Prefeitura de Suzano garante ampliação do programa ‘Boa Visão’ em 2018

Objetivo é dobrar o número de crianças contempladas com a ação e estender a faixa etária de acolhimento da iniciativa, possibilitando a participação dos estudantes de 3 a 8 anos

0
625
SB post

A Prefeitura de Suzano vai ampliar o atendimento do programa “Boa Visão” para a edição 2018. O objetivo é dobrar o número de crianças contempladas com a ação, além de estender a faixa etária de acolhimento da iniciativa, possibilitando a participação dos estudantes de 3 a 8 anos. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (31 de outubro) pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi e pela presidente do Fundo Social de Solidariedade e dirigente do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), a primeira-dama Larissa Ashiuchi, durante entrega simbólica de óculos aos alunos da Escola Municipal (E.M.) Noemia Santos Costa, no Jardim Ikeda.

Ao todo, 6,5 mil estudantes da educação infantil – G3 (crianças de 3 anos) e do 1° ano do ensino fundamental (estudantes de 6 anos), que frequentam 95 unidades escolares de Suzano, sendo 80 instituições da rede municipal, 14 da rede estadual e uma do Serviço Social da Indústria (Sesi), realizaram entre os dias 3 e 18 de agosto a fase de exames-testes. Deste número, 1.392 apresentaram problemas de vista e foram selecionados para a etapa clínica do programa. Esta segunda fase foi realizada no Ambulatório Médico de Especialidades Doutor Joracy Cruz em dois fins de semana – 16 e 17, e 23 e 24 de setembro.

Durante as análises oftalmológicas, 360 crianças apresentaram deficiência visual e, desta forma, receberam os óculos de graça por parte da administração municipal. A campanha ainda identificou 38 casos especiais, sendo 37 estudantes com estrabismo (quando os olhos não focam na mesma direção ao mesmo tempo) e uma sinalizou portar um nódulo inflamatório de crescimento lento na glândula lacrimal da pálpebra.

De acordo com Ashiuchi, a Prefeitura de Suzano vai promover a ampliação do “Boa Visão” para o ano de 2018. Além de dobrar o número de crianças contempladas e de possibilitar a participação dos estudantes de 3 a 8 anos, também estão sendo realizados estudos para atender os suzanenses com idade igual ou superior a 60 anos.

Segundo Larissa, o programa é um projeto do Saspe em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, e tem a premissa de melhorar a qualidade de vida e os índices de aprendizado, além de reduzir o potencial de evasão escolar.

Participação

Desde segunda-feira (30 de outubro), a Prefeitura de Suzano está realizando a distribuição dos óculos. A última etapa do programa, que tem como slogan “Olhos que Veem, Coração Feliz”, foi acompanhada pelos secretários municipais Nazih Youssef Franciss (Educação), Luis Claudio Rocha Guillaumon (Saúde) e Arnaldo Marin Junior (Esportes e Lazer) e pelos vereadores Antônio Rafael Morgado, Gerice Rego Lione, Neusa dos Santos Oliveira e Rogério Gomes do Nascimento.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome