Em São Bernardo, 1º Congresso de Urgência e Emergência é encerrado com simulado de Operação Resgate

Helicóptero Águia, da Policia Militar, participou da ação e encaminhou uma das “vítimas” para o Hospital de Clínicas do município

0
118
Em São Bernardo, 1º Congresso de Urgência e Emergência é encerrado com simulado de Operação Resgate
SB post

Na busca por aprimorar e qualificar o atendimento emergencial, a Prefeitura de São Bernardo promoveu, neste domingo (17/06), um simulado de operação de resgate, no estacionamento do ginásio Poliesportivo da cidade, como a etapa de encerramento do 1º Congresso de Urgência e Emergência, realizado na sexta-feira, sábado e domingo.

 

Ambulâncias do SAMU, do Corpo de Bombeiros, e até o helicóptero Águia da Policia Militar, participaram do treinamento com múltiplas vítimas. Ao todo, 16 pessoas foram envolvidas no treinamento, que trabalhou a hipótese de um acidente de carro, em que todos saíram feridos. Elas foram socorridas no local e encaminhadas para as unidades de Saúde. O paciente mais grave foi levado, de helicóptero, ao Hospital de Clínicas.

Uniformizado com a jaqueta do SAMU, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, acompanhou de perto toda a ação, acompanhado pelo secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple.

“Estou feliz com o resultado deste evento. Tenho certeza, que após esses três dias de treinamento, teremos profissionais da saúde mais preparados para realizar o primeiro socorro. Congressos como este, capacitam os nossos funcionários e melhoram o serviço de saúde. A partir de agora, esse Congresso será mantido em todos os anos”, salientou Morando.

 

O chefe do Executivo também esclareceu que a realização desta ação concretiza todo o investimento, que vem sendo aplicado na Saúde.  “Nós só estamos conseguindo realizar este treinamento com o Águia, porque homologamos o heliponto do Hospital de Clínicas. Antes o equipamento estava abandonado e sem uso. Hoje, com a execução deste simulado, temos um serviço 100% apto para atender à população”, disse.

 

Já o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, também apontou que além dos funcionários de São Bernardo, a ação também está auxiliando profissionais de fora do município.

“Estão participando deste congresso, profissionais de hospitais particulares, funcionários de outros municípios e estudantes do setor. Além de aprimorar as técnicas, estamos proporcionando uma melhora no atendimento de toda a região do Grande ABC. Desejo, que a partir de agora, estes profissionais tenham um olhar diferenciado durante o atendimento, com respeito e agilidade”, esclareceu.

 

Aproveitamento – Participante do Congresso, a técnica de enfermagem Rosana Figueira, 23 anos, disse que não consegue expressar o quanto aprendeu ao longo dos três dias. “Quando me inscrevi, achei que seriam palestras monótonas e sem graça. Mas, foi exatamente ao contrário. Todos os palestrantes dominavam as técnicas e durantes os treinamentos, aprendemos na prática. Agora, sei exatamente como agir, durante uma situação de resgate”, explicou.

 

Comemoração – No último sábado, também foi celebrado os 10 anos do SAMU em São Bernardo. Homenagens e depoimentos de funcionários e pacientes socorridos por profissionais da cidade foram exibidos, como forma de agradecimento.

 

Todos os dias de evento foram gratuitos e contou com o apoio de empresas privadas, escolas técnicas e universidades. Os inscritos tiveram apenas que doar um pacote de fralda ou um kit higiene, composto por shampoo, sabonete líquido e um hidratante corporal. As doações foram encaminhadas ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) e serão distribuídas nas instituições cadastradas.

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome