Em Santos, Petrobras confirma implantação de centro de pesquisa na Cidade

0
488
SB post

O presidente da Petrobras, Pedro Parente, garantiu na segunda-feira (12), que a empresa vai investir na implantação do Centro Tecnológico da Baixada Santista (CTBS). A confirmação foi dada durante o seminário para debater a importância da implantação da Base Offshore na Baixada Santista, realizado pela Associação Comercial de Santos, no Parque Balneário Hotel.
Segundo Parente, muitas etapas foram vencidas e será necessário superar as últimas amarras para garantir a construção da nova unidade. “Já estamos com os projetos de engenharia básico e executivo prontos. Agora, está em fase final de aprovação dentro da diretoria da Petrobras e posso confirmar que não há qualquer dúvida da nossa participação no CTBS. Agora, o projeto depende do aval formal da Agência Nacional de Petróleo (ANP) para se tornar realidade”, explicou.
O equipamento, que ficará em área de 8,3 mil metrso quadrados cedida pela Prefeitura ao lado da obra do Parque Tecnológico, vai permitir o desenvolvimento de pesquisa e tecnologia de ponta na região para atender às necessidades do setor de petróleo e gás.
O CTBS deverá receber investimentos de cerca de R$ 80 milhões para sua construção e já possui estrutura definida tendo a governança com a participação do Parque Tecnológico e das universidades USP, Unicamp e Unesp. As áreas de pesquisa que deverão ser desenvolvidas são a exploração, logística, poços, operações submarinas e offshore e produção.

DESENVOLVIMENTO

A construção do Centro é uma antiga reivindicação de toda a comunidade de pesquisadores e acadêmicos, pois vai permitir o desenvolvimento da região com empregos qualificados, estimulando também os jovens universitários. “O Centro de Pesquisa vai estar ao lado do Parque Tecnológico, permitindo criar um grande espaço para o estudo de novas ferramentas e que vai garantir a inovação. Para Santos, teremos mais empregos qualificados e com pesquisa de excelência”, destacou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

Foto: Isabela Carrari

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome