Em Santo André, Superlua poderá ser observada com telescópios na Sabina

Fenômeno ocorrerá nesta quarta-feira (31), quando nosso satélite estará mais próximo da Terra; Núcleo de Observação do Céu vai transmitir eclipse total lunar (Lua de Sangue), que vai acontecer na mesma data

0
555
SB post

A Lua estará maior no céu na noite desta quarta-feira (31). Nesta data, vai acontecer o fenômeno astronômico chamado de Superlua, quando o satélite fica mais próximo da Terra. E quem quiser acompanhar cada detalhe de um jeito diferente poderá utilizar os telescópios e binóculos do Núcleo de Observação do Céu (NOC) da Sabina Escola Parque do Conhecimento. A observação da Super Lua ocorrerá entre 19h e 21h e os telescópios serão utilizados também para visualizar estrelas e nebulosas. A atividade marca o encerramento da programação especial de férias da Sabina.

Também no dia 31 de janeiro ocorrerão outro dois fenômenos. Um deles é o eclipse total lunar (Lua de Sangue), que não será visto do Brasil. O Núcleo de Observação do Céu vai retransmitir ao vivo o eclipse, que poderá ser observado no próprio NOC a partir das 10h30 ou pela internet, em facebook.com/sabina.planetario. Neste dia ocorre também a Lua Azul, quando há duas Luas cheias no mesmo mês, fenômeno que não é comum.

Em caso de céu nublado ou chuva a observação da Lua ocorrerá na sala de projeção do planetário, com apresentação sobre os eventos do dia relacionados ao satélite, além de reconhecimento do céu no planetário.

(mais detalhes sobre ingressos, no final da reportagem)

Fenômenos lunares – O eclipse lunar total é quando a Lua está completamente presente no cone de sombra da Terra chamada umbra. A sombra da Terra é dividida em duas partes: penumbra e umbra. A penumbra é a região da sombra que não há o bloqueio completo da luz do Sol já a umbra é uma sombra escura, pois a luz do Sol esta sendo bloqueada por completo. Quando a Lua esta presente na penumbra temos o eclipse penumbral, porém ao estar presente na umbra classifica-se como eclipse total.

Quando ocorre o eclipse total, a Lua assume um tom avermelhado, a chamada “Lua de Sangue”. Esse efeito é um fenômeno atmosférico já que, ao alcançar a atmosfera da Terra, a luz do Sol composta de vários comprimentos de ondas é filtrada pelos gases da atmosfera, porém o comprimento de onda do vermelho é o que atinge a Lua, deixando-a vermelha.

O fato de no dia 31 acontecer o eclipse lunar total coincidindo com a Superlua (perigeu) e a Lua Azul, torna esse fenômeno astronômico raro de se ver. A última vez que essa configuração aconteceu foi em 31 de dezembro de 1866, portanto há 152 anos. Os próximos dois eclipses com essas características ocorrerão em 31 de dezembro de 2028 e 31 de janeiro 2037.

Saiba mais:

ECLIPSE TOTAL LUNAR (LUA DE SANGUE):

Horário: A partir das 10h30

Retransmissão do eclipse lunar via You Tube Live com comentários de Marcos Pedroso e Douglas Bezerra Silva. O link para acompanhar a retransmissão será postado diretamente no nosso facebook: www.facebook.com/sabina.planetario.

OBSERVAÇÃO DA SUPERLUA e LUA AZUL
Horário: Das 19h às 21h
Inclui observação do céu noturno com telescópio, observação do nascimento da Lua a olho nu e com binóculos e projeção do fenômeno ocorrido no período da manhã.

Adquira o seu ingresso na bilheteria da Sabina no dia do evento até às 19h30.
Valor: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada).

Importante:

Grátis: Mediante comprovação, para alunos e professores das escolas municipais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência.

Meia-entrada: Mediante comprovação, para estudantes, professores, servidores públicos da Prefeitura de Santo André, crianças de 6 a 12 anos, aposentados e idosos acima de 60 anos.

*Para crianças acima de 13 anos é obrigatória a comprovação de estudante para ter direito à meia-entrada. (Lei 12.933/2015)

**Menores de 16 anos deverão estar acompanhados por responsáveis.

Endereço: Rua Juquiá, s/nº, Vila Eldízia (entrada na altura do nº 135 da rua Juquiá)

Estacionamento: gratuito, sujeito à disponibilidade de vagas.
Mais informações pelo telefone: 11 4422-2000

Foto: Júlio Bastos/PSA.l

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome