicou Morando.

Já o responsável da pasta de Saúde, salientou que com a implantação da fisioterapia aquática, o município passa a oferecer diversos tipos de reabilitação. “Mais um sonho sendo concretizado.
A partir de hoje São Bernardo está oferecendo todos os tipos de tratamentos possíveis para reabilitar os pacientes. Temos a equoterapira, reabilitação visual, intelectual, auditivas, entre outras”, disse Dr. Geraldo.

O TRATAMENTO -Fisioterapia aquática se trata de um projeto que utiliza a água para reabilitar, prevenir alterações e estimular a coordenação sensório-motora das crianças. O objetivo é acelerar o processo de recuperação. Cerca de 15 crianças serão atendidas por dia, de uma a duas vezes por semana, por uma equipe de profissionais especializados em fisioterapia aquática.

O primeiro paciente a entrar na piscina foi Vinícius Nunes do Carmo de Barbosa, 16 anos. Ele tem distrofia muscular e realiza tratamento no CER há um ano e meio. Atenta, a mãe de Vinícius, Mariza Rosa Barbosa, acompanhou todos os exercícios e ainda agradeceu ao prefeito pela realização.

“Eu já rodei São Bernardo inteira atrás desse tipo de fisioterapia e nunca encontrei. Desde que meu filho foi aceito nessa unidade, ele evoluiu bastante. Agora, ele teve o privilégio de inaugurar a piscina. Não tenho palavras para agradecer por esse investimento, essa terapia irá beneficiar muitas crianças e acima de tudo, muitas famílias que lutam para ter um atendimento digno”, comemorou  mãe de Vinícius.

ACEITAÇÃO – Durante a cerimônia oficial no CER, um pai interrompeu o ato para também agradecer ao prefeito do município. Seu filho foi acolhido pelo CER e realiza tratamento para deficiência auditiva.

“Eu gostaria de agradecer ao prefeito e a toda a equipe médica e de enfermagem que trabalha nessa unidade.  Todos acolheram meu filho e realizam um tratamento excepcional. Além dos cuidados, eles tratam meu filho de apenas 4 anos com muito carinho”, enfatizou Roberto de Souza, pai do menino Thales.

Por: Gabriela Maria

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome